TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A catástrofe do seculo XX: Guerra total e guerra única livro “era dos extremos”

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E JURÍDICAS
CURSO DE RELA
ÇÕES INTERNACIONAIS

ALUNO: LUIS HENRIQUE ZANETTI DE LIMA

catástrofe do seculo XX: Guerra total e guerra única livro “era dos extremos”

Introdução

Nesse trabalho tento buscar o conceito de guerra total e guerra única que está no livro “Era dos Extremos” do historiador chamado Eric John Ernest Hobsbawn, o historiador classifica a primeira e a segunda guerra mundial como um único conflito que durou 31 anos (1914-1945) com isso tento trazer uma visão sobre esse marco histórico que ocorreu no século XX. 

Desenvolvimento

Em 9 de junho de 1917 nasceu o historiador marxista britânico Eric John Ernest Hobsbawn que foi uma figura muito importante no século XX. Durante sua vida ele escreveu alguns livros e obras importante, ao longo da sua vida foi membro do partido comunista britânico.

O início da primeira guerra mundial foi no ano de 1914, foi um confronto totalmente diferente do que já havia acontecido antes, as guerras que ocorreram antes de 1914 eram guerras de curta duração, em que o número de mortes era baixo, não havia invasão territorial e as nações que se envolviam nesses conflitos eram poucas. 

Diferentemente da primeira guerra mundial que marcou a vida de todos daquela época, pois foi um conflito histórico que causou milhares de mortes, confrontos longos envolvendo diversas nações, foi de fato muito maior do que os países esperavam e se preparavam economicamente, e era totalmente diferente do que já havia acontecido antes, classificando isso como uma Guerra Total. 

Hobsbawn destacava como a economia dos países era um fator muito importante nessa época, a questão econômica influenciou muito na vitória, após 1914 as economias dos países eram voltadas diretamente para a grande guerra, a indústria, os investimentos do Estado, a mão de obra, tudo se voltava para a economia de guerra. 

As guerras do século XX foram guerras em massa, um nível de mobilização muito alto durante anos, durante as guerras do século XX usaram e destruíram milhares de produtos durante esse período. Por tanto a guerra em massa exigia produção em massa e foi o maior empreendimento até então conhecido pelo homem.

A era da catástrofe é um termo usado por Hobsbawn, esse período se inicia diante a primeira guerra mundial e tem continuação até os resultados e o fim da segunda guerra. Durante quarenta anos foi calamidade atrás de calamidade, teve um momento que ninguém mais acreditava que um dia aquilo iria melhorar, alguns até diziam ser o fim do mundo, milhares de mortes, armamento cada vez mais pesado.

A segunda guerra mundial na visão de Hobsbawn, foi uma continuação da primeira guerra que ele dizia não ter resolvido nada, já na segunda guerra ocorreu algumas mudanças e que trouxe soluções, pelo menos por décadas, segundo Hobsbawn “Os impressionantes problemas sociais e econômicos do capitalismo na Era da Catástrofe aparentemente sumiram”.

Essa única guerra que Hobsbawn diz, se trata das grandes guerras do século XX, que durou 31 anos, com início no ano de 1914, com o assassinato de Francisco Ferdinando e terminou no ano de 1945 quando os Estados Unidos lançaram bombas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki no Japão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (367.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com