TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E MORAL

Trabalho acadêmico: ÉTICA E MORAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade Prática Supervisionada

Polo: Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade II

Curso: Tecnologia em Marketing

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Profª. Andrea Jordão Fabiano

Profª. Tutora à Distância: Elisângela Facina

Tema: Ètica Profissional

Angélica Cristina Bernardino do S. Barbosa RA: 6751343910

Elvis Vieira de Oliveira RA: 6942012371

Fabio Roberto de Souza RA: 6746343960

Fernando Henrique de Oliveira RA: 6574285825

Lozaine Pereira de Novaes RA: 6950488407

CAMPINAS / SP

11/06/2013

SUMÁRIO

ÉTICA E MORAL 3

A ÉTICA NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL 3

O MEIO PROFISSIONAL E EMPRESARIAL 3

A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS” 4

SINOPSE DO FILME 6

ANALISE DAS CINCO SITUAÇÕES ENVOLVENDO A ÉTICA PROFISSIONAL 7

CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 9

ÉTICA E MORAL

A ética é um estudo de conduta dos seres humanos, que é passivel do bem e do mal, está presente em um único ser ou em um grupo, trata de estudar sobre a aceitação de alguns comportamentos como legítimos, válidos, considerando sempre outras morais pertinentes a aspectos pessoal e cultural. A ética também mostra as reflexões sobre o comportamento moral e a conduta de cada indivíduo em seu meio. È a união de um sujeito e seus valores, culturas e morais, que é muito importante para a sociedade atual.

A moral está ligada na construção eformação de um conjunto de prescrições destinadas em assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa, consiste tambem em um conjunto de comportamentos e normas aceitos como válidos nas relações humanas.

A ÉTICA NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL

No Brasil, nas ultimas décadas, está acontecendo algumas alterações, referente aos cidadaões e suas crenças e valores culturais. A sociedade está sendo manipulada por toda a politica em geral, com tudo isso estam perdendo uma grande parte da sua existencia moral e também etica. Ou seja, viver hoje é viver em uma profunda crise moral e etica. A sociedade brasileira exige alterações nesses pontos, porém agem conforme os mesmo, com isso é essencial a alteração de ambas as partes. È necessário que os brasileiros se conscientize do benefício da ética e moral, e do crescimento proporcionado por tal atitude, aplicando em todas as ordens da vida humana.

O MEIO PROFISSIONAL E EMPRESARIAL

A ética empresarial e profissional condiz com os valores de uma organização que proporciona sua reputação e, conseqüentemente, seus bons resultados. Aplicar a ética nas organizações é sumariamente importante para a efetividade profissional.

Atualmente no ambiente profissional, a ética é relevante por estar presente nas menores atitudes e fica claro que em todas as profissões existe uma maneira certa, prudente e justa, de decidir, e conduzir, seus valores e crenças. As organizações passam a perceber como a ética é necessária para que o mercado, tendo uma visão mais positiva da sua missão para com o público alvo de seus negócios e a sociedade, transendo assim uma maior sustentabilidade em todas as áreas aportada

A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

Várias demissões foram feitas via e-mail, por telefone, no meio das férias, no final do expediente quando o individuo já estava no estacionamento.

Demitia as pessoas em seu trabalha sem dar o direto de apenas limpar as suas gavetas ou armários, mas também o de demonstrar a sua humanidade, fosse ao adeus aos colegas de tantos anos, fosse à face que exprimia uma dor.

O tema do filme gira em torno de uma Outplacement empresas contratadas para agilizar, (e tentar humanizar) os sistemas de demissão de massa de uma organização, dissolvendo os tradicionais métodos de dispensa em que o contratante (o gestor direto) comunicava a demissão de seu funcionário olho no olho, verbalizando os motivos da dispensa e compartilhando, de certa forma, do momento sempre constrangedor do fim de uma parceria. Porém, esta delegação de tarefas para outros, aponta não só para o enfraquecimento das relações humanas (o distanciamento do sofrimento e do desconforto que a dor de outra pessoa pode causar) como também são sintomas gritantes de nossa época, superlotada de uma necessidade emergencial de felicidade e de um ilusório conforto emocional. Este movimento de fragmentação do convívio social também contaminou os sistemas corporativos, como bem retrata a pesquisadora da FGV Maria Ester de Freitas:

“muitas demissões foram feitas por e-mail, por telefone, no meio das férias, no final do expediente quando o individuo já estava no estacionamento (…) Negou-se ao homem demitido não apenas o direito de limpar as suas gavetas ou armários, mas também o de demonstrar a sua humanidade, fosse no adeus aos colegas de tantos anos, fosse na face que exprimia uma dor.”

Devemos nos ater que a visão do trágico (na figura do outro que sofre) sempre foi uma etapa absolutamente necessária para o amadurecimento humano, uma vez que este contato, nos coloca diante de nossos próprios medos e nos impulsiona a superá-los através da solidariedade que o outro nos provoca. É uma lição básica ensinada incansavelmente pelas religiões a milhares de anos, se a negarmos, estamos abrindo mão de nossa experiência humana, e finalmente estaremos nos entregando ao mecanicismo retratado no filme.

Atualmente é comum entre os profissionais de RH, uma preocupação crescente em relação aos processos de dispensa, que foram diretamente influenciados pelo endurecimento de nossos tempos, em que virtualizaram o calor humano e terceirizaram o bom senso.

Nossa intenção de viver e nos comunicar globalmente, talvez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com