TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Nos Negocios

Artigo: Ética Nos Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  2.489 Palavras (10 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1DEVERES E OBRIGAÇÕES INFRINGIDAS PELO CONTADOR..........................4

2,1,1 Comportamento do contador diante das fraudes................................................5

2,1,1,1 Penalidades que poderão ser impostas ao contador, segundo o Código de Ética...........................................................................................................................,..6

2,1,1,1,1 Análise da Organização Comportamental do caso apresentado..................7

2.1.1.1.1,1 A expansão da empresa e o papel da Contabilidade;................................8

2,1,1,1,1,1,1 Aspectos éticos desconsiderados pelo contador no caso Schincariol....9

3.0 CONCLUSÃO --------------------------------------------------------------------------------11

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O cenário acelerado de mudanças bem como a alta competitividade no mercado impõe às empresas novos desafios e demandas. Produtividade, lucratividade e compromisso social são exigências rotineiras como requisitos básicos para a sobrevivência das organizações. Nesse contexto, tem crescido nos últimos anos a percepção sob a perda de ética em negociações comerciais. Empresas não são apenas entidades jurídicas, elas são formadas por pessoas e só existem por causa delas. Por trás de qualquer decisão, de qualquer erro ou imprudência, estão seres de carne e osso. E são eles que vão viver as glórias ou os fracassos da organização. Quanto mais uma organização se destaca no mercado, mais se deve preocupar com a ética. Errar é humano, mas não agir com ética destroi carreiras e organizações.

2 DESENVOLVIMENTO

A gestão da ética nos negócios e das relações de trabalho é um dos pilares de sustentação das empresas. As instituições que pretendem ter vida longa necessitam estabelecer relações éticas com todos os seus públicos.

O código de ética e um instrumento que busca a realização dos princípios, visão e missão dentro da empresa. Serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura social da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage.

Ética pode ser conceituada como o conjunto das normas que, em determinado meio, granjeiam a aprovação para o comportamento dos homens. Um conceito difundido de ética nos negócios diz que é ético tudo o que está em conformidade com os princípios de conduta humana: de acordo com o uso comum, os seguintes termos são mais ou menos sinônimos de

ético: moral, bom, certo, justo, honesto.(LÁZARO,1997.)

2.DEVERES E OBRIGAÇÕES INFRINGIDAS PELO CONTADOR.

No caso Schincariol, a criatividade não se encontrava diretamente na forma de registrar os fatos contábeis, mas nas estratégias para burlar a lei e o fisco que, consequentemente, terão repercussão nos demonstrativos da empresa. As investigações indicaram ainda que o grupo Schincariol montou com alguns de seus distribuidores terceirizados um grande esquema de sonegação fiscal de tributos estaduais e federais. Segundo a PF, as investigações mostraram que o esquema foi aperfeiçoado após sucessivas autuações dos fiscais. A partir daí a empresa teria começado a utilizar distribuidores para sonegar.

O esquema montado, segundo a Folha de São Paulo, apontava a existência dos seguintes artifícios:

• Subfaturamento das notas fiscais de venda, com recebimento “por fora” da

diferença entre o valor real e o da nota;

A empresa realizava vendas subfaturadas com ou sem a emissão de notas fiscais, com recebimento 'por fora', direto para o caixa dois. Em outros casos, vendas foram realizadas sem notas fiscais. A PF investigou também a corrupção ativa para obter facilidades de agentes públicos e aparentar legalidade das operações ao cruzar fronteiras estaduais.

• Compra de matéria-prima sem nota fiscal de empresas inexistentes nos

estados do Nordeste;

Investigações sugerem ainda que parte da matéria-prima usada nas fábricas é adquirida sem a devida documentação fiscal, envolvendo operações simuladas com empresas inexistentes ou de capacidade financeira insignificante, localizadas em Estados do Nordeste, como se fossem estas as adquirentes. As importações de matéria-prima e de equipamentos para as fábricas são intermediadas por empresas do grupo sediadas na Ilha da Madeira (Portugal).

