TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Minha Primeira Vez Com Franciso Lopes

Casos: A Minha Primeira Vez Com Franciso Lopes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 6

Campanha “A minha primeira vez com Francisco Lopes”

Marketing e Publicidade, 1º ano, turma: A1

Diana Filipa Barbosa Lourenço

nº20140053

21910@iade.pt

Resumo

De acordo com o modelo de avaliação da unidade curricular, foi-nos pedida a realização de um paper. Para o meu paper escolhi uma campanha de propaganda política que aborda a recandidatura de Francisco Lopes à presidência da Câmara Municipal de Lamego. Esta propaganda foi lançada no facebook de Francisco Lopes, a 21 de setembro de 2013 enquanto que as eleições autárquicas seriam dia 29 do mesmo mês. Uma vez que na minha opinião esta é uma campanha desadequada para o tipo de propaganda efetuada, irei realçar e evidenciar todos os erros que acho pertinentes e descrever a forma como eu os melhoraria.

Campanha escolhida

A campanha que considerei desadequada foi uma propaganda política elaborada para as eleições autárquicas, onde Francisco Lopes se está a recandidatar para a presidência da Câmara Municipal de Lamego. O nome da campanha é “A minha primeira vez com Francisco Lopes”. O seu objetivo é incentivar os jovens que nunca votaram a fazê-lo. No entanto, na minha opinião, este objetivo não foi alcançado, e a maneira como a campanha foi produzida não foi a mais adequada. Esta propaganda foi anunciada no facebook do Engenheiro Francisco Lopes dia 21 de setembro de 2013 em formato de vídeo, com a duração de 1:16 minutos.

Uma vez que esta é uma propaganda política de incentivo aos jovens para a participação na vida política da sua cidade, o seu target de comunicação são os jovens que poderão votar pela primeira vez e todos os adeptos deste partido político ou ainda do seu representante naquela cidade (PSD-Francisco Lopes). Relativamente ao target de marketing, uma vez que não estamos a tratar um produto concreto, podemos referir-nos a todos aqueles que votam no partido e que assim contribuem para o seu crescimento e desenvolvimento a longo prazo. No que diz respeito ao insight, o partido considerou que ao relacionar a perda da virgindade com a primeira vez que se vai votar, seria uma maneira de chamar a atenção dos jovens e assim incentivá-los a apoiar Francisco Lopes nestas eleições. Trata-se assim de um tom humorístico pois partimos do pressuposto que se estão a referir a uma coisa e depois apercebemo-nos de que é algo completamente diferente (gera-se assim um efeito surpresa). No que se refere ao budget da propaganda, não foi encontrada informação sobre o mesmo, ou seja, não existiu divulgação para o público.

Esta propaganda política inicia-se com uma rapariga de vestido decotado cor de laranja que com uma pose provocadora admite de olhos postos nas câmaras: “Sim, eu tenho pensado muito em como vai ser a minha primeira vez”. A jovem refere ainda que acha que “vai ser algo muito especial.” Embora diga ainda, com timidez, que não vai revelar com quem vai ser a sua “primeira vez”, por ser algo “secreto”, a jovem garante que essa pessoa “sabe o que faz”, que lhe “inspira confiança” e que é “sexy”. A 20 segundos do final do vídeo a jovem provocadora revela apenas a data da sua “primeira vez”: 29 de setembro. No final, acabamos por perceber que a jovem se está a referir à primeira vez que vai votar, e acaba por apelar ao voto de Francisco Lopes, candidato à Câmara Municipal de Lamego. Ao longo do seu discurso, são feitos planos provocadores do seu decote e ainda das suas pernas cruzadas com as suas mãos sobrepostas. A jovem morde também os lábios e mantém sempre um sorriso hostil, desafiante e tentador que nos dá a ideia de que se está a referir à perda da virgindade e não à primeira vez em que vai votar.

Fazendo referência a campanhas anteriores, existe uma campanha de 2011, que se distingue consideravelmente desta propaganda. Na de 2011 recorrem novamente a vídeos, mas estes já com um conteúdo diferente. Neste vídeos constam apoiantes de Francisco Lopes, que descrevem como o Engenheiro é, e porque é que se devia votar no mesmo. Dando como exemplo, temos Ana Teresa Vicente (presidente da Câmara Municipal de Palmela) que refere: “Eu apoio a candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República Portuguesa, porque considero que neste momento é a única candidatura que verdadeiramente pode ser útil a Portugal e aos portugueses”. Com este exemplo apercebemo-nos então da distinção entre uma propaganda e a outra, realçando a negatividade da propaganda mais recente.

Concluindo, na minha opinião, a produção desta propaganda política não foi realizada da melhor maneira. Embora seja uma tentativa para incentivar os jovens ao voto (principalmente aos jovens do sexo masculino, uma vez que é uma rapariga o “objeto” do vídeo), não foi estruturada corretamente uma vez que, associamos as palavras da jovem e todo o cenário criado a outro tipo de primeira vez e não à pretendida. Quando no fim do vídeo, nos apercebemos do que se trata, a reação não é positiva, pois de uma propaganda política esperamos algo mais objetivo. Nada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com