TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão Racial Na Escola.

Exames: A Questão Racial Na Escola.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 2

A questão racial na escola:

desafios colocados pela implementação da lei 10.639/03

Segundo a lei 10.639/03, uma lei criada em 9 de janeiro 2003, torna-se obrigatório a inclusão do ensino da História da África e da cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e privados da educação básica.Acredita-se que um dos principais papéis da escola é formar cidadãos que respeitem a diversidade como parte de uma formação cidadã,sobre tudo a escola publica que por sua vez, exerce um papel fundamental na construção de uma educação antirracista.

A sociedade do presente século carrega ainda consigo preconceitos sobre a cultura do africano escravizado como uma pessoa selvagem sem ética. Mas do ponto de vista pedagógico esse preconceito deverá ser superado e mudado com visão ampla e diversificada para entender a riqueza da cultura negra no crescimento da nossa sociedade.E do ponto de vista político esta mesma visão não tem muito êxito,pois é relacionado como poder,desigualdade e de colonização.

No Brasil a população branca era tida como referência de poder desde a época da escravidão. Os pintores Jean-Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas retrataram através de suas pinturas como os negros eram tratados no século XIX. Hoje em dia vemos imagens de uma África que exibe sua cultura e suas leis de uma forma bem elaborada.

A luta pela superação do racismo e da discriminação racial é tarefa de todo e qualquer educador, independentemente do pertencimento étnico-racial, crença religiosa ou posição política. Como diz Ferreira ( 2006): “ A morada do educador é a ética”. Devemos respeitar as diferenças das raças sobre tudo, a cultura e a religião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com