TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A economia como causa da migração mexicana para os EUA: um olhar teórico.

Por:   •  7/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

CRIE

CONGRESSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS ESPECIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

A ECONOMIA COMO CAUSA DA MIGRAÇÃO MEXICANA PARA OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA: UM OLHAR TEÓRICO.

Artigo apresentado como requisito para composição de nota na disciplina Teoria das Relações Internacionais, pelo curso de graduação em Ciência Política, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio.

Agatha de Araújo Assumpção

Ana Carolina Pinho de Almeida

Curso de Ciência Política   

 

A economia como causa da migração: um olhar teórico.

Resumo: Apresentação focada em explicar como a migração por motivos econômicos ocorre, sob a ótica das teorias das relações internacionais, Liberalismo e Transnacionalismo, adotando como metodologia empírica e quantitativa. O trabalho se dará através da análise de acontecimentos acompanhado de  associações as teorias mencionadas anteriormente.

        A cada ano milhares de pessoas passam por duros processos de migração, enfrentam condições adversas e colocam suas vidas em risco, visando um futuro melhor. Com essa busca por melhora de vida e melhores condições, esses imigrantes tem como objetivo países no qual possuam uma economia mais desenvolvida que o seu país de origem.

        A economia tornou-se um fator determinante no fluxo migratório, países considerados como desenvolvidos são os responsáveis pela maior quantidade de imigrantes. Os Estados Unidos, por exemplo, todo ano, milhares de pessoas tentam de forma legal e ilegal, adentrar as fronteiras estadunidenses em busca da conquista do sonho americano. A grande parte ilegal, advém de países subdesenvolvidos e pobres, que não se limitam a quase nada e passam por muitas situações degradantes a vida humana na busca de um futuro melhor.

        A ideia de um mundo globalizado, interligado, unido; faz com que a diferença cultural, ainda presente, tenha uma pequena redução, e tem como consequência por parte de imigrante, que ele se sinta parte daquele objetivo de almeja. A facilidade da troca de informações faz com que se perceba o local em que se vive, e que concomitantemente, ocorre uma necessidade de melhora de vida.  

        O artigo se seguirá essa lógica, comprovando por intermédio de levantamento de dados e associação com os autores e suas respectivas teorias utilizadas para debates de relações internacionais. Pretendemos  através de um olhar teórico, apontar o fluxo migratório como consequência do maior desenvolvimento econômico de determinados países. Visamos explicar, o porquê de determinados países serem rota mais escolhida  como o destino dos migrantes.

         

Palavras Chave: migração, Liberalismo, economia, Transnacionalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com