TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Weg- Ciclo Pdca

Monografias: Weg- Ciclo Pdca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 6

2. O QUE É CICLO PDCA?

O ciclo de PDCA é um conceito de desenvolvimento no qual tem como foco principal a melhora continua no processo de gestão, este ciclo está completando 70 anos de história, e é uma das ferramentas mais usadas pelas empresas em geral, por ser uma ferramenta simples e objetiva. O principal objetivo desse ciclo é tornar mais claros e ágeis esses processos na execução da gestão, e tem como pilares principais: planejamento (Plan), execução (Do), verificação (Check) e ação (Act).

O planejamento consiste em estabelecer as metas a serem atingidas pela empresa, portanto no planejamento todos os setores de uma organização devem estar alinhados com esse comprometimento, e através de dados coletados de cada um desses setores que se tem o resultado de um planejamento estratégico.

Na segunda etapa temos a execução do que foi estabelecido no planejamento, onde todos os processos administrativos e produtivos deveram estar de acordo com o plano, tudo isso para o sucesso das metas da empresa.

Com o planejamento em execução, o passo seguinte é analisar e verificar toda reação em cadeia do processo produtivo/administrativo, se as quantidades estabelecidas estão dentro dos prazos, se a matéria-prima está de acordo e com rendimento esperado, se o tempo de produção está de acordo, se a qualidade dos produtos fabricados seguem as normas do padrão estabelecido, e uma das análises mais importantes para uma empresa, se os clientes estão satisfeitos com seus produtos os serviços.

Seguir a risca e cumprir com o planejamento de uma organização não são tarefas muito fáceis, os imprevistos podem acontecer como falhas humanas, defeitos em maquinários, ou logística, enfim, o fato é que o quarto pilar desse ciclo vem de encontro com esses problemas, a ação, verificação de todos esses problemas, para que possam ser tomadas as devidas providencias, assim que diagnosticado os problemas, como a ser desenvolvido um novo planejamento para que todo processo produtivo realize as metas e objetivos da organização.

2.1 GRÁFICO PDCA

3. DECISÕES ESTRATÉGICAS.

As decisões estratégicas referentes ao ciclo de PDCA, implantação de um programa de melhoria continua (PMC), foram tomadas perante a necessidade de crescimento que a empresa visualizava, com planejamento estratégico e a verificação de que havia um grande mercado a ser explorado no Brasil, seu primeiro passo foi de buscar essa fatia do mercado nacional, concentrou suas atenções para melhores compras de insumos e componentes, gerando a possibilidade de implantação de pequenas oficinas, nas quais se tornaram assistências técnicas e distribuidores exclusivos da marca, neste processo temos duas fases o planejamento e a execução.

Visando sempre a melhoria de seus processos é que surgem os investimentos no parque fabril da empresa, a divisão de algumas linhas possibilita maiores possibilidades de faturamento e ampliação de sua rede de vendas. A criação dessa rede de distribuição de produtos trouxeram resultados positivos, com uma rede de distribuidores funcionando e um produto cada vez mais presente no mercado a Weg então dá um passo importante para o mercado mundial. Ainda na década de 80, a Weg cria as divisões de linhas como Weg Máquinas, Weg Transformadores, Weg Acionamentos, Weg Automação e Weg Química, diversificando e dando mais autonomia de produção para cada uma dessas linhas.

As verificações dos resultados positivos fizeram com que a Weg criasse em 1990, a Weg Exportadora, visando agilidade nas entregas de seus produtos para outros países surgem as filiais nos EUA, Bélgica, Japão, Argentina, Alemanha, Austrália, Inglaterra, Espanha, França, Suécia e México. Com filiais próprias em pontos estratégicos do mundo a Weg começa a atender grandes clientes diretamente, deixando com que os distribuidores fizessem a pulverização do produto no varejo.

Essas filiais no exterior possibilitaram treinamentos de pessoas, inevitavelmente houve as trocas de experiências, os funcionários do Brasil visitavam as filiais no exterior para treinamentos e integração da equipe de colaboradores. Portanto muitas decisões do ciclo de PDCA foram tomadas ao longo dos anos, para que a Weg aperfeiçoasse seus processos e obtivesse o sucesso que tem atualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com