TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Pública

Dissertações: Administração Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  3.910 Palavras (16 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

FABIANA MARQUES PAIVA – RA: 412544

CRISTIANA VIANNA SILVA – RA: 412549

CRISTINA APARECIDA DE SOUSA – RA: 411354

JOELMA BORGES CONTE – RA: 419474

SANDRA REGINA DA CONCEIÇÃO – RA: 419485

LUANA CHRISTINA LIBERATO – RA: 8360802443

UMA NOVA VISÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ANGRA DOS REIS/RJ

2013/3

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

FABIANA MARQUES PAIVA – RA: 412544

CRISTIANA VIANNA SILVA – RA: 412549

CRISTINA APARECIDA DE SOUSA – RA: 411354

JOELMA BORGES CONTE – RA: 419474

SANDRA REGINA DA CONCEIÇÃO – RA: 419485

LUANA CHRISTINA LIBERATO – RA: 8360802443

UMA NOVA VISÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para avaliação da Disciplina de Administração Pública, para obtenção de nota da Atividade Avaliativa sob a orientação da Professora Msc. Mônica Satolani.

ANGRA DOS REIS/RJ

2013/3

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO……………………………………………………………………......... 03

2. DESENVOLVIMENTO....…………………………………………………………........ 03

2.1. A Burocracia e a Gestão Pública ..................................................................... 03

2.2. Um novo modelo de Gestão Pública................................................................ 05

2.3. Novas propostas de Gestão Pública.................................................................. 06

2.4. A necessidade de redefinir o perfil do agente público..................................... 07

2.5. Comparativo: o setor público no Brasil e na Colômbia................................... 09

2.6. Capacitar o servidor público: uma necessidade................................................ 11

3. CONCLUSÃO………………………………………………………………………....... 12

4. REFERÊNCIAS……………………………………………………………………......... 13

1. INTRODUÇÃO

Nesta Atividade Prática Supervisionada, foi trabalhado o tema UMA NOVA VISÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA devido ao entendimento de que em qualquer área da Gestão Pública é necessário que o gestor (agente público) saiba identificar os problemas e buscar soluções, sem abandonar a burocracia, mas atento às barreiras que o seu excesso pode trazer a todo o processo.

Inicialmente, foi abordado o conceito de burocracia e a chamada burocracia democrática e a necessidade de modernizar para oferecer um serviço que realmente atenda aos anseios da população – o público-alvo do gestor público. Na sequência, o foco se voltou para a importância da qualificação e o modelo de agente público considerado ideal.

2. DESENVOLVIMENTO:

2.1. A Burocracia e a Gestão Pública

Burocracia é um conjunto de normas estabelecidas pelo setor administrativo, para resolver um trâmite. Segundo Max Weber (autor clássico da sociologia), o traço mais relevante da sociedade ocidental no Séc. XX era o agrupamento social em organizações. Através de um mapeamento, ele procurou estabelecer o poder nessas entidades, construindo um modelo de burocracia em que as organizações são definidas em ordem hierárquica, com autoridades e responsabilidades delimitadas. Weber apelidou de democrático o termo que representa esse tipo de organização.

Segundo Weber, para se ter uma organização eficiente era preciso detalhar minuciosamente como desenvolver alguns princípios da burocracia: a divisão de trabalho, onde cada elemento do grupo tem uma função, de forma a evitar conflitos na atribuição de suas competências; a Hierarquia, organizada em formato de pirâmide, sendo as funções subalternas controladas pelas funções de chefia; e a Impessoalidade, ou seja, competência técnica, separação entre propriedade e administração, profissionalização do funcionário.

O burocrata atual é um empregado da administração pública ou privada que carrega elementos básicos como: autoridade, poder, hierarquia, disciplina, ordem e controle, sendo a maioria deles pessoas rotineiras e de excessivas formalidades.

Gestão pública é um campo de conhecimento e de trabalho relacionado às organizações, cuja missão seja de interesse público. Os critérios para ser um bom gestor e líder são: competência, desempenho, coerência e lealdade, mas, quando os valores aos quais estamos acostumados não são mais suficientes é preciso renovar, ou seja, quando a coisa já não está satisfazendo, é tempo de abandonar métodos antigos para melhoria da gestão, embora seja notória a dificuldade de sair da rotina – abandonar o que sempre foi feito e aceitar o novo.

A burocracia está presente em toda organização, todo ser humano é usuário de algum sistema burocrático. Em uma linguagem popular, o termo burocracia é relacionado a defeitos e imperfeições; percebe-se que a mesma ainda não é bem definida para alguns de seus usuários, sendo que os leigos identificam apenas os defeitos da burocracia, embora o seu mau uso costume acontecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com