• Exportações fictícias para aproveitar as vantagens fiscais e vendas no

mercado interno;

Além disso, foram identificadas operações de exportação fictícia, intermediadas por empresas situadas em Foz do Iguaçu (PR) e importação com falsa declaração de conteúdo e classificação incorreta de mercadorias.

2.1 COMPORTAMENTO DO CONTADOR DIANTE DAS FRAUDES;

Para que as atitudes de um indivíduo sejam consideradas éticas, é necessário que estejam de acordo com o conjunto de valores imposto pela sociedade. Caso contrário, há o desvio de conduta, e este indivíduo estará sendo antiético.

Mas, mesmo a ética, que tem sua conceituação muito relacionada a regras, tem suas exceções, conflitos e relatividades, pois o que é considerado moralmente correto numa sociedade, pode ser condenado em outras. Por exemplo, é natural, em alguns países, que um homem tenha mais de uma esposa, algo inaceitável por grande parte das culturas.

Assim, o fato de ter uma conduta ética ou não, está também relacionado ao meio no qual o indivíduo está inserido.

A ética é uma importante fonte de direitos do homem. Ela condiciona-o a impor limites a si mesmo de modo contínuo, para que possa manter o equilíbrio necessário para a vida em sociedade.

O contador deve conscientizar-se de que a valorização fundamenta-se, essencialmente, em dois pontos básicos: indiscutível capacidade técnica e irrepreensível comportamento ético, o qual deve ser inquestionável. Ele deve estar consciente de sua responsabilidade social e profissional e, ainda, que é exigida muita seriedade em a todas as atividades por ele desempenhadas. Diante das mudanças que ocorrem a cada dia, é necessário que os profissionais sejam versáteis, não resistentes a essas mudanças, capazes de participar positivamente na gestão das empresas, de forma íntegra e transparente, para que possam interagir e estudar as realidades políticas, sociais e financeiras, e toda e qualquer variável que possa determinar o rumo a ser tomado por elas.

Observa-se o comportamento das pessoas ligadas aos negócios empresariais, a ganância indiscriminada pelo poder econômico, levando-as a induzir seus contadores a cometer crimes contra a ordem tributária, envolvendo-se em fraudes e escândalos.

Porém, estas pessoas vão responder por estes atos praticados de forma ilícita. Tendo eles agido, consciente ou inconscientemente, cumprindo ordens ou não, serão penalizados por seus atos. Não somente pelas leis, mas também pela sociedade que passará a olhar com outros olhos esta classe profissional.

2.1.1 Penalidades que poderão ser impostas ao Contador, segundo o Código de Ética;

Art. 12 A transgressão de preceito deste Código constitui infração ética, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicação de uma das seguintes penalidades:

I – advertência reservada;

II – censura reservada;

III – censura pública.

§ 1º Na aplicação das sanções éticas, podem ser consideradas como atenuantes:

(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)

I – ação desenvolvida em defesa de prerrogativa profissional;

(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)

II – ausência de punição ética anterior;

(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)

III – prestação de relevantes serviços à Contabilidade.

(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)

§ 2º Na aplicação das sanções éticas, podem ser consideradas como agravantes:

(Criado pelo Art. 25, da Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)

I – Ação cometida que resulte em ato que denigra publicamente a imagem do Profissional da Contabilidade;

(Criado pelo Art. 25, da Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)

II – punição ética anterior transitada em julgado.

(Criado pelo Art. 25, da Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)

2.1.1.1 Análise da Organização Comportamental do caso apresentado;

É necessário evidenciar todos os planos da organização, saber seus objetivos, metas e focos, para então adentrar em sua estrutura, analisando realmente os pontos importantes para a metodologia da análise apresentada. O entendimento do ambiente em que a organização está inserido é de fundamental importância para formar a Visão Externa da Organização, passada a Visão externa baseada em históricos, origens, contexto atual e Estratégia, pode-se dar inicio ao estudo interno da organização. Foca-se a estrutura, os processos, a hierarquia, a tecnologia empregada e as relações com o ambiente. O olhar volta-se para dentro da organização em busca de conhecê-la decodificar seu funcionamento, objetivando ajustar comportamentos, criar ou extinguir cargos/funções, tecnologias e/ou processos.

