TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E MORAL

Resenha: ÉTICA E MORAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Resenha  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

ÉTICA E MORAL

No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra Ética vem do grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra Moral tem origem no termo latino “Morales” que significa “relativo aos costumes”.

Ética ou filosofia moral, é a disciplina filosófica que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral. Essa reflexão pode seguir as mais diversas direções, dependendo das concepção de homem que se toma como ponto de partida. No caso a ética busca avaliar os princípios em seu individual, onde cada um possuem seus próprios valores, culturas e crenças. Ela constitui um sistema de argumentos dos quais os grupos ou as pessoas justificam suas ações.

A moral é o conjunto das regras ou normas de conduta admitidas por uma sociedade ou por um grupo de homens em determinada época. Assim, o homem moral é aquele bem ou mal na medida em que acata ou transgrida as regras do grupo. E assim percebo que a moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usada continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mal.

No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

A modernidade vem mudando muitos desses valores éticos, e hoje os indivíduos são considerados pessoas livres, o que leva a um relativismo, do qual a ética pode contornar a situação e conduzir a uma moralidade do qual os fins justificam os meios. O sentido hoje da ética é estabelecer uma universalidade dos valores, sem considerar a influência de uma ordem universal. Todos estão corretos e todos estão errados, vai de acordo com o que é ético para o indivíduo.

A Ética é a “vida moral pensada”, pois, reflete criticamente o que a moral estabelece. A moral é o conjunto de regras concretas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com