TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preconceito Racial na Escola

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

LUCIANA PEREIRA GONÇALVES

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Eixo temático: discriminação e preconceito no espaço escolar

[pic 3]

GOIÂNIA

2012

                                       

 LUCIANA PEREIRA GONÇALVES

        PLANO DE AÇÃO

Eixo temático: discriminação e preconceito no espaço escolar

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos;Comunidade e Linguagem; Psicologia da Educação II, Educação e Diversidade;Relações  étnico-Raciais.Profs.Vilze Vidotti Costa;Lillian Salete Alonso;Carlos Eduardo Gonçalves;Fabio Luiz da Silva.

Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias

Tutor(a) de sala: Adriana Alves

Goiânia

2012

Introdução

É muito importante refletirmos sobre que tipo de trabalho temos que desenvolver em nossas escolas.Qual efeito ,que resultados temos que alcançar. Qual é na verdade a função social da escola? A escola está realmente cumprindo ou procurando cumprir sua função,como agente de intervenção na sociedade? O simples  tema do texto preconceito racial na escola, esta tem por objetivo junto com o professor na formação de valores dentro do ambiente escolar.Eis alguns pressupostos a serem explícitos nesse trabalho. 

A educação é o processo formal pelo qual a sociedade deliberadamente transmite seu acumulo de conhecimentos, habilidades ,costumes, valores, de uma geração para outra  geração. Inicialmente utilizamos á pesquisa bibliográfica ,um embasamento teórico em autores renomeados na área  de gestão educacional.Através deste trabalho vamos  ver alguns itens de alguns levantamentos de reflexões e constatações do processo de ensino e aprendizagem.

O trabalho dividi - se em capa, folha de rosto,introdução,desenvolvimento e considerações finais .

               

 TODOS  IGUAIS  DIFERENTES

O Preconceito racial é o que mais se abrange em todo o mundo,pois as pessoas julgam as demais por caiusa de sua cor ,ou melhor,raça.O nosso cotidiano escolar está imprugnado de mito da democracia racial um dos aspectos da cultura da classe dominante que a escola transmite.Assim ,apesar de aescola incultar o saber dominante ,essa educação problematizadora poderia tornar mais evidente a cultura popular.

 A escola podera elaborar um currículo que permita problematizar a realidade.A educação escolar é um espaço privilegiado para crianças, na escola encontra-se a maior diversidade cultural e também éo local mais discriminador. Na maioria dos casos os professores  tem um papel de fundamental importância para discutir suas contribuições na formação do nosso povo. Por isso trabalhar as diferenças  é um desafio para o professor ,por ele ser o mediador do conhecimento , embora saibamos que seja impossível uma escola igual para todos, acreditamos que seja possível a construção de uma escola que reconheça que os alunos são diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com