TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Realidade Como Campo de Constatações e Contestações

Por:   •  7/6/2020  •  Monografia  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 6

A realidade como campo de constatações e contestações.

Oitavo período

APRESENTAÇÃO: 31/05/2019

Na apresentação foi falado sobre a práxis pedagógica, uma atividade primordial que se constitui por base com objetivo de formação do trabalho docente. Essa atividade É sempre um ato reflexivo com o intuito de um caráter formador que ocorre por meio do conhecimento em construção.

A partir da transformação dos sujeitos e do seus conhecimentos de forma direta indireta é possível uma mudança qualitativa na visão de mundo e da suas ações sobre ele.

Em cada momento histórico irá existir teorias, Espaços e condições favoráveis a formação de  professores.

São muitos os desafios na docência sendo fundamental transformar o aprendiz em mestre e transformar a realidade, A escola como espaço de formação foi projetada e produzida com finalidades objetivas de realização, incluindo e excluindo de acordo com a lógica do sistema político econômico.

Grande maioria dos sujeitos São excluídos por meio das avaliações, das notas, de um currículo e do distanciamento entre escola e o universo vivencial do aluno.

O professor e o aluno encontra-se em níveis diferentes de compreensão da prática social e é válido lembrar que a educação é um bem público e todos devem ter acesso ao conhecimento.

O curso de pedagogia é um local de formação docente e uma luta pela melhoria da qualidade do ensino é extremamente necessária pois a formação de professores têm sido marcada pelo caráter tecnicista e conteudista. E só há uma solução por meio da metodologia de caráter qualitativo buscando a compreensão de um cotidiano e de práticas pedagógicas presentes na realidade da formação do professor.

Organização do trabalho pedagógico na docência nos anos iniciais do ensino fundamental: aspectos da  Profissionalidade polivalente.

Terceiro período

APRESENTAÇÃO: 07/06/2019

Tardif e Guathier ao analisar o trabalho docente argumentaram que as funções podem ser divididas em dois grupos:

A primeira função relacionada a gestão da matéria diz respeito ao planejamento,  ao ensino e avaliação.

A segunda função são relacionadas a matéria a ser ensinada e outra é a intenção dos alunos.

Tardif aproxima da afirmação de Guarthier em relação à organização que envolve a manutenção da disciplina e ainda se configura na ação de motivação.

O professor deve organizar o tempo pedagógico, a sequência dos conteúdos e o alcance das finalidades dos aprendizado dos alunos e é necessário uma apropriação dos conteúdos de outras Áreas de conhecimento para que o aluno desenvolva sua habilidade de leitura e escrita.

Ensino temático

Foi apresentado que na escola é trabalhado de modo geral os temas propostos, Explorando diversos conteúdos dentro de um só tema ademais,  Existe uma contexto alisar ação dos conteúdos das diversas áreas que torna assim a compreensão de forma mais fácil.

É necessário ressaltar que a partir do momento que o aluno vivencia as diversas áreas do conhecimento a aprendizagem se torna mais significativa. Não sendo importante seguir uma sequência de conteúdos.

A Interdisciplinaridade é quando duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento e levar dinâmica ao ensino. A relação entre os conteúdos disciplinares é a base para um ensino mais interessante, onde uma matéria auxilia a outra.

O professor polivalente está presente principalmente nos primeiros anos da educação básica, mas muitos ainda se especializam para dar aulas para os ensinos fundamentais e médios de matérias diferentes.

A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO CURRICULAR NA PRÁTICA PEDAGOGICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ( EJA).

Apresentação dia 07/06/2019

  • Temas Abordados:

Tempo social e tempo curricular;

A reflexão que o grupo traz sobre o tempo social e que ele pode ser  visto como processo, um movimento que muda constantemente, onde elas fizeram uma citação interessante do MATTHEWS que diz da seguinte forma “ O que é, por conseguinte, o tempo? Se alguém me perguntar, (eu sei o que é o tempo), mas se quiser explicar a quem me fez a pergunta, já não sei.

(MATTHEWS,2007 P,128)

Elas abordam que atualmente o tempo tem sido problematizado em diferentes campos do conhecimento. Os estudos de Elias (1998) e Prygogige (1996)  ter contribuído de forma significativa para o campo da educação, portanto afirmam que o tempo se configura também como noção do saber incluso para o campo educacional.

O currículo traz uma perspectiva de uma educação humanizada a e emancipatória: Nessa perspectiva, a educação torna-se um instrumento de poder e legitimação das ideologias dominantes e instrumentais, que favorecem o fortalecimento de uma sociedade cada vez mais dividida e marcada pelas sucessivas e permanentes mudanças do tempo, tempo colonial, tempo industrial, tempo moderno e tempo pós-moderno.

Currículo, escola, e práticas pedagógicas; O currículo é um projeto pedagógico que nele estão contidos: plano de organização, dinâmicas, conteúdos, dispositivos pedagógicos, procedimentos e avaliação de uma prática pedagógica com suas intencionalidades.

 No contexto escolar em uma ação coletiva que a organização, seleção e formas de conhecimentos que são destinados aos alunos da EJA funcionam positivamente ou negativamente, atende aos interesses dos dominantes ou negados aos interesses dos dominados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com