TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Votorantim

Trabalho Escolar: Logistica Votorantim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  6.205 Palavras (25 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 25

História do Grupo Votorantim

O Grupo Votorantim nasceu de uma fabrica de tecidos, fundada em 1918, na cidade paulista de Votorantim. Desde então, diversificou suas atividades e manteve-se em contínuo crescimento, amparado pelos Valores: Solidez, ética, Respeito, Empreendedorismo e União.

O primeiro passo rumo à expansão ocorreu em 1935, com a aquisição da Companhia Nitro Química. Ele foi seguido pela inauguração, 20 anos mais tarde, da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), primeira indústria do setor a atuar no Brasil.

Em continuidade à sua estratégia de crescer de forma consistente e diversificada, no final da deda de 1980 o Grupo passou a investir em papel e celulose e, três anos depois, ingressou no setor financeiro com a constituição do Banco Votorantim.

Para fazer frente ao contínuo de suas operações em diversas áreas, em 2001, criou a Holding Votorantim Participações (VPar). Assim, deu o passo decisivo para a internacionalização de seus negócios, hoje em andamento em mais de 20 países.

Iniciativa mantida desde 2003 que visa fortalecer o vínculo entre os profissionais do grupo, assim como valorizar seu papel de agentes da construção da trajetória da organização.

Em 2013, esse conjunto de negócios levou o Grupo Votorantim a registrar receita líquida de R$ 26,3 bilhões. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 5,4 bilhões em 2012.

2. Negócios

Organizados em doissegmentos - Industrial, Financeiro – os negócios do Grupo Votorantim se caracterizam pela diversificação do portfólio ao mesmo tempo em que se mantêm um modelo de gestão unificado e compartilham a mesma Visão e Missão e os mesmos Valores. Esse conceito de Grupo Único, de unidade na diversidade, tem permitido diversificar, ampliar e internacionalizar as atividades, com criação de valor para todos os públicos com os quais se relaciona: clientes, empregados, fornecedores, parceiros, acionistas, governo e sociedade.

As operações industriais concentram-se em setores de base da economia, que demanda capital intensivo, alta escala de produção e tecnologia de ponta: Cimento, mineração e metalurgia (alumínio, zinco e níquel), siderurgia, celulose, suco concentrado de laranja e autogeração de energia.

No mercado financeiro, atua por meio da Votorantim Finanças, que reúne o conjunto de instituições que atuam integradamente no mercado financeiro: Banco Votorantim (banco de negócios e de investimento), BV Financeira (financiamento de crédito ao consumidor), Votorantim Asset Management (gestão de recursos), BV Leasing (operações de leasing) e Votorantim CTVM (corretora de títulos e valores mobiliários)

3. Visão, Valores e Políticas

O jeito de ser da Votorantim esta expresso em sua Visão, Valores, Crenças de Gestão, no Código de conduta e nos Princípios de Sustentabilidade. O conjunto de diretrizes norteia os negócios, objetivos e desafiosda organização.

3.1 Visão

Assegurar crescimento e perenidade como um grupo familiar de grande porte, respeitado e reconhecido na comunidade em que atua, com foco na criação de valor econômico, ambiental e social, por meio de:

Valores éticos que orientam uma conduta empresarial responsável;

Negócios altamente competitivos;

Busca de soluções criativas e inovadoras para seu portfólio;

Pessoas motivadas para o alto desempenho.

3.2 Valores

Os valores permeiam todas as ações, decisões e relacionamentos da Votorantim com seus públicos e formam a sigla SEREU:

Solidez: buscar crescimento sustentável com geração de valor;

Ética: atuar de forma responsável e transparente;

Respeito: respeito às pessoas e disposição para aprender;

Empreendedorismo: crescer com coragem para fazer, inovar e investir;

União: o todo é mais forte.

3.3 Crenças de Gestão

Estamos aqui com o propósito de construir, juntos, a empresa dos nossos sonhos. Queremos ser protagonistas e fazer parte desta história, transformando esses sonhos em realidade. Somos movidos pelo prazer da conquista e da realização por meio do trabalho. Não desistimos e temos a convicção de que podemos tornar a Votorantim cada vez melhor. E é isso que nos move e nos faze agir, para evoluir sempre.

E nossas atitudes refletem nossos valores e nossas crenças, que traduzem nossas verdades:

Cultivo de talentos: Acreditamos e confiamos nas pessoas, e por isso investimostempo e recursos cultivando nossos talentos;

Meritocracia: Acreditamos que as pessoas são únicas e por isso merecem ser valorizadas de forma justa e de acordo com suas entregas;

Excelência: Acreditamos que podemos fazer sempre mais e melhor, superando os desafios com disciplina, humildade e simplicidade;

Pragmatismo: Acreditamos ser essencial, dedicamos esforços ao que é relevante, com objetividade e sem perder a visão do todo e do futuro;

Diálogo aberto: acreditamos que um ambiente de confiança propicia diálogo aberto e espaço para falar e ser ouvido, onde a diversidade de opiniões constrói melhores soluções;

Aliança: Acreditamos que nosso sucesso é fruto da construção conjunta, fortalecido por relações e alianças genuínas onde todos ganham;

Senso de Dono: Acreditamos naqueles que assumem responsabilidades, que trabalham com paixão e lideram pelo exemplo, comemorando as conquistas e transformando erros em aprendizados.

4. Código de conduta

O documento inclui os princípios que baseiam o relacionamento da organização com os principais públicos que interage, além de expressar o compromisso com a ética nos negócios. Suas diretrizes são obrigatoriamente aplicadas por todos os profissionais e usadas como referência pelos parceiros comerciais

4.1 Empregados

A Votorantim trata com dignidade seus empregados e propicia um ambiente de trabalho com oportunidades iguais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com