TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REALIDADE DAS AULAS PRÁTICAS DE ARTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPO GRANDE - MS

Por:   •  4/12/2020  •  Artigo  •  4.828 Palavras (20 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 20

TIAGO DA MAIA PAVANI MOTTA (8097170)

Artes Visuais - Licenciatura

A REALIDADE DAS AULAS PRÁTICAS DE ARTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPO GRANDE - MS

Tutor: Aluísio de Souza Oliveira

Claretiano - Centro Universitário

CAMPO GRANDE

2020

A REALIDADE DAS AULAS PRÁTICAS DE ARTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPO GRANDE - MS

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo fazer uma ponderação sobre as práticas pedagógicas no ensino de Arte e analisar como a disciplina vem sendo trabalhada na escola pública de Campo Grande. Para tal, fez-se uma pesquisa qualitativa, levando em consideração o referencial bibliográfico sobre a história do ensino da arte na educação, a arte na educação, a Abordagem Triangular, a realidade do ensino da arte para o professor. O diagnóstico da Proposta Pedagógica da escola analisada busca apresentar o entendimento de educação desenvolvida, proporcionar a visão de educador (como mediador entre o aluno e o objeto do conhecimento) e educando, levando em consideração toda a singularidade da infância.

Palavras-chave: Arte e Educação; Assemblage; Escola Pública; Ensino de Arte.

1. INTRODUÇÃO

Este estudo tem como objetivo revelar primeiramente as dificuldades que o professor enfrenta com a prática em artes na escola pública. Também visa evidenciar a importância do estudo da arte, para compreender o que se passava em determinada sociedade, por um determinado período da história. A educação em arte proporciona o surgimento e a evolução do pensamento primeiramente artístico, do entendimento estético, sua sensibilidade, percepção e imaginação para realizar delineamentos artísticos, tanto na apreciação da natureza e cultura, como na sua diversidade nas danças, pinturas, linguagem, esculturas, entre outros. (CRUZ, 2010).

Por meio de pesquisas bibliográficas, iniciou-se este trabalho com a história do ensino da Arte no Brasil e sua importância para a evolução do ensino nesta área. Outro ponto importante interpelado é a Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa, que atualmente é indagada como uma das principais referências do ensino da arte no Brasil, procurando sempre compor ao mesmo tempo elementos diversos do ensino/aprendizagem, como a leitura de imagem, a contextualização e o fazer artístico.

A avaliação pedagógica como processo dinâmico considera tanto o conhecimento prévio e o nível atual de desenvolvimento do aluno quanto às possibilidades de aprendizagem futura, configurando uma ação pedagógica processual e formativa que analisa o desempenho do aluno em relação ao seu progresso individual, prevalecendo na avaliação os aspectos qualitativos que indiquem as intervenções pedagógicas do professor.

No processo de avaliação, o professor deve criar estratégias considerando que alguns estudantes podem demandar ampliação do tempo para a realização dos trabalhos e o uso da língua de sinais, de textos em braile, de informática ou de tecnologia assistida como uma prática cotidiano. Os sistemas de ensino devem organizar as condições de acesso aos espaços, aos recursos pedagógicos e à comunicação que favoreçam a promoção da aprendizagem e a valorização das diferenças, de forma a atender as necessidades educacionais de todos os estudantes. A acessibilidade deve ser garantida por meio da extinção de barreiras arquitetônicas, urbanísticas, na construção – compreendendo instalações, acesso, equipamentos, mobiliários e meio de transportes e por fim as barreiras nas comunicações e obtenção de informações.

O estudo ponderara como as práticas pedagógicas de artes estão sendo trabalhadas na escola pública de Campo Grande, Escola E.E. Professora Clarinda Mendes de Aquino, onde o primeiro contato será dialogar com um profissional da área, conhecer sua concepção de ensino e como desenvolve suas práticas, uma vez que se percebe que é uma dificuldade muito amplas, e em seguida aplicar uma atividade prática para perceber de perto a real necessidade.

Assim, o problema central da pesquisa pode ser expresso por alguns questionamentos: por qual motivo à falta de materiais na sala de aula da escola pública, como realizar uma atividade prática em arte na sala de aula sem esse recurso? Há um espaço apropriado? O que os alunos entendem por arte? Quais as possíveis técnicas acessíveis podem ser aplicadas para os alunos da rede pública? A disciplina Arte tem sido prospera nas escolas brasileiras? Visto que professores postergaram, tal processo de aprendizagem do educando rodeia inúmeros pontos culturais, desvinculando do saber artístico (FERRAZ e FUSARI, 2010). Enfim, questões como estas serão investigadas na pesquisa em campo.

Esta pesquisa tem como principal objetivo avaliar e analisar a realidade e as possibilidades das práticas pedagógicas de artes em uma escola pública de Campo Grande – MS, identificar os principais desafios do ensino da arte na escola pública, refletir sobre a arte-educação e as práticas pedagógicas no contexto escolar e compreender a importância da formação profissional dos professores de Arte para escola pública.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 HISTÓRIA DO ENSINO DA ARTE NO BRASIL

O ensino de arte no Brasil passou por várias transformações ao longo do tempo até os dias atuais. Isso ocorreu em consequência das necessidades vivenciadas em cada época, onde o ensino se atualizou e consequentemente o ensino da arte também.

Segundo SOARES (2016, p. 47), os primeiros aparecimentos do ensino da Arte como instrumento de educação no Brasil foram:

[...] através da educação jesuítica. Para uma melhor assimilação e anuência de sua proposta educacional colonizadora, os jesuítas empregavam diferentes linguagens artísticas, as principais foram o teatro, a música, o canto coral, tento como objetivo de catequizar e educar os indígenas e tinham como denominação, “Companhia de Jesus.

A arte além de servir como inclusão, foi de suma importância para a construção da identidade brasileira, aproximando a sociedade da cultura e formando valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com