TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Geopolítica e Relações Internacionais

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Positivo

Geopolítica e Relações Internacionais

Quais os acontecimentos, relacionados ao comércio internacional, mais significativos no período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial, qual a sua relação com as estratégias de poder global e por que os estrategistas de Bretton Woods queriam evitar que se repetisse?

Um dos principais acontecimentos relacionados ao comércio internacional que antecederam a Segunda Guerra Mundial foi a Grande Depressão. Ela foi causada pela proliferação de controles de câmbio e barreiras comerciais criadas pelos Estados-Nação.

Os controles cambiais minaram o sistema internacional de pagamentos que fora a base para o comércio mundial. Os governos nacionais na década de 30, utilizando das desvalorizações de suas moedas para aumentar a competitividade dos seus produtos de exportação, querendo reduzir o déficit em seus balanços de pagamento, acabaram por agravar o problema da deflação em seus Estados. O resultado foi a queda da renda nacional, redução da demanda, desemprego em massa e no declínio geral do comércio mundial. Esse comércio passou a ser restrito aos blocos monetários, retardando o fluxo internacional de capitais e de investimento estrangeiro, aumentando as receitas dos governos em curto prazo, mas piorando a situação a médio e longo prazo.

Desse modo, as políticas de desvalorização das moedas e a competição econômica injusta e, ainda, as políticas protecionistas de barreiras comerciais dos Governos a fim de minimizar os ônus e maximizar os ganhos de seus Estados, culminaram no colapso do sistema e na guerra comercial e, por sua vez, na Segunda Guerra Mundial.

Os estrategistas de Bretton Woods queriam evitar que tais eventos voltassem a se repetir, a fim de impedir uma nova crise no sistema do comércio mundial e uma nova guerra entre Estados. Logo, para garantir a estabilidade econômica e a paz política, os Estados concordaram em cooperar para regular o sistema econômico internacional. Os planejadores de Bretton Woods favoreceram um sistema liberal baseado no mercado com o mínimo de barreiras ao fluxo de comércio privado e capital. As economias de mercado mais desenvolvidas aceitaram a visão dos EUA do pós-guerra de gerenciamento econômico internacional que pregava o livre comércio com tarifas decrescentes, as reduções de barreiras comerciais e de fluxos de capitais e, ainda, a taxa de câmbio dentro de um valor fixo.

Resuma as principais características da configuração da Nova Ordem Internacional, concebido pelos estrategistas reunidos em Bretton Woods?

A Nova Ordem Internacional iniciou-se com A Carta do Atlântico (1941), primeiro documento relevante que precedeu a Organização das Nações Unidas, foi uma Declaração de Princípios onde o presidente dos Estados Unidos da América Franklin D. Roosevelt argumentava basicamente que, de maneira igualitária todas as nações deveriam ter acesso a mercados consumidores e de matérias primas, promovendo a cooperação econômica global e avanço do bem-estar, alertando que as barreiras comerciais deveriam ser reduzidas, além de criar um sistema mundial de segurança. Declaração esta feita, pois havia interesses em penetrar em mercados até então fechados ou restritos a outros blocos econômicos.

Em julho de 1944, enquanto a Segunda-Guerra Mundial ainda se espalhava, as conferências de Bretton Woods definiam um sistema de gerenciamento econômico internacional (Sistema Bretton Woods), ancorado pelo capitalismo estabeleceu regras para as relações comerciais financeiras entre os países mais industrializados do mundo.

Nesse sistema criou-se a obrigação de cada país adotar uma política monetária que mantivesse a taxa de câmbio e suas moedas dentro de um determinado valor indexado ao dólar, flutuações limitadas a 1 %. Valor esse que estaria atrelado ao ouro na proporção de 35 dólares por onça, permitindo a estabilidade nas relações de trocas internacionais, desenvolvendo maiores volumes de comércio e eliminando as desvalorizações (governo) ou flutuações súbitas (Especulação de mercado).

Bretton Woods resultou na criação do que mais tarde viria a ser o Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, definindo um sistema de regras, instituições e procedimentos para regular a política econômica internacional.

Quais as principais instituições que, a partir da segunda metade do século XX, são responsáveis pela organização e manutenção da uma nova ordem internacional e qual o foco de atuação de cada uma?

As instituições internacionais têm como objetivo a paz mundial e prospecção nos setores econômicos, sociais, ambientais e militares, através de relações e acordos amigáveis de interesse entre os estados de forma pacífica.

Após a Guerra Fria em 1991, o século XX deu-se inicio a unificação das nações, buscando a paz mundial, segurança para todos, prospecção de melhorias contínuas através do surgimento de organizações internacionais, que são entidades criadas pelas principais nações do mundo com o objetivo de trabalhar em comum, visando o pleno desenvolvimento das diferentes áreas da atividade humana, seja politica, econômica, saúde, segurança, social e ambiental.

Dentre essas organizações podemos citar:

. ONU (Organização das Nações Unidas): Foi criado pelos países vencedores da Segunda Guerra Mundial e tem como objetivo buscar a paz e segurança mundial, intervindo nos conflitos entre nações, proibindo o uso das forças e incentivando relações amistosas entre os países.

. UNESCO (Organização das Nações Unidas para educação, ciência e cultura): Criado em 1945 pela Conferência de Londres, tendo como objetivo buscar a paz através da educação, ciência e cultura, através de debates e discussões cientifica, melhoras no ensino básico e promover publicações, livros ou revistas sobre temas importantes ou da atualidade.

. OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico): É um fórum internacional que articula políticas públicas entre os países mais ricos do mundo. Fundada em 1961, seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com