TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL

Por:   •  19/6/2018  •  Resenha  •  2.041 Palavras (9 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 9

ESTUDO PARA PRIMEIRA PROVA DE EPI

O QUE É ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL?

O que diz Gilpin: é a existência paralela e a interação recíproca do Estado e do mercado que cria a economia política.

Sem o Estado e sem o mercado essa disciplina não existiria.

Ausente o Estado, o mecanismo de preços e as forças do mercado determinariam o resultado das atividades econômicas. ausência do mercado, os recursos econômicos seriam distribuídos pelo Estado, ou um seu equivalente.                                                               Nem mercado, nem Estado, são causa primária, as relações causais entre eles são interativas, e na verdade cíclicas. Ambos são meios muito diversos para ordenar e organizar as atividades humanas.

O que diz Strange: primeiramente, ela busca definir as duas disciplinas, separadamente.

Economia é sobre o uso de recursos escassos para desejos ilimitados. Por isso deve se fundar na questão da eficiência.

Política é sobre prover ordem e bens públicos.

A consequência disso, é que cada uma imagina a outra apenas em condições perfeitas.

O mercado estudado na economia pressupõe que não será abalado por guerras, revoluções e outras questões civis. Assim como o governo, o arranjo da lei e a administração da justiça também são tomados como garantido.

Política, enquanto isso, assume que a economia continuará a funcionar razoavelmente tranquilamente.

Strange critica a literatura a respeito desse tema, por se resumirem somente a políticas de relações econômicas internacionais, pois tendem a superestimar os interesses dos Estados mais poderosos.

Definição, enfim: o estudo da EPI diz respeito aos arranjos sociais, políticos e econômicos que afetam os sistemas globais de produção, troca e distribuição. Esses arranjos não são divinamente ordenados, pelo contrário, são o resultado de decisões humanas tomadas no contexto de instituições criadas pelo homem.

ESTADO E MERCADO

O Estado se baseia nos conceitos de territorialidade, lealdade e exclusividade, além de ter o monopólio do uso legítimo da força. De outro lado, o mercado fundamenta-se nos conceitos da integração funcional, das relações contratuais e da crescente interdependência de compradores e vendedores (um universo composto por preços e quantidades).

QUAIS OS PRINCIPAIS TEMAS DA EPI?

O choque inevitável de posicionamentos a respeito das lógicas opostas de mercado e Estado cria três temas genéricos inter-relacionados que penetram as controvérsias históricas no campo da EPI. Todos se relacionam com o impacto do crescimento de uma economia do mercado mundial sobre a natureza e a dinâmica das relações internacionais. Estes são:

 As causas e os efeitos da economia de mercado global;

 A relação entre as mudanças econômicas e políticas;

 O significado da economia mundial para as economias internas.

A introdução das forças do mercado e do mecanismo dos preços em uma sociedade tende a sobrepor-se às instituições e às relações sociais da tradição, e até mesmo a dissolvê-las

Explique as perspectivas liberalista, nacionalista e marxista.

Liberalismo - A premissa do liberalismo econômico é a ideia de que um mercado surge de forma espontânea para satisfazer as necessidades humanas, e que, uma vez que comece a funcionar, o faz de acordo com sua própria lógica interna. Para facilitar o comércio e melhorar seu bem-estar, as pessoas criam mercados, meios de pagamento e instituições econômicas. Sua defesa fundamental do livre comércio e da abertura dos mercados é que eles aumentam a gama de bens e serviços disponíveis ao consumidor.

Nacionalismo- A ideia central dessa perspectiva é a de que as atividades econômicas devem estar subordinadas à meta da construção e do fortalecimento do Estado. Os nacionalistas defendem a primazia do Estado, da segurança nacional e do poder militar na organização e no funcionamento do sistema internacional.

Marxismo-  Há 4 elementos essenciais dos escritos de Marx: 1) abordagem dialética 2) visão materialista da história 3) perspectiva geral do desenvolvimento capitalista 4) compromisso normativo com o socialismo. Acredita que o capitalismo seja impulsionado por capitalistas em busca de lucros, seguindo a acumulação de capital em uma economia de mercado competitiva

O que é hegemonia?

É a capacidade de um Estado de exercer funções de liderança e governo sobre um sistema de nações soberanas. A hegemonia é também estabelecida a partir de um interesse geral que motive a adesão de Estados a uma coalizão.

Explique as três hegemonias:

A hegemonia mundial mudou várias vezes ao longo dos séculos.

1)A Holanda surge como potência hegemônica após a Guerra dos Trinta Anos. Os acordos para proteger o comércio em tempo de guerra celebrados na Paz da Vestfália criaram as condições para a expansão do capitalismo. Focaram em uma grande reorganização do sistema pan-europeu de governo que conquistou mais e mais defensores entre os governantes da Europa, até que a Espanha ficou completamente isolada, resultando assim na aniquilação do sistema de governo medieval e ao estabelecimento do moderno sistema interestatal.

2) O equilíbrio é restabelecido com o Tratado de Viena (1815) fez com que a hegemonia se fosse então a do imperialismo britânico de livre comércio. A partir daí todo o sistema interestatal é reorganizado, e passa a haver um controle inédito de uma única potência sobre quase todo o mundo. A economia capitalista mundial reconstituída sob a hegemonia britânica no século 19 tanto foi um 'império mundial' quanto uma 'economia mundial', tendo como  traço mais importante e inédito a ampla utilização que seus grupos dirigentes, com um controle quase monopolista dos meios de pagamentos universalmente aceitos para garantir a anuência a suas ordens, não apenas em seus domínios, mas também por parte dos soberanos e súditos de outros domínios políticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com