TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Votorantim

Trabalho Escolar: Votorantim. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  966 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA

MBA EM GESTÃO DE PESSOAS

ESTUDOS DE CASOS

CASE STIHL: um processo de mudança

Carla Querino, Daniele Lozano, Eder Querino e José Pereira.

São José, 22 de Fevereiro de 2014.

Case: Stihl – Um processo de mudança.

A Stihl surgiu na Alemanha EM 1926, na cidade de Waibligen, a partir dos desejos de um homem em melhoras as condições de vida de outros homens e tornar o trabalho deles sempre mais fácil.

Presente em mais de 160 países, com atuação nos mercados florestal, agropecuário, jardinagem e infraestrutura, a Stihl é hoje líder nos mercados de ferramentas motorizadas portáteis. A empresa é a única fabricante de motosserras instalada no Brasil. Possui metade do mercado no Brasil e exporta 60% da sua produção.

É reconhecida mundialmente por garantir alto padrão de qualidade nos seus serviços e produtos e oferecer soluções inovadoras para facilitar ainda mais o dia a dia de seus clientes, premissa essa que já vem desde sua origem.

Como em toda empresa, na Stihl há um organograma: presidente vem no topo dos quadrinhos, seguindo pelos diretores, gerentes e pessoal operacional. A diferença é que lá funciona um outro organograma, batizado pelo presidente alemão de “organograma biológico”.

O “organograma biológico” possui uma estrutura mutante capaz de se adaptar às circunstâncias. Desta forma, o diretor, por exemplo, pode receber instruções de um operário durante um trabalho em equipe. Nessa estrutura a autoridade é de quem tem mais informação sobre o assunto.

A Stihl tem como missão: “Facilitar a vida dos clientes oferecendo soluções rápidas e inovadoras em ferramentas motorizadas portáteis para os mercados florestal, agropecuário, de serviços e bricolagem. Busca excelência como organização, perseguindo a rentabilidade e a satisfação dos clientes, preservando os valores éticos com relação aos colaboradores, fornecedores, revendedores e acionistas, respeitando o meio ambiente e garantindo a perpetuação da organização como exercício de nossa responsabilidade social.”

Sua visão é: “Ser uma empresa inovadora e líder no mercado brasileiro, crescendo fortemente nos mercados globais e no Grupo Stihl, encantando clientes e colaboradores.”

Seus valores são: satisfação do cliente; qualidade ampla, resultados, envolvimentos de todos e melhoria contínua. E a empresa tem como objetivos a mudança da cultura sem perder os valores de empresa familiar; ter mais respeito, admiração e reconhecimento pelas fábricas dos EUA e Alemanha e ser mais competitivo para exportação.

Como estratégia a Stihl sempre focou em duas frentes bem claras, uma é em pessoas e outras em desenvolvimento tecnológicos. Como este trabalho trata de recursos humanos vemos bem claro no artigo a estratégia em mudar de uma estrutura paternalista para uma estrutura hierárquica, para tanto a empresa passou por várias etapas, como a divulgação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com