TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Internacionalização de Morro Reuter

Por:   •  11/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.939 Palavras (12 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO REUTER [pic 2]

Memorando nº 1234/2022 Morro Reuter, 12 de dezembro de 2022

À

Carla Cristine Witmann Chamorro, Sra.

Excelentíssima Prefeita de Morro Reuter

Rio Grande do Sul

Assunto: Projeto de internacionalização da cidade de Morro Reuter

Referência: Criação de uma Secretaria de Relações Internacionais

Excelentíssima Prefeita,

Em vista de Morro Reuter ser o município de maior produção de Lavanda em escala nacional, vimos apresentar-lhes um memorando visando um projeto de lei para internacionalizar o Município e também realizar uma proposta de irmanamento de vossa cidade com Sault, na França. O objetivo é fomentar a criação de maior recurso mútuo econômico, a produção da Lavanda, unindo assim as duas cidades pelos mesmos interesses em comum. Assim como também, possibilitar ao município de Morro Reuter a criação de acordos de cooperação tecnológica com benefícios econômicos e comerciais para ambas as cidades.

Ao longo deste memorando serão detalhados aspectos característicos dos municípios em questão para que a excelentíssima prefeita de Morro Reuter, Carla Cristine Witmann Chamorro, possa analisar as possibilidades de viabilizar o avanço no irmanamento entre as cidades mencionadas.

_________________________________________________________________________ Prefeitura Municipal de Morro Reuter / RS

Travessa 1º de Maio, Nº 16, Centro - CEP: 93.990-000

[pic 3]

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO REUTER [pic 4]

A cidade de Morro Reuter, RS - Brasil

Morro Reuter é uma pequena cidade que se destaca pelo elevado potencial de consumo e pelo alto crescimento econômico. O Município do Vale do Sinos, de 6,5 mil habitantes, passou a apostar no cultivo da Lavanda nos últimos anos e hoje é o maior produtor em escala comercial do país (GZH, 2020). Além da renda gerada com a venda para a extração de óleo essencial (principal uso pela indústria), a lavanda também fomenta o turismo.

As mudas de Lavanda Dentata vieram diretamente da França e se adaptaram ao solo gaúcho, suportando bem o frio intenso do inverno e o calor do verão. Contudo, o único ponto fraco é o excesso de umidade, que pode afetar a produtividade da plantação da Lavanda.

Atualmente em Morro Reuter, são 26 famílias dedicadas exclusivamente ao cultivo da Lavanda, em uma área total de 15 hectares. Com pelo menos duas safras ao ano, o plantio rende, aproximadamente, 85 toneladas a cada ciclo (Estado RS, 2022).

O incentivo ao cultivo da Lavanda se intensificou a partir de 2014, com a criação de uma lei estimulada pela prefeitura e pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado, por meio da Emater, que visita as áreas e orienta o cultivo (Pref. Mun. de Morro Reuter, 2022).

Em 2016, também houve a instalação da Naturoils, empresa que extrai o óleo essencial da Lavanda. Com isso, os agricultores têm fácil acesso a insumos e mercado garantido para a colheita. Além disso, a prefeitura é parceira ao fornecer serviços de máquinas e o transporte da Lavanda da propriedade do agricultor até a Naturoils (GZH, 2020).

Em 2022, mais uma iniciativa de crescimento do município foi a criação da Associação de Produtores de Lavanda de Morro Reuter e Região, que tem por finalidade a organização da produção, a extração de óleos essenciais, a comercialização, o fomento, a pesquisa, a educação, a gastronomia, o turístico e o incentivo cultural da Lavanda, entretanto exclusivamente em âmbito nacional (Pref. Mun. de Morro Reuter, 2022).

A importância da internacionalização

A internacionalização de cidades têm sido algo recorrente nos últimos anos, resultante de diversas dinâmicas de âmbito doméstico e internacional. Consequentemente, as cidades em função da globalização demarcaram sua presença no cenário internacional, não só pela sua importância demográfica, mas como também pela sua localização geográfica, concretizando os principais desafios da mundialização. Prova disso, é o

_________________________________________________________________________ Prefeitura Municipal de Morro Reuter / RS

Travessa 1º de Maio, Nº 16, Centro - CEP: 93.990-000

[pic 5]

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO REUTER [pic 6]

aparecimento de redes interdependentes e hierárquicas entre cidades.

A inserção de um município em redes de cidades globais, está direcionada à cooperação internacional e envolve o compartilhamento de experiências entre municípios. Esse compartilhamento é capaz de aprimorar políticas públicas a partir de perspectivas e culturas distintas. Assim, a internacionalização municipal confere diversas análises de tendências e inovações governamentais à uma gestão de sucesso, além de ampliar a influência do poder local na conjuntura internacional.

Para que a cidade de Morro Reuter consiga se destacar das demais e acelerar seu desenvolvimento, é essencial que ela tenha uma presença internacional relevante. A Internacionalização Municipal irá inserir este município no cenário internacional através da paradiplomacia: a diplomacia praticada por cidades e estados de diversos países. Também entrará em contato com cidades que possuam desafios e objetivos semelhantes. Poderá ampliar laços cooperativos e adquirir uma cidade irmã, para que implementem processos de cooperação e se desenvolvam juntas, em alguma área em comum. Morro Reuter pode, também, firmar acordos de cooperação tecnológica, educacional, econômica, cultural e de políticas públicas com municípios de todas as partes do mundo que compartilhem de seus interesses.

A internacionalização de municípios deve assim assentar na lógica da importância que cada ator subnacional (estado ou município) possui diante do avanço da globalização, o que poderá ser revertido na obtenção de ganhos refletindo na qualidade de vida da população que reside no ator subnacional em questão.

A Secretaria de Relações Internacionais de Morro Reuter

Através do nosso contato direto com a prefeitura de Morro Reuter, foi possível ter o conhecimento que o Município ainda não possui um escritório ou setor do qual seja responsável para tratar sobre assuntos internacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (144 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com