TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIDA DO PT

Dissertações: A VIDA DO PT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 7

Partido dos Trabalhadores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Nota: Para outros partidos dos Trabalhadores, veja Partido dos Trabalhadores (desambiguação).

Partido dos Trabalhadores

Número no TSE

13

Presidente Rui Falcão

Fundação 10 de Fevereiro de 1980 (33 anos)

Sede São Paulo e Brasília

Ideologia Majoritária: Socialismo petista - Centro-esquerda - Reformismo - Social-Democracia Lulismo.

Minoritárias: Marxismo (Socialismo, Leninismo - Trotskismo)

1 2 3 4 .

Afiliação internacional Foro de São Paulo

Governadores (2010)5

5 / 27

Prefeitos (2012)6

640 / 5 568

Senadores (2010)7

15 / 81

Deputados federais (2010)8

88 / 513

Deputados estaduais (2010)9

149 / 1 024

Cores Vermelho e branco

Site PT Nacional (Oficial)

O Partido dos Trabalhadores (PT) é um partido político brasileiro. Fundado em 1980, é um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América do Sul. Com 1 549 180 filiados, o PT é o segundo maior partido político do Brasil, atrás apenas do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).10

Maior partido na Câmara dos Deputados,11 o PT é o partido preferido de cerca de um quarto do eleitorado brasileiro desde dezembro de 2009.12 Os presidentes brasileiros Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff são amplamente reconhecidos como seus membros mais notórios.13 Seus símbolos são a bandeira vermelha com uma estrela branca ao centro, a estrela vermelha de cinco pontas, com a sigla PT inscrita ao centro e o hino 14 do Partido dos Trabalhadores. Seu código eleitoral é o 13.15

O PT possui, como os demais partidos políticos no Brasil, uma fundação de apoio. Denominada Fundação Perseu Abramo, foi instituida pelo Diretório Nacional em 1996 e tem por missão realizar debates, editar publicações, promover cursos de formação política e preservar o patrimônio histórico do partido - tarefa pela qual é responsável o Centro Sérgio Buarque de Holanda. A FPA substituiu uma fundação de apoio partidário anteriormente existente no PT, a Fundação Wilson Pinheiro, criada em 1981 e extinta em 1990.

Índice

[esconder]

• 1 Fundação: a reunião do Sion

• 2 Ideologia partidária oficial

• 3 Raízes ideológicas

• 4 Tendências partidárias

• 5 Principais cargos conquistados

• 6 Governo Lula

• 7 Controvérsias

o 7.1 Ranking da corrupção

o 7.2 Escândalos de corrupção

• 8 Bancada na Câmara dos Deputados

o 8.1 Composição atual

o 8.2 Bancada eleita para a legislatura

• 9 Participação do partido nas eleições presidenciais

• 10 Histórico de presidentes do partido

• 11 Membros famosos

• 12 Ex-membros famosos

• 13 Bibliografia

o 13.1 Bibliografia comentada

• 14 Referências

• 15 Ligações externas

Fundação: a reunião do Sion

Composto por dirigentes sindicais, intelectuais de esquerda e católicos ligados à Teologia da Libertação, no dia 10 de fevereiro de 1980 no Colégio Sion em São Paulo. 16 O partido é fruto da aproximação dos movimentos sindicais, a exemplo da Conferência das Classes Trabalhadoras (CONCLAT) que veio a ser o embrião da Central Única dos Trabalhadores (CUT),17 grupo ao qual pertenceu o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, com antigos setores da esquerda brasileira.

O PT foi fundado com um viés socialista.18 Com o golpe de 1964, a espinha dorsal do sindicalismo brasileiro, que era o CGT (Comando Geral dos Trabalhadores), reunia lideranças sindicais tuteladas pelo Ministério do Trabalho- um ministério geralmente ocupado por lideranças do Partido Trabalhista Brasileiro varguista - foi dissolvida, enquanto os sindicatos oficiais sofriam intervenção governamental. A ressurgência de um movimento trabalhista organizado, expressa nas greves do ABC paulista da década de 1970, colocava a possibilidade de uma reorganização do movimento trabalhista de forma livre da tutela do Estado, projeto este expresso na criação da CONCLAT, que viria a ser o embrião da CUT, fundada três anos após o surgimento do PT. Originalmente, este novo movimento trabalhista buscava fazer política exclusivamente na esfera sindical[carece de fontes?]. No entanto, a sobrevivência de um sindicalismo tutelado - expressa na reconstrução, na mesma época do antigo CGT, agora com o nome de Confederação Geral dos Trabalhadores, congregando lideranças sindicais mais conservadoras, como as de Joaquinzão e de Luís Antônio de Medeiros - mais a influência ainda exercida sobre o movimento sindical por lideranças de partidos de Esquerda tradicionais, como o Partido Comunista Brasileiro, forçaram o movimento sindical do ABC, estimulado por lideranças antistalinistas da Esquerda, como a de diversos grupamentos trotskistas, a adquirir identidade própria pela constituição em partido político - uma estratégia similar à realizada pelo movimento sindical Solidarność na Polônia comunista de então.

O PT surgiu, assim, rejeitando tanto as tradicionais lideranças do sindicalismo oficial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com