TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Pública

Trabalho Escolar: Administração Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  3.326 Palavras (14 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância.

Curso-Tecnologia em Gestão Pública

3º Semestre.

ATPS- Atividade prática Supervisionada-

Administração Pública

Profa.

Ribeirão Preto – SP

2014

SUMARIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................................2

1-BUROCRACIA ATUAL E SUA VISÃO DE MUNDO........................................................3

2-TEORIA DO DENTE DE ENGRENAGEM..........................................................................4

3-AGENTE PÚBLICO E SUAS CAPACITAÇÕES.................................................................5

4-MODELO DE SUCESSO DE GESTÃO PÚBLICA IMPLEMENTADO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA....................................................................................6

5-MODELO DE SUCESSO DE GESTÃO PÚBÇICA..............................................................9

CONCLUSÃO..........................................................................................................................11

REFERENCIAS........................................................................................................................12

INTRODUÇÃO

O suposto trabalho traz em sua composição a temática da gestão pública no Brasil, fala-se em gestão de negócios, gestão do ensino, gestão dos costumes sociais, etc. A denominação dos agentes públicos e suas capacitações. Enfatiza o paradigma do burocrata moderno.

E mostram dois exemplos de modelos de gestão pública, suas características, seus objetivos, como funcionam, o seu resultado.

Abordar a temática da gestão pública no Brasil significa percorrer um caminho traçado por idéias, temores e esperanças.

Os agentes defendem o avanço das práticas de gestão pública, asseverando os benefícios da flexibilidade quanto aos entraves lógico-formais da burocracia.

Pretende-se mostrar, que o paradigma burocrático de agir administrativo, erigido no curso da modernidade ocidental, caracterizava-se por burocratas encerrados na racionalidade hermética.

1-BUROCRACIA ATUAL E SUA VISÃO DE MUNDO

Com o paradigma burocrático moderno, confrontam-se novas visões de mundo, propondo-se, como solução para as possíveis discrepâncias do agir administrativo, as propostas hegemônicas de gestão pública.

A mudança de paradigmas leva a transformação da interação do homem com o mundo, de maneira a influenciar, ate mesmo, o agir dos agentes públicos.

“Quando se estabelece plenamente, a burocracia está entre as estruturas sociais mais difíceis de destruir”. Max Weber

O tipo ideal de burocracia baseou-se naquilo que era significativo a modernidade ocidental, ou seja: a racionalidade lógico-formal, de caráter hermético, de modo que a atual “irracionalidade” poderia refletir não só um “reencantamento do mundo”, mas também, outras formas de racionalidade quiçá a ratio material sejam a serviço do mercado seja a serviço da participação democrática.

Na organização burocrática, a atividade oficial requer plena capacidade de trabalho e a disponibilidade integral de tempo, com a permanência do funcionário na repartição, uma vez que a ocupação do cargo é compreendida como profissão.

A burocracia luta em favor de “direitos ao cargo”, visando à adoção de um processo disciplinar regular, eliminação de autoridades arbitrárias, progresso ordenado do salário, aposentadoria na velhice e ingresso mediante a realização de exames e concursos. Tudo isso se legitima em regras abstratas e em regulamentos, pois eles permitem ao burocrata uma calculabilidade garantida por meio de uma rotina disciplinada e repetitiva, capaz de refutar a imprevisibilidade dos sentimentos humanos.

A burocracia exerce papel fundamental ao implantar uma disciplina apta a desenvolver a habilidade rotineira e a impessoabilidade nas relações humanas, em tudo se respaldando no conhecimento técnico-cientifico.

A substituição das teodiceias pelas explicações cientifica da realidade levou a “perda de sentido” para a existência humana, pois a especialização cientifica dificultou não só uma visão global do mundo, mas também a identificação de um “porque” para a vida, o que demandaria valorações.

No contexto de “intelectualização” e de “cientificização”, o funcionamento da burocracia foi pensado como um artifício humano que obedece a logicidade mecanista de uma engrenagem que desconsidera quaisquer sentimentos humanos. Afinal a burocracia visa à organização impessoal dos meios que realizam os fins a priori fixados em normas e regulamentos, de modo a se obter o rendimento ótimo das instituições sociais em geral.

A burocracia seria indispensável no mundo moderno, por ser um instrumento propulsor da racionalização nas organizações sociais, concretizando as condições de permanência, estabilidade e previsibilidade.

O burocrata compreende o exercício de sua função como atividade principal, pois dela depende para a sua sobrevivência, o que acaba por ensejar seu aprisionamento na maquina burocrática.

Afinal, o burocrata esta adstrito ao cumprimento de regras abstratas e de regulamento, sendo-lhe vedado promover ponderações ou valorações extrajurídicas, diante do temor quanto aos antigos favoritismos pessoais do patrimonialismo medieval.

2-TEORIA DO DENTE DE ENGRENAGEM

Em um mundo dominado pelo ideal de abundancia, conforme os desígnios do labor, o termo processo tornou-se essencial a acumulação de riquezas, fazendo com que o trabalho-fabricação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com