TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vestuário e obesidasde

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.912 Palavras (12 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

A aparência física é extremamente valorizada na nossa sociedade atual, o que fica evidente através da mídia (propagandas de televisão, novelas e filmes). Imagens de pessoas magras, artistas, modelos e manequins são consideradas referências de beleza. Ao contrário, não são comuns mulheres e homens gordos protagonizando filmes e novelas, com maior foco corpos magros e sarados, ilustrados nas capas das revistas, que consistem num padrão estético muito valorizado atualmente.

Paralelo a esse fato percebe-se que no mundo globalizado existe uma grande oferta de alimentos industrializados, altamente calóricos, além de um estilo de vida que incentiva o sedentarismo, aumentando-se o número de pessoas obesas. Por outro lado, há uma valorização da magreza como forma preferencial de estética, o que evidencia pelo aumento de doenças como: a anorexia e bulimia, características principalmente em mulheres.

Cidreira (2005), afirma que a identificação de um indivíduo em um determinado grupo, sua satisfação e o conforto, são atribuídos ao vestuário, pois,  este é um fator de inclusão social. Percebe-se no atual cenário de confecção do vestuário que as pessoas consideradas obesas encontram dificuldades ao adquirir peças do vestuário adequadas ao seu corpo, que satisfaça o seu estilo e que esteja de acordo com a moda vigente.

O estilo manifesta uma identidade, molda o sujeito em sua identidade, exibindo de forma exterior sua personalidade e individualizando-o em seu modo de se vestir, já a moda permite a comunicação entre indivíduos, grupos sociais e culturais (CIDREIRA 2005).  

  No mundo atual o aumento do peso vem sendo um fator cada vez mais frequente, diante disso, a pessoa com aumento de peso tem necessidades por peças do vestuário que camuflem um corpo, ocorrendo uma limitação ao adquirir peças que valorize o que tem de mais belo.

 É necessária a disponibilidade de vestuários que venham atender não somente as pessoas magras, mas também aquelas que não conseguem se estabelecer frentes aos padrões da atualidade.

 

1. Objetivos

 1.1 Objetivo geral:

            Analisar o vestuário de pessoas consideradas acima do peso.

 1.2 Objetivos específicos:

  • Descrever o perfil socioeconômico dessas pessoas.
  • Identificar modos e necessidades de se vestir.
  • Verificar as dificuldades desse público ao encontrar peças adequadas as suas medidas corporais.
  • Analisar algum tipo de preconceito contra esse público.
  • Relacionar a interferência do vestuário na sua autoestima.
  • Verificar o vestuário disponível no mercado.

3. Metodologia

        

  3.1 - Local de Realização do Trabalho

Este trabalho será realizado na cidade de Viçosa MG, a qual o nome Viçosa foi dado em homenagem ao bispo de Mariana Dom Antônio Ferreira Viçoso. A população de Viçosa é predominantemente urbana, além da população nativa, tem o privilégio de receber continuamente a população flutuante de jovens estudantes e profissionais do país e do exterior.

Fundada em 30 de setembro de 1871, Viçosa está localizada na zona da mata mineira a uma distância de 227 km da capital mineira, Belo Horizonte. Viçosa é considerada um dos municípios mais importantes da zona da mata, por ser sede da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e possuir um dos mais importantes centros de estudo agrícola da América Latina.

A cidade tem tradição de cidade educadora devido à presença da UFV e de outras instituições de ensino superior como a ESUV, Faculdade de Viçosa e Univiçosa. Viçosa apresenta ainda bons colégios e outras escolas de primeiro, segundo graus e de preparação para o vestibular.

A cidade conta com poucas indústrias e sua economia se destaca na agropecuária, agroindústria e comércio.  De acordo com o Censo demográfico (2010) Viçosa possui aproximadamente 72.220 habitantes residentes na área urbana.

        A Universidade Federal de Viçosa originou-se da escola Superior de Agricultura e Veterinária – ESAV, sendo inaugurada em 28 de agosto de 1926, por seu idealizador Arthur Bernardes, que na época ocupava o cargo máximo de Presidente da República. Em 1927 foram iniciadas as atividades didáticas com a instalação dos cursos Fundamentais e Médios e, no ano seguinte, do Curso Superior de Agricultura. Em 1932 foi à vez do Curso Superior de Veterinária. Visando ao desenvolvimento da Escola, em 1948, o Governo do Estado transformou-a em Universidade Rural do Estado de Minas Gerais- UREMG, que era composta da Escola Superior de Agricultura, da Escola Superior de Veterinária, da Escola Superior de ciências Domésticas, da Escola de Especialização (Pós-Graduação), do Serviço de Experimentação e Pesquisa e do Serviço de Extensão.

        Graças a sua sólida base e a seu bem estruturado desenvolvimento, a Universidade adquiriu renome em todo o País, o que motivou o Governo Federal a federalizá-la, em 15 de julho de 1969, com o nome de Universidade Federal de Viçosa, que vem acumulando desde a sua fundação, larga experiência e tradição em ensino, pesquisa e extensão, que formam a base de sua filosofia de trabalho.

        Por tradição, a área de Ciências agrárias é a mais desenvolvida na UFV, sendo conhecida e respeitada no Brasil e no Exterior. Apesar dessa ênfase na agropecuária, a Instituição vem assumindo caráter eclético, expandindo-se noutras áreas do conhecimento, tais como Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas, Letras e Artes, tendo em vista, a interação destas áreas com a finalidade de aperfeiçoar os resultados.

        A UFV é considerada a terceira melhor universidade do país e primeira de Minas, possuindo 67 cursos de graduação e 57 cursos de pós-graduação.

 3.2 - Variáveis de Análise

Este trabalho apresenta como variáveis, a satisfação, o conforto e as necessidades físicas do grupo específico, pessoas obesas. A coleta será feita através de entrevistas, com um grupo de 10 mulheres.

O grupo de 10 mulheres foi determinado pelo fato da pesquisa ocorrer em curto prazo. Será realizado com o público feminino nativo e estudantes da Universidade Federal de Viçosa sobre a facilidade de encontrar peças de roupas no mercado viçosense. A escolha desse público ocorreu pelo fato da mulher se preocupar mais com a aparência, vaidade, aspectos da moda e ao mesmo tempo o padrão de beleza feminina ser destaque o corpo magro. Onde a mulher que não se enquadra neste modelo é discriminada socialmente, tendo dificuldades de aceitação nas mais diversas áreas, incluindo a moda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com