TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS RELAÇÕES BILATERAIS BRASIL ESTADOS UNIDOS

Por:   •  3/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

AS RELAÇÕES BILATERAIS BRASIL/ESTADOS UNIDOS

SÃO PAULO

2017

AS RELAÇÕES BILATERAIS BRASIL/ESTADOS UNIDOS

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito avaliativo da disciplina Trabalho de Curso – Projeto de Monografia no curso de Relações Internacionais apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Prof.(a)

SÃO PAULO

2017


AS RELAÇÕES BILATERAIS BRASIL/ESTADOS UNIDOS

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito avaliativo da disciplina Trabalho de Curso – Projeto de Monografia no curso de Relações Internacionais apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Prof.(a

Aprovado em:

BANCA EXAMINADORA

__________________________________________________    ___/___/___

Prof.

Universidade Paulista – UNIP

__________________________________________________    ___/___/___

Prof.

Universidade Paulista – UNIP

__________________________________________________    ___/___/___

Prof.

Universidade Paulista – UNIP


SUMÁRIO

1.        TEMA E OBJETO        6

2.        JUSTIFICATIVA        7

3.        PROBLEMA        8

4.        HIPÓTESE        9

5.        OBJETIVOS        10

6.        REFERENCIAL TEÓRICO        11

7.        METODOLOGIA        12

8.        CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        13

9.        PREVISÃO DE SUMÁRIO PARA A MONOGRAFIA        14

BIBLIOGRAFIA        15

ANEXOS        16

Este sumário foi gerado automaticamente pelo Word, portanto, NÃO deve ser digitado. Para atualizá-lo basta posicionar o mouse sobre o texto, pressionar o botão direito e escolher a opção ATUALIZAR CAMPO, marcar ATUALIZAR ÍNDICE INTEIRO e depois no botão OK.


  1. TEMA E OBJETO

Título: As Relações Bilaterais Brasil/Estados Unidos: Uma perspectiva comparada das políticas FHC/Lula.

Tema: As Relações Bilaterais Brasil/Estados Unidos: Uma perspectiva comparada das políticas FHC (modelo neoliberal) / Lula (modelo neodesenvolvimentista).

Objeto: Trata-se da verificação e análise de ações e comportamentos dentro da relação bilateral entre Brasil e Estados Unidos, a partir de uma analise comparativa entre os governos FHC (modelo neoliberal) e Lula (modelo neodesenvolvimentista). O foco é analisar ações e comportamentos desses governos, durante os oito anos de duração de cada um. Esses pontos serão trabalhados a partir da perspectiva de política externa brasileira, ou seja, como lidar com a política hegemônica e unilateral dos Estados Unidos buscando compreender as ameaças em potencial, imposições ideológicas no jogo de interesses, além de verificar analiticamente os pontos de maior fragilidade e divergência de interesses entre os países, seja na área econômica; com questões militaristas, criação e impulsionamento da ALCA, conflitos na questão da Amazônia; ou na área jurídica, nas disputas comerciais, luta contra o tráfico de drogas, entre outras questões.


  1. JUSTIFICATIVA

Mostrar a importância e o comprometimento dos governos brasileiros, através de suas ações, para a participação ativa do Brasil no sistema internacional e na busca pela conquista de seus interesses. Entender como o Brasil se relaciona com a potência imperialista na busca por um posicionamento forte e bem estruturado no tabuleiro internacional, verificando assim, os resultados dessas ações e seus efeitos na sociedade.


  1. PROBLEMA

Por que a política externa adotada durante os oito anos de governo Lula causou maiores conflitos e evidenciou maior divergência de interesses nas relações bilaterais com os Estados Unidos do que a política externa adotada durante os oito anos de governo FHC?


  1. HIPÓTESE

O nível de conflito com os Estados Unidos foi maior durante o governo Lula, pois tal governo deu maior ênfase ao neodesenvolvimentismo por meio de uma política externa ativa e altiva.


  1. OBJETIVOS

Compreender as diretrizes, métodos e ações de política externa dentro de ambos os governos (FHC/Lula) de modo a identificar as principais divergências e seus impactos, diretamente nas relações bilaterais com os Estados Unidos. Entender as fórmulas de política externa que ambos os governos brasileiros utilizaram para se relacionar com a potência imperialista norte-americana. Para tal entendimento far-se-á necessário evidenciar as ações antagônicas entre esses governos: FHC (princípios neoliberais) / Lula (princípios neodesenvolvimentistas). Pois, enquanto o Estado neoliberal tem seu principal momento no governo FHC, o governo Lula, por sua vez, foi à representação do Estado logístico (amplo movimento da economia), seria uma recuperação de alguns princípios do desenvolvimentismo, porém, sem abandonar alguns traços do neoliberalismo. A função do Estado no governo Lula, volta a ser o objetivo de desenvolver o capitalismo nacional, seguindo as regras do capitalismo financeiro, como se verifica na Carta ao Povo Brasileiro (Lula faz uma carta ao mercado financeiro se comprometendo a manter as bases da política financeira do governo FHC), ou seja, no governo Lula há uma flexibilização para abranger algumas características do governo FHC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com