TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃ

Artigos Científicos: ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1

PASSO. 2

1. Até que ponto um gestor em recursos humanos precisa compreender a ética e seus princípios como norteador das ações que o diferenciam no mercado de trabalho?

Princípios éticos deve fazer parte das ações de todos os profissionais ela deve ser a base na tomada de decisões.

As ações do indivíduo em especial as de um gestor devem ser baseadas em ideais éticos como: competência técnica, aprimoramento constante,respeito às pessoas, confidencialidade, privacidade, tolerância, flexibilidade fidelidade, envolvimento, afetividade, correção de conduta, boas maneiras, relação genuína com as pessoas, responsabilidade e corresponder a confiança que é depositada em você... Uma gestão de Recursos Humanos deve organizar-se de maneira a manter uma postura que enfatize os conceitos os princípios éticos da empresa, valorizando o que uma empresa tem de mais valor: seus funcionários respeitando-os como seres individuais com culturas diversificadas, motivando-os e possibilitando o seu crescimento pessoal e profissional e garantindo assim o crescimento da empresa.

Definir o quadro de funcionários de uma empresa é uma tarefa que de fácil não tem nada considerando além das necessidades de cada individuo que irá compor o quadro, a diversidade cultural de cada uma dessas pessoas. Ações que não sejam baseadas em conceitos éticos poderão desvincular os sujeitos dos grupos de trabalho o que poderá influenciar no processo de produção dentro da empresa, o abuso de autoridade, a maneira inadequada de abordar um colaborador pode ser o início de um enorme problema de relacionamento entre o gestor e o funcionário abordado bem como com os outros colaboradores.

Um líder deve aperfeiçoar o processo de produção individual e gripal. Dos colaboradores, isso só acontece quando os gestores preconizam suas ações em conceitos éticos e morais.

ETAPA 2:

O que é Ética?

A palavra Ética tem origem grega, derivada de ethos, o que se refere aos costumes, aos hábitos das pessoas. Uma possível definição de Ética seria a de é uma parte da filosofia que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual, ao que se refere a uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo, quanto no âmbito social.

A Ética também esta relacionada com o sentimento de justiça social. Ela é construída com base nos valores históricos e culturais de uma sociedade. Do ponto de vista da filosofia a Ética é uma ciência que estuda os valores e os princípios morais de uma sociedade, e seus grupos. Cada sociedade e cada grupo possuemseus próprios códigos de Ética. Uma pessoa que não segue a Ética da sociedade na qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.

O Que é Moral?

Podemos dizer que a moral se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido ou permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma determinada sociedade, de uma cultura. As praticas positivas de um código moral são muito importantes para que nós possamos viver em sociedade, fato que fortalece cada vez mais a coesão dos laços que garantem a solidariedade social. Do contrario teríamos uma situação de caos, de luta e de todos contra todospara o atendimento de nossas vontades.

Moral tem haver com os valores que regem a ação humana enquanto inserida na convivência social, tendo assim um caráter normativo. Moral diz respeito a uma consciência coletiva e a valores que são construídos por convenções, as quais são formuladas por uma consciência social, o que equivale dizer que são regras sancionadas pela sociedade, pelo grupo.A Moral tem como idéia e valor central o conceito de bem, o que pode ser interpretado como tudo aquilo que ajuda a desenvolver o ser humano.

O Que é Lei?

São hábitos e costumes relativos a conteúdos julgados fundamentais, indispensáveis para os indivíduos, são consignados na forma de leis. Leis são acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas de um grupo, para garantir justiça mínima, ou direitos mínimos de ser.Conjunto de normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes para o efeito. A lei é uma regra de conduta humana que é imposta e ministrada aos cidadãos de um dado estado.

Diferenças e semelhanças entre (Ética Moral, e Lei)

• Ética é principio, e Moral são aspectos de conduta especificas;

• Ética é permanente, Moral é temporal;

• Ética é universal, Moral é temporal;

• Ética é regra, Moral é conduta da regra;

• Lei e Moral são ambos os instrumentos de justiça; são humanas, pois se organizam das necessidades humanas; são históricas, pois são estabelecidas a partir das necessidades historicamente despertadas; são sociais, pois se apresentam como forma de organização da convivência humana;

• As leis estão no campo da moral, e devem ser avaliadas a partir de seus pressupostos éticos.

• A moral é a mais flexível das três, é definida pelos membros da sociedade, e muda quando a sociedade muda. Já a Ética é mais organizada. Ela é definida pelo famoso código de ética. Cada grupo social tem o seu, e todos querem entrar. Nesse grupo deve aceitar e seguir esse código, e a lei por sua vez são muito mais rígidos, ela define as punições e as infrações.

Esses elementos são independentes entre si. A Ética leva a moral em consideração, e é interessante que a Lei tenta refletir a Ética e a Moral, mais isso não é obrigatório.

ETAPA 3:

1. Por que a ética nos negócios?

Partindo do princípio de que “Ética é um conjunto de valores e está relacionada com o sentimento de justiça social”, trazer a ética para os negócios representa um ganho para toda sociedade. Quando dizemos que uma empresa ou uma pessoa é ética, nós nos referimos aos valores que essa pessoa ou essa empresa possui. Mas se faz necessário esclarecer que ética se refere

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com