TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da América

Por:   •  7/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

Curso: Relações Internacionais

Disciplina: História da América

Professor: Neibe Araujo Junior

Aluna: Tainá de Sousa Bastos

Nº. Acadêmico: 20891892

  • Como se deu a ordem política-administrativa na fase inicial da colonização e por que a coroa decidiu revogar essa ordem passando assim a ingerir de forma direta nas colônias.
  • Sevilha e América: as regras do exclusivismo regionais do espaço colonial.
  • Articulações econômicas regionais no espaço colonial.

                                      América Espanhola

 Colombo lançara as bases da colonização espanhola no Novo Mundo: estabelecera o tributo, a encomienda indígena e distribuíra terras. O término de seu governo pessoal exclusivo em 1499, representou, entretanto, uma fase na história administrativa, onde continuou a predominar o sistema de capitulações. Por volta de 1530, este sistema começara a declinar, pois ele representava uma fase de transição entre o governo senhorial de Colombo e a ingerência direta da monarquia na administração colonial. Para consolidar o poder real, Castela restringiu as concessões feitas nas capitulações, convertendo-as em contratos temporários, ao mesmo tempo em que criava novos órgãos de controle do governo e do comércio coloniais. A organização estatal após a ocupação da terra foi determinada, ainda por duas décadas, pelo regime das capitulações. A Coroa restringiu suas concessões aos que tinham condições matérias de explorar aos novos territórios, cuidando para delimitar os direitos sobre as regiões e evitando acumular nas mãos de um mesmo conquistador títulos como os de almirante, vice-rei, governador e capitão general.

 As capitulações eram uma contingência e uma conveniência para a Coroa na medida em que lhe faltava capital para investir nas novas terras conquistadas. Durante a fase de predomínio das capitulações, a Coroa ia concedendo aos conquistadores títulos que ampliavam seus poderes e atribuições. Assim, os comandantes das campanhas de descobrimento e conquista foram sendo nomeados pela monarquia para ocupar cargos de representantes do poder estatal e recebiam funções militares, civis e judiciais amplas, respondendo somente ao rei ou ao conselho.

 Os sucessores de Colombo foram nomeados para os cargos de adelantado, capitão general e governador. O cargo de adelantado, chefe de expedição de guerra, em sua origem hispânica, "correspondia ao comando das regiões fronteiriças com os reinos mouriscos". O cargo de governador compreendia ao poder de governo e comando militar em época de paz, enquanto o capitão general era o comandante supremo de uma expedição militar. Normalmente, os dois últimos títulos vinham combinados e concediam ao seu portador o direito de dispor dos indígenas e da terra. O regime das capitulações, que inicialmente tinha sido conveniente para a monarquia espanhola, pois o particular promovia o rápido desenvolvimento das colônias, apresentava também aspectos desvantajosos: eram efetivamente estes particulares os que usufruíam da riqueza. A partir desses resultados, a Coroa decidiu colocar um limite em suas concessões e introduziu modificações em sua organização estatal tanto nas colônias, com a criação de órgãos de controle, através da nomeação de vice-reis, quanto na própria metrópole criando, instituições encarregadas do comércio e da legislação concernentes às Índias. As capitulações passaram a ser só utilizadas nas regiões por descobrir e conquistar e a administração direta da Coroa foi introduzida nas zonas já fortificadas, iniciando- se assim, outra fase da administração colonial.

 Em 1503, foi criada a Casa da Contratação em Sevilha, tendo o total controle da exploração colonial e o centro da economia atlântica. A Casa regulava, normalizava e centralizava as atividades da Carrera de Índias. Todos os embarques para as Índias saíam de Sevilha e para lá deveriam retornar, fazendo apenas uma para em Cádiz ou em San Lúcar.  Sevilha possuía uma classe mercantil bem estabelecida e instituições financeiras bem adequadas. Financistas e comerciantes genoveses, holandeses e ingleses já se achavam estabelecidos na cidade desde as primeiras duas décadas do século XVI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com