TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comissão Mista Brasil-Estados Unidos e Comissão de Desenvolvimento Industrial

Por:   •  30/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 2

Comissão Mista Brasil-Estados Unidos

A comissão foi o resultado da negociação entre Brasil e EUA, que se iniciou durante o governo Dutra. Visava criar um programa de financiamento para a renovação dos setores de infraestrutura da economia brasileira. As prioridades seriam os setores da agricultura, energia e transporte, porém, sem um plano especifico e financiamento.

Criada em 19 de julho de 1951 e acabou em 31 de julho de 1953. O governo dos Estados Unidos teve sua participação dada por ser parte de um plano de assistência técnica para a américa latina, conhecida como Ponto IV.

A ideia surgiu em abril de 1950, e em outubro, em meio as negociações, Vargas foi eleito. João Neves da Fontoura foi designado para comandar as negociações nos pontos pendentes. Nesse acordo, o Brasil se dispunha a continuar exportando alguns minerais

A comissão visava basicamente ver quais as exigências técnicas e legais para que o brasil formulasse e implementasse projetos prioritários para a energia e transporte. Ela acabou aprovando 41 projetos. Pelos cálculos, esse plano precisaria de 22 bilhões de cruzeiros (14 bilhões financiados pelo governo federal e estadual e 8 bilhões pelo Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento. Desses valores, 60,6 % seriam alocados no transporte, 33,1% na energia e 6,3% na indústria e no setor agrícola. A oficialização das sugestões, um plano quinquenal foi criado, e o congresso autorizou o reaparelhamento econômico.

O trabalho da comissão mista também acabou por criar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE). A instituição que ficaria encarregada dos financiamentos e de gerir as moedas estrangeiras.

Apenas 181 milhões de dólares foram cedidos por bancos estrangeiros e nem todos os projetos receberam financiamento. Mesmo assim, a Comissão Mista e o BNDE ajudaram na introdução de uma pratica racional de gestão e aplicação do dinheiro público.

Comissão de Desenvolvimento Industrial

Em julho de 1951, Vargas criou a Comissão de Desenvolvimento Industrial, o primeiro na área de administração governamental. A CDI recebia ordens do Ministério da Fazenda. Foi extinta em 1954, porem voltou a atuar em 1956, no governo de Juscelino Kubitschek, mas com o nome de Conselho do Desenvolvimento.

O objetivo da CDI era estudar as medidas econômicas, financeiras e administrativas ligadas a política industrial. Era composta por várias subcomissões, a partir daí, surgiram dois grupos executivos, a Comissão Executiva da Indústria de Material Automobilístico e a Comissão Executiva da Indústria de Material Elétrico.

A CDI criou um plano a ser seguido (Plano Geral de Industrialização), que estabeleceria como e onde deveria atuar o governo, nesses setores estavam, a energia, metalurgia, transformação mineral, química, têxtil, borracha e materiais de construção. Com isso, o governo reforçou a sua atuação como agente econômico e fortaleceu a colaboração entre os setores e o Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com