TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interdependência Complexa

Por:   •  30/9/2021  •  Dissertação  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

 É incerto dizer se o cenário deve mudar de forma drástica recentemente, apesar do prolongado comprometimento de recursos militares e diplomáticos da Rússia e de países do Ocidente no conflito, uma resolução pacífica ainda é o objetivo a ser alcançado, e o regime de Assad permanece firmemente no controle do país após anos de interferências externas e internas no governo sírio. Apesar das escaladas de tensão já terem se cessado, ainda é possível, de forma clara, analisar a situação como uma interdependência militar por parte da Rússia para com o governo da Síria, visto que a intervenção da Rússia no conflito começou com o intuito além de simplesmente combater o terrorismo e apresenta uma chance para exercitar poder de projeção e usar o conflito armado como oportunidade de treinamento, mas com uma forte projeção política, quanto para a Síria a presença militar e política de forças russas na região se mostrou benéfica no enfrentamento de diversas milícias locais anti-Assad, assim proporcionando aumento do poderio militar pró-ditador sírio, e menor influência de países ocidentais como Estados Unidos e membros da União Européia, que já se manisfestaram contra o regime. Deste modo, o curso de ação mais viável é a dependência do regime de Assad das intervenções militares russas na região.

 Indubitavelmente houveram diversas tentativas de diminuir os conflitos na região, durante o confronto vários acordos temporários de cessar-fogo foram firmados entre a anfitriã Síria, os países envolvidos e as diversas milícias e grupos paramilitares que lutam por interesses na guerra. Todavia, foi na mesa de negociações de Astana, Cazaquistão, que pela primeira vez diversos atores importantes do conflito como a própria Síria, Rússia, Irã, Turquia (países da região que de uma forma ou outra acabaram se envolvendo no conflito) e representantes rebeldes se reuniram com o intuito de regrar uma série de documentos em prol da criação de zonas de segurança. Este acordo pretende proteger a população civil e rebaixar a tensão entre os rebeldes e as forças governamentais.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-09/sexta-rodada-de-negociacoes-em-astana-sobre-paz-na-siria-sera-em

 

Por conseguinte, após as negociações de Astana, o conflito se tornou mais aberto às negociações de paz e resolução, desta forma os países envolvidos foram convocados para uma nova mesa de negociações, desta vez intermediadas pela ONU, em Genebra. A Rússia se tornou a partir do final de 2018 peça chave para a resolução do conflito, abrindo mesas de negociação entre todas as partes envolvidas, inclusive a oposição síria ao regime de Assad, que se encontrava exilada. A intenção da Rússia é de iniciar um processo interno sírio de formulação de uma nova constituição, contando com a participação do governo atual e da oposição, com intermédio russo. Desta forma, observa-se uma estrutura política nas relações de interdependência entre os países, onde a Rússia dita militarmente e politicamente os rumos da Síria, buscando mais poder a longo prazo no governo sírio e na região como um todo.

https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2019/11/01/interna_internacional,1097800/russia-se-torna-peca-chave-para-solucao-politica-do-conflito-na-siria.shtml

Pode-se concluir que a relação entre a  Rússia e a Síria vai além de uma simples aliança. O país árabe se tornou um satélite russo no Oriente Médio, onde o Kremlin ditou todos os processos, desde o início da guerra civil síria até as mesas de negociações e a busca pela reestruturação social e política. Estas manobras em torno da Síria fazem com que a Rússia possa supervisionar um assentamento político naquele país, ao lado de alguns estados ocidentais e regionais, de uma maneira que consagraria a influência russa, caracterizando este processo de interdependência contínua na região como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com