TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um novo cenário de jogos de negócios e negócios

Artigo: Um novo cenário de jogos de negócios e negócios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Artigo  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 3

Artigos

Novo cenário de negócios e jogo de empresas

*Mauricio Hidalgo

É fato notório que o impacto das mudanças no ambiente de negócios atinge a todos. A questão hoje é como desenvolver metodologias de inovação nas empresas que lidem com ameaças e antecipem oportunidades. Indo além, como transformar problemas e ameaças em oportunidades e como converter oportunidades em resultados sustentáveis no tempo. E esta necessidade depende essencialmente de educação gerencial.

O novo ambiente de negócios trabalha com clientes cada vez mais exigentes, de difícil fidelização onde relacionamentos prevalem sobre transações pontuais. Serviços ampliados, equilíbrio justo entre preço, qualidade e disponibilidade, concorrência difusa, garantia real pós-venda, confiança na marca e inovação para atender necessidades reais compõem o cenário. As chamadas vendas de emboscada com perspectiva imediatista começam a esgotar-se com o consumidor mais crítico e o cidadão mais consciente de seus direitos.

No espaço de educação permanente para a inovação gerencial posicionam-se os jogos de empresas ou business games. A ampliação das finalidades da metodologia é o aspecto inovador. Nos últimos dois anos houve expansão expressiva da metodologia do jogo de empresas. E a metodologia tem acompanhado e, por vezes, antecipado as novas exigências deste novo ambiente de negócios.

Para tempos turbulentos onde receitas prontas se tornam inaplicáveis ou fora de contexto em ritmo acelerado, a metodologia do jogo de empresas contribui via educação gerencial para reinventar negócios, produtos, serviços e processos de negócios. Como espaço de educação gerencial permite troca de experiências, enfrentamento de novos dilemas, tomada de decisões interligadas, avaliação rápida de consequências, necessidade de interação, busca de fidelização de clientes e analogias com o negócio real.

Fundir pensamento estratégico com o fazer com qualidade e com diferenciais é exercitado na metodologia. O jogo de empresas favorece o alargamento do conhecimento de mercado e de expectativas de clientes. Desenvolve uma percepção de conjunto do negócio com foco em integração de processos e em fatores críticos para os resultados.

A valorização de postura, atitude e da dimensão comportamental tem peso significativo hoje no ambiente corporativo. Não há dúvidas que simples conhecimento técnico é insuficiente para fazer as coisas irem para frente e alavancar carreiras.

Entretanto, o outro extremo é recair na armadilha da organização como um palco, um espaço de dramaturgia onde as percepções se sobrepõem aos próprios resultados. O jogo de empresas trabalha com uma premissa de equilíbrio entre desenvolvimento de habilidades gerenciais e avaliação concreta de gestão e resultados de negócio.

O equilíbrio se estende também para as situações de competição. Mais importante que competição pela competição, prêmios externos, número extenso de jogadas, é o formato da metodologia do pós-jogadas, pós-decisões. Um “feed-back” estruturado e consistente é crítico para obtenção de resultados efetivos. O “feed-back” parcial após cada jogada e o “feed-back” completo após a conclusão da última jogada conferem diferencial importante.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com