TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Por:   •  4/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 6



EDI – Eletroni Data Interchange

EDI (Electronic Data Interchange) Tecnologia para transmissão de dados eletronicamente, por meio da utilização de um computador, conectado a um modem e a uma linha telefônica e com um software específico para comunicação e tradução dos documentos eletrônicos, o computador do cliente é ligado diretamente ao computador do fornecedor.
Normalmente entre as relações comerciais, muitas das aplicações informatizadas de uma empresa geram documentos em papel que, após o trâmite burocrático interno, são encaminhados à outra empresa e nesta outra empresa, tais documentos passam inicialmente por uma averiguação e então são digitados e introduzidos nos seus sistemas informatizados. "É uma tecnologia para transmissão eletrônica de dados, via computadores, através de linha telefônica, modem e software específico para tradução e comunicação de documentos entre a empresa e os fornecedores.” (POZO, 2002).

O EDI é hoje uma das formas mais importante de comércio eletrônico,  o potencial de aumentar a velocidade das operações, a eficiência dos processos, e de reduzir os custos operacionais e de processamento de informações e dados entre as organizações.  A implementação do EDI exigi mudanças no Modus Operandi da organização no a padronização dos processos, além da existência de várias transmissões, o que leva muitos a não adotarem o processo.
Para facilitar as transações comerciais, o uso do EDI tem como proposta utilizar estas trocas eletrônicas e eliminar este grande número de papéis que são trocados entre empresas. Mas esta não deve ser a principal motivação que impulsiona as empresas no sentido de implantar o EDI em seus negócios.

Vantagens da utilização do EDI:

 Ganho de Eficiência: Significativa redução no volume de transações em papel com ganhos imediato no custo administrativo e operacional.

 Rapidez: Grandes volumes de informação comercial podem ser trafegados de um computador para o outro em poucos minutos, permitindo respostas rápidas, o que garante, assim, a satisfação do cliente.

Eliminação de Erros: elimina os inevitáveis erros de digitação.

Melhor Gerenciamento Logístico e ganho de produtividade. Aumento da competitividade das empresas, através de um controle mais estreito e mais dinâmico sobre o desempenho das vendas e ações de todos os tipos.


Desvantagens da utilização do EDI:


Os erros também são podem ser apresentados metade de todas as cartas de crédito emitida contém erros de preenchimento erros manual. Esses erros podem atrasar um embarque, adicionar custos de armazenamento ou influenciar adversamente no fluxo normal de fabricação e nas cadeias de distribuição e vendas.
custo bem alto para solicitar a manutenção.


.


 Centrais de Compras

A Central de Compras é uma estratégia que um grupo de comerciantes ou industriais utiliza com o objetivo de efetuar compras de
 mercadorias ou matérias-primas em maior volume. Todos os setores das pequenas empresas têm algo em comum: baixo poder de negociação com os fornecedores, tanto em relação ao preço quanto em relação ao prazo de pagamento. Sendo que os grandes fornecedores não aceitam pedidos de pequenas quantidades, dificultando o acesso das pequenas empresas a uma série de mercadorias, de serviços, de produtos e de insumos.

Essas condições comprometem a competitividade e a produtividade dos pequenos negócios frente ao concorrente de grandes empresas. Para inverter essa situação desfavorável, a solução é aumentar o volume de cada compra, conseguindo melhores preços e maiores prazos de pagamento.

[pic 1]

Fluxo de compra > imagem retida da internet


 Essa atividade denomina-se a central de compras.
Quando as empresas juntam-se para compartilhar compras, não significa que irão perder a individualidade.

Exemplo: o ganho obtido com a redução dos preços dos fornecedores e o respectivo aumento dos prazos de pagamento melhora a margem de lucro de cada empresa. Isso não significa que as empresas que formam o grupo devam adotar a  mesma política de preços ou repassar o mesmo desconto obtido nas compras para o preço final do produto ou do serviço.·.


Vantagens da Central de Compras:


O grupo de empresas descobre uma série de vantagens ao compartilhar as compras, mesmo de maneira informal:
Aumento do poder de negociação;
Preços mais baixos;
Eliminação de intermediários;
Condições de pagamento;
Menor custo de estoque e de frete;
Acesso a grandes fornecedores


Desvantagens da Central de Compras

As decisões a serem tomadas por gestores que estão distanciados dos fatos. Não há contato com as pessoas e conhecimento acurado das situações envolvidas.
As linhas de comunicação mais distanciadas provocam demoras e maior custo operacional.
Pelo envolvimento de muitas pessoas, cresce a possibilidade de distorções e erros pessoais no processo.


O responsável pelo trabalho tem a função de centralizar as atividades de compras, com habilidade e eficaz, realizando o poder de compra da empresa. Isso incluirá a consolidação das exigências, o desenvolvimento de fontes, a racionalização dos estoques, a simplificação dos procedimentos, o trabalho com fornecedores para eliminar custos desnecessários em vantagem mútua e o trabalho com colegas para assegurar um fluxo de informações eficaz que possibilitará o atendimento dos objetivos da empresa.
A empresa que se dedicar a manter seus custos baixos, utilizando uma central de compras, como uma estratégia, provavelmente estará criando uma vantagem competitiva, visto que vários clientes valorizam esta prática.
As centrais de compras podem ser vistas como uma estratégia que um grupo de comerciantes, unindo-se a fim de efetuarem as compras de suas mercadorias ou matérias-primas em maior volume e assim obterem melhores preços de seus fornecedores.·.

.

 Leilões

Leilões podem ser definidos quanto à sua natureza (oferta, demanda), forma como os lances são oferecidos (aberto ou fechado) e método de determinação do preço de fechamento. Para ofertas tem claros de definidas tempos para termino, a demanda pode ser considerada estável tratando da empresa.

Para os abertos e os fechados, no Aberto não é necessário regras para participar sem restrição, mas para o fechado a empresa define como deve ser feito e quem pode participar com o interesse do organizador.
para o leilão de venda, usado em órgãos públicos e empresas privadas, do qual administradores e servidores necessitam solucionar de maneira simples e rápida a venda de seus bens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (93.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com