TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Filme “A Onda”

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

                                Analise do Filme “A Onda”

        O filme '' A onda '' retrata alguns pensamentos chave para Weber. O principal deles, é de que a mudança social não é causada meramente por economia, mas sim, um novo ideal social de mudança. Certas partes e fatores do filme confirmam este pensamento podendo-se citar o momento em que um aluno de alto padrão econômico, ‘’ rico ‘’, que não estava inserido no movimento agora intitulado ‘’ A Onda ‘’, é questionado do por que deveria se juntar, já que não havia feito antes. Após uma pequena discussão entre os membros do grupo, o jovem rico afirma que adquirido adesivos em prol do movimento, espelhando a causa e finalidade que Weber defende como ação social racional, não meramente por poder econômico.

        O pensamento de Weber sobre as ações sociais, como uma ação social pode atrair pessoas, formar grupos e facilmente aliena-los,  fazendo disso uma religião a ser seguida principalmente quando se trata de pessoas que ainda não tem uma idéia formulada sobre determinado aspecto, o modo como a figura de um líder principal é extremamente importante para que isso aconteça, como no caso os estudantes acabam sendo altamente influenciados pela ideia do professor que é uma figura de autoridade, no começo é apenas uma brincadeira, porém isso começa a tomar proporções mais graves, fazendo com que determinados alunos hajam de forma radical a ponto de tirar própria vida.

        Outra análise importante sobre o filme é o confronto da Responsabilidade, e da Convicção. O professor com um intuito de responsabilidade pedagógica orienta o trabalho aos seus alunos de modo a se executar o pensamento fascista, o pensamento populista. Após certo momento do trabalho, a convicção da realidade daquele trabalho toma conta tanto do professor e em um grau ainda maior os alunos.

                Weber inaugurou o método da sociologia compreensiva, que se baseia na ideia de que o estudo das ações sociais deve dar especial atenção a motivação dos indivíduos e grupos, concluindo que as ações em si não tem um sentido próprio, mas sim o sentido que nós, como sujeitos, atribuímos a ela. Percebemos no filme que, apesar da coletividade do grupo , cada indivíduo possuía uma motivação particular para participar do mesmo. O professor, como o líder carismático, exerce uma dominação que resultou na irracionalidade da massa, gerando uma obediência cega às normas estabelecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (297.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com