ESTRUTURA

Distribui produtos direta ou indiretamente (mais de 200 revendas, 10 centros próprios de distribuição e diversos escritórios de vendas) .É responsável por 10 mil postos de trabalhos diretos e 65 mil indiretos.

PESSOAS

Valorizamos a diversidade no trabalho em equipe respeitando as individualidades, cultivando relações transparentes e condutas éticas, num clima de confiança e comunicação aberta praticada em toda a organização. Acreditamos que, a partir do empreendedorismo, da inovação, da diversidade de ideias e opiniões, se constroem novos caminhos e oportunidades para a realização profissional, para a integração social e familiar, para equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual de todos.

SERVIÇOS

Somos movidos pela paixão em servir e por conhecer bem todos os públicos: rede de clientes, fornecedores internos/externos e consumidores. Por essa razão, concentramos nossos esforços e nossa energia criativa no aprendizado e na utilização de novas tecnologias, ferramentas e metodologias, para o contínuo aprimoramento de produtos, serviços e processos que no conduzem à excelência na prestação de serviços.

2.1.1.1.1 A expansão da empresa e o papel da Contabilidade;

Com o objetivo de expandir o mercado, a empresa se aventurou em territórios desconhecidos com o lançamento de novas marcas e a compra de uma já existente. A marca Primus foi eficaz, uma vez que não alcançou os objetivos, assim como a Devassa. Lançar a Nova Schin, por outro lado, mostrou uma eficácia maior. Em quatro meses de lançamento, a marca alcançou um crescimento de 50% e conquistou mercados que antes não tinha – metas para três anos foram alcançadas em três meses, alcançando, portanto, seus objetivos .Para continuar seu projeto de expansão o Grupo Schincariol também adquiriu a Cintra, uma das principais marcas de cerveja da Região Sudeste. Essa aquisição amplia a participação da empresa no segmento de bebidas e faz parte do conjunto de investimentos de 1 bilhão de reais previstos para 2008.

O segmento premium, uma das grandes apostas do Grupo, que já contava com a consagrada marca Baden Baden, de Campos do Jordão (SP), pioneira na fabricação e comercialização de cervejas de alta fermentação, e a carioca Devassa, eleita a melhor cerveja pielsen no mercado inglês, agora ganhou a presença da recém-adquirida Eisenbahn. Com essas três marcas, a Schincariol é detentora hoje do maior portfólio nacional de cervejas Premium. O consumidor brasileiro também adora refrigerantes. Graças a ele, o Grupo Schincariol praticamente dobrou de tamanho em apenas três anos e capricha nas novidades para seduzir o consumidor.

A primeira novidade está na identidade visual. Com nova logomarca, grafismos e contornos bem definidos, a empresa conferiu mais dinamismo e modernidade à marca Schin. Os novos sabores chegam para agradar todos os amantes dos refrigerantes, como cola com limão, citrus e uva. Além disso, as embalagens também estão mais diversifi cadas, sob medida para matar a sede e a vontade de consumir uma bebida refrescante a qualquer hora do dia. São versões de 2 litros, 1 litro, 500 ml e latas de 300 ml.

Quem está de olho na balança, mas não abre mão de consumir um refrigerante, vai encontrar na linha light uma agradável surpresa – agora é zero. Zero significa nada de calorias, mas com muito mais sabor, disponível também em versão 2 litros, com uma identidade visual mais atraente. É a contribuição do Grupo Schincariol para um mercado que cresce constantemente.

