TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Francesa

Por:   •  13/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 4

A) Quais as principais causas da Revolução Francesa?

Um dos fatores principais que deu fruto a crise francesa, foi o empréstimo de dinheiro aos Estados Unidos para sua independência;

Disseminação do iluminismo;

Monarquia absolutista

Ascenção da burguesia, junto com dificuldades colocadas pelo primeiro e segunda estado para a ascenção economica da mesma.

B) Quem foi Robespierre e qual sua participação na início da revolução?

Representante do terceiro estado (trabalhadores, burguesia e componeses), era um advogato e político frances, também conhecido como o incorruptivel, lider do partido jacobino, motiva os ideias da revolução francesa, tem papel de destaque na acusação e execução de Luis 16. Ele impos o reino do terror e foi o ultimo a morrer no proprio reino imposto. Ele se colocava como superior a igreja, criando uma nova religião, criou um feriado para ele mesmo. Defendeu o fim da escravidão nas colonias, a igualdade de direitos, instituições democraticas.

C) Quais principais acontecimentos marcam o inicio da revolução?

Semelhante a questão A

D) O que eram os Estados-Gerais e onde se reuniam?

MANOEL

E) O que funcionava no palácio de Versalhes e no palácio das tulherias? Eles ainda existem? O que eram a Conciergeria e a Bastilha? Eles ainda exitem?

Versalhes: Centro de poder do antigo Regime na França, construido pelo rei Luiz XIV, o rei "sol", passou a ser em 1682 a residência oficial da monarquia

Louis Le Vam -> arquiteto do palácio

Tulherias: foi um palácio parisiense, cuja construção começou em 1564 sob o impulso de Catarina de Médicé, num local onde antes, funcionava uma fábrica de telhas. Hoje é um jardim, o palácio foi demolido.

A conciergeria atualmente é um museu, foi das residencia dos reais ao um palácio de justiç, durante a RF foi instalado um tribunal revolucionario e sua principal prisoneira foi Maria Antonieta, deselvolveu atividade judiciaria e compilou prisões. A Bastilha foi uma prisão que em 14 de julho foi tomada pelos revolucionarios que buscavam a polvora que estava estocada na fortaleza, foi demolida tijolo por tijolo pelos revolucionários.

F) Quem eram os girondinos e os jacobinos?

Ao centro estava o clero (primeiro estado) e aristocracia (segundo estado), a esquerda estava os jacobinos, liberados por Robespierre com suas ideias radicais e esquerdistas, gostaria de transformar a frança em uma republica. Ele tinha como base a violencia como forma de defender a revoluçao, apos sua morte os jacobinos foram proibidos de exercer suas atividades. A direita estavam os girondinos, considerado moderados, liderados por Jacques-pierre era a alta burguesia, defendiam uma monarquia constitucional e o liberalismo economico, constituiram o voto censitário e retomaram o controle da revolução em 1794 pós morte de Robespierre. Deram um fim nas metidas populares.

G) O que é uma revolução do ponto de vista político? Por que, em 1789, na França, houve uma revolução?

PEDRO

H) No brasil, em 1964, houve uma revolução militar?

PEDRO

I) O que foi a fase do "terreus"?

MANOEL

J) Qual a visão da monarquia absoluta a respeito da igreja? E qual a visão das iluministas?

Para a monarquia - Deus deu o poder

Para os iluministas - o povo deu o poder (seguiam a ideologia dos pensadores gregos, como Rousseu e Montesquieu)

K) O principal documento político da RF foi a Declamação dos Direitos do Homem e do Cidadão: comente o conteúdo do seu preâmbulo e dos seus 4 primeiros artigos.

PEDRO

L) Qual o lema da Revolução Francesa?

Liberdade, Igualdade e Fraternidade

Liberdade, porque eles queriam ficar livres dos impostos cobrados de maneira injusta; Igualdade, porque queriam que os direitos por lei fossem iguais para todos, acabando com os privilégios do primeiro (Clero) e segundo (Nobreza) Estados. E Fraternidade, porque o pensamento deles era pensar o ser humano acima do poder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com