TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multiculturalismo na escola e avaliação cultural e racial

Projeto de pesquisa: Multiculturalismo na escola e avaliação cultural e racial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 7

O multiculturalismo na Escola e a valorização Cultural e Racial

Paulo Fabio Braga das Montanhas

Resumo

Na era da globalização e da velocidade em que as informações são trocadas e relações são rapidamente estabelecidas, as sociedades enfrentam um grande desafio advindo de questões econômicas, políticas, étnicas e culturais na tentativa de combater os conflitos movidos por preconceitos e discriminações, muitas vezes resultantes dessa convivência com diferentes culturas, configurando então a Multiculturalidade. Como um dos segmentos existentes na sociedade responsável pelo processo de formação do indivíduo e emancipação dos alunos surge a escola como importante instituição para promover a análise e discussões desses conflitos, buscando a reflexão sobre os elementos que os constituem, construindo uma educação multicultural. Diante disto, este artigo teve como objetivo discutir, através das bibliografias indicadas, os desafios da escola no que diz respeito à abordagem do multiculturalismo na escola e a valorização cultural e racial.

Palavras-chave: Multiculturalismo, didática, escola, educador.

Abstract

In the age of globalization and the speed at which information is exchanged and relationships are quickly established, companies face a major challenge arising from economic, political, ethnic and cultural trying to tackle conflicts fueled by prejudice and discrimination, often resulting this interaction with different cultures, then setting multiculturalism. As one of the segments in society responsible for the process of training and empowerment of the individual student comes to school as an important institution to promote the analysis and discussion of these conflicts, seeking to reflect on the elements that make them up, building a multicultural education. Given this, this paper aims to discuss, through the bibliographies given the challenges of the school with regard to the approach of multiculturalism in school and valuing cultural and racial.

Keywords: Multiculturalism, teaching, school, educator.

I. Introdução

Com o advento da globalização, as sociedades atuais enfrentam um grande desafio advindo de questões econômicas, políticas, étnicas e culturais na tentativa de combater os conflitos movidos por preconceitos e discriminações, muitas vezes resultantes dessa convivência com diferentes culturas, configurando então a Multiculturalidade.

A autora Lima (2010) utiliza-se desse termo para constatar que a sociedade atual é constituída de enumeras culturas diferentes que convivem não ocupando posições igualitárias, pois suas relações definem-se por questões de poder referindo-se a padrões como etnia, classe social, gênero, sexualidade, religião, etc.

Dentro desse contexto, destaca-se como um dos segmentos da sociedade a escola como importante instituição para promover a análise e discussões desses conflitos, buscando a reflexão sobre os elementos que os constituem, já que a mesma é, também, norteadora do processo de formação do homem no decorrer do seu desenvolvimento.

Deste modo, essa perspectiva multicultural no que diz respeito à abordagem pela escola surge não somente por preocupações pedagógicas, mas principalmente por motivos sociais, políticos, ideológicos e culturais, tendo sua origem iniciada há aproximadamente 30 anos nos Estados Unidos, através de movimentos de pressão e reivindicação de algumas minorias étnico-culturais, principalmente negras (JORDAN, 1996 apud CANDAU; ANHORN, 1997).

Não diferente do que aconteceu nos Estados Unidos e Europa, o Brasil vêm no decorrer de sua história, especialmente a partir da década de 80 e 90 do século passado, assumindo uma nova postura, onde conscientiza-se da existência das diferentes culturas que constituem a população brasileira e se questiona sobre como se dá a “democracia racial”.

Em meio a tantos questionamentos das diferentes classes que constituem a nação - negros, movimentos feministas, sem terras, grupos indígenas, entre outros - em que se busca o reconhecimento dessas identidades e a valorização das mesmas dentro dos contextos em que se encontram, urge a necessidade de se discutir e integrá-las de modo democrático, utilizando-se da escola como o meio mais eficiente para promover essa democratização através do seu currículo escolar, da didática e práticas pedagógicas.

Deste modo, este artigo buscou discutir, através das bibliografias indicadas, os desafios da escola no que diz respeito à abordagem do multiculturalismo na escola e a valorização cultural e racial.

2. A ação da escola e o multiculturalismo no Brasil

Lima (2010) informa que as discussões acadêmicas sobre o conhecimento dos docentes ganharam força nos anos de 1990; assim como também, neste mesmo período, cresceu o número de diferentes movimentos sociais que passaram a reivindicar o reconhecimento de suas identidades e a sua valorização, indo de encontro à cultura escolar dominante nos sistemas de ensino que precisa ser desnaturalizada para que possa então ser incorporada a diversidade cultural no dia-a-dia da escola (CANDAU; ANHORN, 1997).

Após a afirmação sobre a necessidade da incorporação da diversidade cultural no cotidiano escolar, as autoras Candau e Anhorn (1997, p. 2) informam que em 1996 o Ministério da Educação e Desporto, através dos “Parâmetros Curriculares Nacionais” propuseram como um dos temas transversais a pluralidade cultural, como transcrito a seguir:

Tratar da diversidade cultural brasileira, reconhecendo-a e valorizando-a e da superação das discriminações aqui existentes é atuar sobre uns dos mecanismos de exclusão, tarefa necessária, ainda que insuficiente, para caminhar na direção de uma sociedade mais democrática.

É um imperativo de trabalho educativo voltado para a cidadania, uma vez que tanto a desvalorização cultural -traço bem característico da nossa história de país colonizado- quanto a discriminação são entraves à plenitude da cidadania para todos- portanto, para a própria nação”.

Seguindo o conceito proposto pelos “Parâmetros Curriculares Nacionais” a cerca da multiculturalidade brasileira, McLaren (2000) infere que o conhecimento escolar deve ser construído com bases nas informações advindas da raça, da classe social, do gênero e não de um simples retrato da realidade, em que o projeto pedagógico posicione-se no combate às injustiças, intermediando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com