TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Mexicana

Por:   •  19/3/2019  •  Resenha  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

DISCIPLINA: História da América Latina

PROFESSOR: Márcio Aprígio

ALUNA: Marília Eunice Ferreira

PRADO, Maria Ligia; PELLEGRINO, Gabriela. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2014. (Cap. 7 A Revolução Mexicana, p.101-115).

        A revolução mexicana ocorreu no ano de 1910, foi a primeira grande revolução da América Latina no século XX, que visava a reforma agraria em uma tentativa de acabar coma desigualdade o país. Problemas em torno do autoritarismo político desencadearam a revolução. Houve um grande crescimento econômico no governo de Porfirio Díaz, que assumiu após a queda de Benito Juárez, esse crescimento acontecia principalmente no setor de exportação, com a entrada de capital norte-americano e europeu, principalmente na área agrária, essa mesma classe comandava o México, a maior parcela da população vivia na pobreza, nutrindo assim o sentimento de insatisfação.

        Nas eleições de 1910 Francisco Madero se candidatou como oposição a Porfirio, porém Diaz acabou se reelegendo, houve clara manipulação e Madero alertou a população. Uma rebelião foi convocada, gerando a queda do governo de Diaz. Madero assume o governo, porém ele era líder da elite o que frustra os seus apoiadores por não conseguir garantir os direitos as classes mais pobres, acentuando ainda mais a desigualdade social.

        Uma revolução aconteceu para retirar Francisco Madero do poder, tendo como líderes os camponeses Zapata e Villa, resistiram a vários sucessores de Madero. Como consequência da revolução e da resistência dos camponeses em 1917 ocorreu uma nova eleição onde Venustiano Carranza venceu sob a promessa de convocar uma nova constituição, com ela seria feita uma nova reestruturação social no México e a tão aclamada reforma agrária.

        Porém até hoje o México sofre com essas desigualdades e com uma reforma agrária ineficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com