2.1.1.1.1 Aspectos éticos desconsiderados pelo contador no caso Schincariol;

O contador também tem seu Código de Ética Profissional, o qual contêm os deveres e as proibições para o desempenho de suas funções e as penalidades a serem aplicadas quando constituída uma infração ética. Como fonte orientadora da conduta deste profissional, as normas têm por objetivo fixar a forma pela qual ele deve conduzir as suas funções e atividades estabelecidas na legislação vigente.

Alguns de seus deveres, previstos no artigo 1º do Código de Ética Profissional, são:

exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade;

guardar sigilo sobre razão do exercício profissional lícito, ressalvados em casos previstos em lei ou quando solicitados por autoridades competentes como, por exemplo,

Conselhos Regionais de Contabilidade;

zelo pela sua competência técnica e seu cargo, entre outros.

O artigo 9º prevê a conduta do contador em relação aos colegas, a qual deve ser pautada nos princípios e considerações, respeito, apreço e •solidariedade, em consonância com

os postulados de harmonia da classe.

De acordo com o artigo 11, o contabilista deve, com relação à classe, observar as seguintes normas de conduta:

I – prestar seus concursos morais, intelectuais e materiais, salvo circunstâncias especiais que justifiquem a sua recusa;

II – zelar pelo prestígio da classe, pela dignidade profissional e pelo

aperfeiçoamento das suas instituições;

III – aceitar o desempenho do cargo de dirigente nas entidades de classe, admitindo-se a justa causa;

IV – acatar as resoluções votadas pela classe contábil, inclusive quanto a honorários profissionais;

V – zelar pelo cumprimento do Código de Ética;

VI – não formular juízos depreciativos sobre a classe contábil;

VII – representar perante os órgãos competentes sobre irregularidades comprovadamente ocorridas na administração de entidades da classe contábil;

3 CONCLUSÃO

Agir corretamente hoje não é só uma questão de consciência. É um dos quesitos fundamentais para quem quer ter uma carreira longa e respeitada. Em escolhas aparentemente simples, muitas carreiras brilhantes podem ser jogadas fora. Atualmente, mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relação á ética pode ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso. Basta um deslize, uma escorregadela, e pronto. A imagem do profissional ganha no mercado a mancha vermelha da desconfiança.

O contador deve conhecer as responsabilidades sociais, éticas, profissionais e legais às quais está sujeito no momento em que passa a realizar seus trabalhos.

O termo “responsabilidade” refere-se à obrigação do contador em respeitar os princípios da moral, da ética e do direito, atuando com lealdade, idoneidade e honestidade no desempenho de suas atividades, sob pena de responder civil, criminal, ética e profissionalmente por seus atos.

O contador deve, ainda, preocupar-se com a execução de suas tarefas em relação a sua conduta, documentos, prazos, tratamento às autoridades e demais profissionais, e seu parecer deve ser digno de fé pública e de credibilidade.

A responsabilidade ética do contador decorre da necessidade do cumprimento dos princípios éticos, em especial, os dos estabelecidos no Código de Ética Profissional do Contabilista.

A responsabilidade profissional do contador na realização dos trabalhos compreende:

- cumprir prazos;

- assumir a responsabilidade pessoal por todas as informações fornecidas, procedimentos adotados, valores apurados e conclusões apresentadas; - prestar esclarecimentos necessários de forma oportuna, respeitando seu cliente, bem como as normas legais.

A transparência e o respeito recíproco pressupõem tratamento impessoal, restringindo os trabalhos, exclusivamente, ao conteúdo técnico.

REFERÊNCIAS

Almeida, Márcia Bastos de: Ética, política e sociedade / Márcia Bastos de Almeida, Okçana Battini.- São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2013.

http://www.gironews.com/revistas/G142.p36_38.pdf

P-40 – Case Schincariol: Construção e alinhamento ... - Abtd

portal.abtd.com.br/.../Cbtd-2011---Atividade-P-40---Case-Schincariol.ht...

01/12/2011. 1. P-40 – Case Schincariol: Construção e alinhamento de valores organizacionais. Sandra Valéria Gilberti Prenstteter.

______. Pesquisa: princípio científico e educativo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

...

Baixar como  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »