TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO

Ensaios: ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.254 Palavras (10 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 10

Competências Profissionais

INTRODUÇÃO Nessa atividade prática supervisionada (ATPS), do 7º semestre de administração, podemos colocar em prática varias situações vividas em sala de aula, desenvolver e absorver conhecimentos sobre competências profissionais. Este trabalho apresenta o Plano de Negócio para verificar a viabilidade de uma empresa. Tendo como objetivo auxiliar cinco universitários para atuar no mercado de produtos, servindo como um guia e auxiliar na tomada de decisões, sendo que sua utilização não está focada apenas na abertura, mas também para aperfeiçoar conforme a necessidade e mudança estratégica do empreendimento.

ETAPA 1 Oportunidade de mercado Os últimos dados do setor, referentes a 2011, apontam crescimento anual de 18,5% e R$ 1 bilhão em movimentação financeira, além da venda de 72 milhões de produtos, incluídos num mix total de 12 mil itens distribuídos em 10 mil pontos de venda de norte a sul do País, conforme dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual (Abeme). Além disso, são geradas mais de 100 mil vagas de emprego, direta ou indiretamente. Não por acaso, o Brasil sedia a quarta maior feira erótica do mundo, a Eróticas Fair, que acontece no próximo mês de abril, mais precisamente entre os dias 4 e 7, na capital paulista. Em sua 20ª edição, o evento espera atrair cerca de 30 mil visitantes por dia, além de pelo menos 8 mil empresários de toda a América Latina, incluindo representantes das principais marcas do mercado adulto mundial.

Entre os campeões de venda da categoria estão os géis funcionais (géis excitantes, também chamados de “vibrador líquido”), seguidos pelos géis para sexo oral e lubrificantes. Na sequência estão os produtos para massagem, incluindo velas comestíveis, bolinhas de massagem e similares, as lingeries e fantasias. Por último estão os acessórios mais “picantes”, como vibradores, capas e próteses. De acordo com especialistas, esse bom desempenho geral se deve, em grande parte, ao aumento da venda direta. “Em dois anos, a quantidade de consultores de itens eróticos por catálogo passou de 2 mil para 85 mil”, informa Paula Aguiar, presidente da Abeme. Foi seguindo essa trilha que a capixaba Elaine Pessini iniciou sua trajetória no segmento de produtos sensuais. Em 2001, a ex-vendedora de lingeries pediu emprestado ao marido o valor de R$ 150 e começou a vender também óleos sensuais de porta em porta. “Quando iniciei, o mercado sensual era mais alvo de preconceito do que é hoje; aos poucos, o Brasil vem quebrando os tabus e acredito que o segmento só tem a crescer”, diz a empresária.

Sabemos que o mercado empresarial está cada vez mais concorrido e necessita sempre de novos meios que façam com que uma ideia se torne algo concreto e real. Este Plano de Negocio nasce de um grupo de empreendedores, porém com consciência de que esse projeto poderia e pode se tornar um projeto real e com grande chance de êxito, com a certeza de ser um projeto com possibilidades de excelentes lucros. Com um investimento e a colaboração de seus sócios, a empresa “FOGO E PAIXÃO” tem tudo para ser um grande sucesso.

Vantagens competitiva Marca forte. “A empresa flor da pele” é a primeira escolha da mulher que deseja acompanhar as últimas tendências da moda íntima e adquirir produtos de qualidade a preços atrativos. A Companhia construiu uma marca corporativa com forte identificação e relação de intimidade com a mulher brasileira, reconhecida em todo o território nacional. Dentre os concorrentes, sua marca é a única a ter foco exclusivo na mulher, especialmente da Classe C. A Companhia se beneficia das características únicas de sua marca para agregar valor a seus produtos, comercializando-os sob a marca "FOGO E PAIXÃO".

Presença e experiência em todas as regiões do Brasil. A Companhia possui a maior cobertura geográfica na cidade de águas lindas/GO no setor de vestuário feminino e acredita ser a única loja feminina no Brasil com uma infraestrutura de distribuição nacional. A cobertura nacional que lhe confere amplo conhecimento e experiência quanto às particularidades em operar em diversas regiões do Brasil, tais como concorrência, preferências e características da população de cada região, clima, biótipo e perfil de renda. A presença nacional da “fogo e paixão minimiza o risco de inadimplência a que a Companhia está exposta por dispersá-lo em diversas regiões do País, já que ciclos de crises econômicas tendem a afetar cada região de forma diferente. Hoje, a Companhia possui 01 lojas.

Sistema de crédito eficiente e flexível. A habilidade e experiência da “fogo e paixão” em oferecer crédito são elementos-chaves de diferenciação em relação a maior parte de seus concorrentes. O Cartão é um importante instrumento de fidelização de suas clientes e um eficiente mecanismo para ampliar suas vendas e base de consumidoras. Além disso, o Cartão permite à Companhia flexibilizar as formas de pagamento às suas clientes e elaborar constantes promoções. Ao conceder crédito, a Companhia possibilita que suas clientes realizem um maior volume de compras.

Moda de qualidade com preços acessíveis e margens atrativas. Por possuir experiência e conhecimento do setor de varejo de moda feminina e moda íntima feminina com foco nas mulheres da Classe C, a gogo e paixão desenvolve produtos de qualidade, a preços acessíveis, que acompanham as últimas tendências da moda nacional e que são segmentados por estilos de vida. O sucesso da Companhia é atribuído ao fato dela atender às necessidades de seu público-alvo quanto à qualidade e atualidade de suas coleções e à sensibilidade ao preço, ao mesmo tempo em que obtém margens atrativas para seu negócio.

ETAPA 2 ESTRUTURA INICIAL DA EMPRESA Falaremos agora mais detalhadamente, sobre como a “À FLOR DA PELE“ se organizará para oferecer seus serviços e produtos. 1. 1 HISTORICO A “À FLOR DA PELE “é uma empresa que nasceu do projeto acadêmico de alunos da faculdade Anhanguera, durante a disciplina de Competências Profissionais que foi cursada pelos sócios no primeiro semestre de 2014. A empresa será criada por cinco universitários da faculdade Anhanguera e atuará no mercado de Comércio e Distribuição de Lingerie e Produtos

Eróticos. O segmento de mercado no qual “FOGO E PAIXÃO“ pretende atuar é composto basicamente por todos os gêneros de pessoas. Este é um setor do mercado que vem ganhando um espaço cada vez maior. A “FOGO E PAIXÃO “busca consolidar sua marca, fidelizando seus clientes. A grande oportunidade de mercado identificada pela empresa, é representada nela necessidade das pessoas que trabalham em shopping, por exemplo, sem tempo de buscar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com