TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acordo De Nkomati Discusao Dos Conceitos

Trabalho Universitário: Acordo De Nkomati Discusao Dos Conceitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  2.214 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO SUPERIOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Docente: Dra. Iracema Matsinhe

Discente: Dulinho

Cadeira: Estudos da SADC

4ᵒ Ano- Primeiro Semestre

Assunto: Discutir no Acordo de Nkomati os Conceito de Participação Activa, Confiança Reciproca e Objectivos Comuns a Nível Regional.

Participação activa- não havia uma participação activa das duas partes no que concerne o acordo, o acordo era na verdade uma maneira de os dois Estados alcançarem seus objectivos cujo os objectivos não eram aqueles declarados neste acordo, por uma parte pode se dizer que houve uma participação activa das partes mas não no sentido de fazer cumprir os objectivos do acordo mas sim de alcançar aqueles objectivos escondidos e que cada estado achava que era melhor para si.

Confiança reciproca- aqui vê-se logo que não havia confiança reciproca, ninguém confia no outro por uma questão mesmo de terem ideias diferentes, sentou-se na mesa de conversações sim, a confiança e um dos elementos chaves para começar-se uma negociação, mas neste caso penso que não era uma questão de confiança que as duas partes foram a mesa das negociações, para mim foi mais uma questão de necessidade das duas partes de irem a mesa de negociação, aqui havia uma "confiança fake" ou "confiança falsa", porque os dois sabiam que ninguém podia confiar no outro, mas pela necessidade destes dois países tinham que fingir que confiavam um no outro.

Objectivos comuns- os dois Países não tinham objectivos comuns porque nada que estava no acordo era os reias interesses, o governo Moçambicano procurava um instrumento diplomático que pudesse usar contra o governo sul-africano, no sentido deste cooperar de forma activa no processo de restabelecimento da paz e a coexistência pacífica entre os estados da região.

O Governo Sul-africano procurava um instrumento similar com o objectivo de usá-lo no resgata da credibilidade política do regime do apartheid e reduzir os indícios de isolamento internacional da África do sul.

Moçambique tinha o objectivo de acalmar o ocidente e sanar a questão dos problemas sociais e políticos que o Estado passava na altura.

A África do Sul tinha o objectivo de acalmar o único inimigo que fazia frente na tentativa de dominar a região Austral de África e manter o regime radical de minoria branca na África do sul e fazer com que fosse politicament

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com