TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II MAGAZINE LUIZA COMÉRCIO EXTERIOR UNIP

Por:   •  15/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.594 Palavras (7 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 7

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

LUZIÂNIA-GO/2019

Nº.

NOME

RA

01

Danilo Coutinho de Godoi

1946245

     MAGAZINE LUIZA S/A e o uso das matérias Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Recursos Materiais e Patrimoniais em sua gestão.

INTRODUÇÃO

     A empresa abordada nesse projeto foi fundada em novembro de 1957, pelos empresários José Donato e Luiza Trajano Donato, na cidade de Franca-SP. Com cerca de 900 lojas espalhadas por todo território brasileiro, com sede em Franca e São Paulo, fará 62 anos em novembro de 2019, seu atual Presidente é Frederico Trajano, que é filho de Luiza Helena Trajano, atua no comércio varejista, nos segmentos de móveis, eletroeletrônicos, brinquedos, eletrodomésticos e serviços financeiros.

     Esse projeto abordará as disciplinas propostas, Economia e Mercado, que é um influenciador importante de uma boa gestão, sendo analisadas as variáveis micro e macroeconômicas, trazendo um panorama da situação econômica do País.

     Também será abordada a disciplina Matemática Aplicada, mostrando sua importância numa organização, e como ela pode impactar diretamente no dia a dia da empresa, trazendo mais rendimentos, diminuição dos custos, incertezas e riscos.

     E a disciplina Recursos Materiais e Patrimoniais, que é um tema muito relevante numa empresa pois o uso adequado e eficiente desses recursos, traz inúmero benefícios para a empresa, desde um estoque enxuto, até o menor espaço físico para armazenagem, trazendo assim menos custos desnecessários a empresa.

ECONOMIA E MERCADO

     No contexto econômico ao qual o Brasil está inserido, está passando por períodos críticos, porém com o crescimento das vendas consecutivos, mesmo que modestos nos anos de 2017 e 2018, a economia tem mostrado uma reação logo após a um longo período de recessão.

     Como o crescimento da economia, e o aumento do investimento no setor varejista, bem como com a implementação de novas políticas de controle, o mercado tem avançado, em especial a Magazine Luiza, que tem crescido ano a ano, mostrando solidez e boa gestão econômica.

     No ano de 2017, o setor industrial obteve um crescimento, com o levantamento de suas ações, causa de um otimismo populacional crescendo 2,1%, criando uma atmosfera favorável para o ano de 2018, porém obteve apenas um crescimento de 1,38%, que pelo menos foi positivo, a quem do desejado, mais com perspectiva de melhora no ano de 2019 onde pesquisas apontam crescimento acima dos 2%.

     Já a empresa Magazine Luiza vem se destacado no mercado nacional devido a sua crescente rentabilidade, onde podemos destacar o mercado virtual que aumentou seu faturamento em 47% no ano de 2018, com um aumento de mais de 120 milhões de reais em vendas.

      Já analisando a macroeconomia que estuda as variáveis como inflação, desemprego e o impacto das novas políticas econômicas, sobre o crescimento econômico e na distribuição de renda, dessa forma foi possível analisar pontos diversos, tanto internos como externos da empresa, internos como o aumento da renda de seus colaboradores trazendo bem estar, e aumento do rendimento, consequentemente aumentando as vendas bem como o fator externo, com aumento de salários, lucros, juros, impostos e os níveis dos preços que serão praticados no mercado.

     Visto o cenário brasileiro a Magazine Luiza reinventou o varejo, e modernizou seus meios de venda, vislumbrou uma oportunidade no mercado virtual, favorecendo as compras online, onde o cliente escolhe o produtos diretamente no site ou aplicativo, direto de onde estiver, trazendo maior eficiência e menores custos operacionais, podendo assim repassar para o consumidor.

     A empresa Magazine Luiza, focada no crescimento da economia, e nas novas políticas adotadas pelo novo governo, acredita num crescimento maior em 2019, do que o obtido em 2018, visto o aquecimento das vendas no mercado varejista como um todo no início do ano, bem como a possível aprovação de medidas pelo governo, que trazem mais credibilidade para o mercado interno e externo, trazendo assim investimentos que aquecem a economia e beneficiam a todos, incluindo o setor varejista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com