TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Urbanização Mundial e do Brasil

Por:   •  27/3/2023  •  Relatório de pesquisa  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]Estudate : Mayara Rebeka

Série : 2º GTA

Assunto : Urbanização Mundial e do Brasil

1º) Explique qual a diferença existente entre o Crescimento Urbano e a Urbanização ?

R = O crescimento urbano se dá quando temos o crescimento de uma cidade, ou seja, uma cidade crescer horizontalmente ou verticalmente, isso significa crescer no sentido de ampliar , como moradias, escolas, coisas básicas para a sobrevivência  . A urbanização e quanto temos o aumento da população urbana sobre a população rural, ou seja ocorre um evento em que as migrações para a cidade causam a urbanização. Claro que as duas coisas acabam andando juntas, uma vez que para ocorrer o crescimento é importante também a urbanização.

2º) Quais as principais características do processo de Urbanização desenvolvida pelos países ditos desenvolvidos ?

R = Os países desenvolvidos passaram pelo processo de urbanização integrada onde o crescimento das cidades acontecem acompanhando a infraestrutura e a questão do emprego, diferentemente dos países subdesenvolvidos que sofrem uma urbanização de forma muito acelerada gerando diversos problemas devido ao crescimento desordenado.

3º) Como poderíamos definir o termo Urbanização Integrada ?

R = A urbanização integrada compreende todos os programas e ações destinados a melhorar as condições de habitabilidade das populações residentes em assentamentos precários – favelas, áreas de risco e loteamentos irregulares.

4º) Que elementos marcam o processo de Urbanização Anormal, tratada no vídeo aula ?

R = a migração anormal se dá pelo êxodo rural intenso, o processo de êxodo rural acontece basicamente por dois motivos: o primeiro é o desenvolvimento da indústria nas cidades e o segundo é a melhoria  tecnológica no campo que  faz com que o indivíduo perca seu polo de trabalho e migre para as cidades, atraído pela indústria.

5º) Exemplifica os principais problemas gerados por um processo de Urbanização desordenada ou sem  planejamento ?

R =crescimento desordenado, infraestrutura insuficiente, trânsito lento, os transportes públicos não satisfazem de forma ideal toa a população, segregação dos espaços, serviço público insuficiente.

6º) Como poderíamos definir a expressão Segregação Urbana ?

R = A segregação urbana, também chamada de segregação socioespacial, refere-se à periferização ou marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço das cidades.

7º)  Quais as principais cidades do país que apresentam o que se costuma chamar de Metropolização ?

R =  Entre os exemplos de metrópoles no Brasil, temos as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre e muitas outras.

8º) Como o processo de  mecanização realizado no campo se relaciona ao processo de Urbanização das cidades ?

R = As pessoas que viviam no campo, tinham sua forma de trabalho braçal que não produziam em grande quantidade, com o surgimento das máquinas o  trabalho que era feito em um dia podia ser realizado em poucas horas e isso acabou deixando os trabalhadores de lado e por conta disso eles migram para as cidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com