TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Russia Contemporânea

Por:   •  12/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

Com a queda da União Soviética, chega ao fim décadas de disputas entre dois projetos políticos diferentes e a divisão do mundo entre duas potências. Esta bipolaridade era mantida, dentre outras coisas, pela formação de áreas de influências de cada um dos países concorrentes. De um lado, os Estados Unidos defendendo o capitalismo e, de outro, a União Soviética com sua versão de socialismo. Quando a URSS entra em colapso, o mundo antes dividido em dois passa a ter um único líder e, mais do que isso, um único projeto político. Assim, autores como Francis Fukuyama, passam a declarar o fim da história com a vitória e a supremacia do modelo norteamericano capitalista de democracia liberal ocidental.

Nos anos seguintes observamos o antigo espaço soviético passando por todo um novo processo de adaptação à nova realidade política em transição ao modelo capitalista liberal. Com essa transição, diversos conflitos se deram nesse antigo espaço de controle, direto ou indireto, da URSS. Em sua maioria, percebemos a ação da Rússia, o maior estado herdeiro do poder soviético, fomentando os conflitos e inclusive fornecendo armamentos a grupos favoráveis à Moscou.

O objetivo deste trabalho é realizar um histórico das relações entre a Rússia e seu entorno regional, focando principalmente na dinâmica apresentada pelos seus governantes durante conflitos, armados ou não, na região. O trabalho focará desde o período imediatamente anterior à queda da URSS para poder analisar as políticas (ou a falta delas) realizadas para tentar conter conflitos no interior do bloco, passando pelo processo de transição de regime pós independências até chegar nos anos mais recente de governo Putin com os episódios da Geórgia e da Crimeia.

Com este histórico, esperamos poder criar um embasamento teórico mais eficaz para realizar uma análise posterior aprofundada da política externa do governo Putin e seus objetivos não apenas regionais, mas também globais.

Para tanto, utilizaremos os seguintes textos acadêmicos inicialmente:

Urjewicz, Charles. « Les conflits ethniques : essai de typologie », in Notes et études documentaires, 4982, 1993, p9-24.

Blum, Alain. « L’Asie centrale ex-soviétique, espace culturel et espace démographique », in CEMOTI, 16, juillet-décembre 1993, numéro spécial, p.334-349.

Valychenko, Stephen. « Restructuring and the non-Russian past », in Nationalities Papers, 22(2), aut.1994, p.325-335.

Carrère d’Encausse, Hélène. « La décomposition de l’Empire soviétique », in Pouvoirs, 57,1991, p.19-31

Jonson, Lena. « In Search of a Doctrine: Russian Interventionism in Conflicts in the Near Abroad”, in Low Intensity Conflict and Law Enforcement, vol.5 n°3, winter 1996, p.440-465.

Radvanyi, Jean. « Caucase : la marche turbulente de la Fédération de Russie », in Hérodote, 3, n°138, 2010, p.8-26.

Roy, Olivier. « Frontières et ethnies en Asie centrale », in Hérodote, 64, janvier-mars 1992, p.169-182.

Papazian, Taline. “Noeud gordien ou rocher de Sisyphe? Le conflit du Haut-Karabakh dans les stratégies des chefs d’Etats de l’Arménie post-soviétique », in Merlin, Aude, Serrano, Silvia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com