TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia nas Relações Interpessoais

Por:   •  29/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

Relacionando conceitos entre virtu e fortuna

     O Maquiavelismo esta associado à ideia de deslealdade, a uma ação ardilosa e acabou se tornando mais forte do que Maquiavel.É uma lenda que se manteve mais presente do que o conhecimento do autor ou de suas obras.Ora indicado como mestre da maldade ora indicado como conselheiro que alerta os dominados contra tirania ele foi o homem mais citado entre os pensadores políticos. A dificuldade em aceitar a radicalidade do pensador é o que da origem ao termo maquiavelico. Maquiavel se questionava sobre o que deveria ser feito para a ordem reinar,como instaurar um estado estável. Para solucionar suas perguntas ele elaborou ideias que persistem ate os dias atuais. Para ele o o problema politico é achar mecanismos que imponham a estabilidade das relações.

      Para os cristãos a Fortuna foi substituída por um poder cego de distribuir seus bens de forma desordenada.O poder, a honra,a riqueza ou a gloria não significam felicidade. O destino é uma força divina que não pode ser influenciada pelo homem.O pensador começa o penúltimo capitulo de “o príncipe” se referindo a essa crença.Com certa ironia ele afirma que inclinou se a concordar com essa opinião mas conforme o desenvolver da obra, percebe se que o filosofo apenas concordou para desenvolver argumentos contrários a ideia.

     Ele monta um cenário no qual a liberdade do homem é capaz de abrandar o suposto poder incontrastável da Fortuna. Ela, mulher deseja ser seduzida e esta sempre pronta a entregar se aos homens bravos corajosos aqueles que demonstram ter virtu(virilidade na grecia antiga). Não é mais sobre força bruta,da violência, mas da sabedoria no uso da forca, da utilização virtuosa da força.O governante não é o mais forte mas o que demonstra ter virtu sendo assim capaz de manter o domínio adquirido e o respeito dos governados. Maquiavel destaca que o poder se funda na força mas é necessário ter virtu para se  manter no poder. Ele adverte que não há garantias de que o domínio permaneça.

 A posse da virtu é a chave para a excelência do sucesso do príncipe. E desta perspectiva que ganha um novo sentido sobre as qualidades do príncipe. Este deveria seguir os mandamentos da virtude cristã ou não? O príncipe pode cair na degradação social se tal for indispensável para salvar o estado pois um príncipe sábio deve guiar se pela necessidade. É necessário a sabedoria de agir conforme as circunstancias. O agir virtuoso é uma mistura de ações humanas e animalescas e o que conta é o triunfo das dificuldades e a manutenção do Estado. O governante precisa colocar se acima dos demais utilizando força bélica com estratégias. O príncipe que não tem virtu e que não se esforça sucumbe ao acaso a um elemento externo que não depende de ninguém.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (22.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com