TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP)

Por:   •  29/9/2016  •  Artigo  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (Ceciex) promoveram o encontro “Siscoserv: entenda como isso afeta o seu bolso”, voltado para empresários, para esclarecer duvidas e também explicar mais sobre o programa SISCOSERV .

O SISCOSERV (Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços) é um programa do governo federal no qual os empresários e as empresas brasileiros precisam informar operações feitas no exterior que envolvam serviços. Essa obrigação pode afetar o bolso de todos, pois quem não declarar, pagará uma multa que pode chegar até 0,2% do faturamento.

O encontro foi proposto por conta da dificuldade no entendimento sobre o Siscoserv, que muitos empresários mostraram ter de vários segmentos do sistema, pelas autuações que serão realizadas e que poderão gerar multas aos empreendedores e suas empresas.

Participaram da reunião os presidentes da ACSP, Rogério Amato, do CECIEX, Roberto Ticoulat, da OAB SP, Alencar Burti, o vice-presidente da ACSP e ex-presidente do SESCON-SP, Marcos da Costa, o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-SP, José Maria Chapina Alcazar, o diretor de Políticas de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Maurício do Val, o chefe da divisão de Assuntos Internacionais da Receita Federal do Brasil, Rafael Santiago, a presidente da empresa Dahll Comércio Internacional, Rita Campagnoli e o sócio-diretor do Canal Aduaneiro, Rogério Chebabi.

O presidente do SESCON-SP, Sérgio Approbato Machado Júnior, defendeu a simplificação do sistema, além de destacar a objetividade, finalidade e complexidade do Sistema, colocou em questão também os diversos manuais feitos em um curto tempo, e que com elas são criadas várias obrigações sofisticadas que lá na frente tendem a serem mais complexas.

Durante a palestra de esclarecimento de duvidas sobre o Siscoserv, grande parte dos palestrantes colocaram a mesa questões como o ausência de objetivos do sistema, excesso de manuais em um curto tempo, caráter de fiscalização e punitivo que pode assustar novos empreendedores e empresas que atuam no cenário de importação, carga burocrática excessiva, que só aumenta as obrigações e o custo Brasil, entre outros pontos negativos do sistema Siscoserv.

 Rita Campagnoli em seu discurso, disse que o sistema Siscoserv em si, tem o total apoio dos contribuintes, porém ela explica que muitos empresários tem ainda um sentimento oriundo em relação as penalidades e em relação a fiscalização, e coloca tal sentimento como uma preocupação, pois mesmo que a secretaria de comércio tenha explicado questões sobre o programa, ainda ficaram muitas duvidas e dificuldades de entendimento sobre o sistema.  

Mauricio Doval, começou seus discurso se manifestando contra todas as criticas feitas ao sistema, colocando todos que criticarão o sistema como “desatualizados”, pois as críticas estão completamente em desacordo com os normativos do sistema. Sobre a questão de obrigatoriedade para pessoa física, ele explica que a mais de um ano o sistema não exige mais tais informações como hotéis e alimentação, explicou que antes as informações eram pedidas para poder orientar as políticas publicas a favor do empresário. Foi colocado tbm durante as criticas feitas, que a Receita Federal estava tendo acesso as informações do sistema, Doval negou tal afirmação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com