TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Relações Comerciais

Por:   •  29/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS

        

As relações internacionais no Oriente Médio

MARIA EDUARDA DE CARVALHO MENDES

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

MAIO DE 2022[pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 4]

INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS

        

AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS NO ORIENTE MÉDIO

Trabalho apresentado ao Instituto de Comunicação e Ciências Sociais (ICSC) da Universidade Paulista (UNIP) para fins de avaliação da disciplina Trabalho de Curso: Projeto Monografia (TC)

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

MAIO DE 2022[pic 5][pic 6]

RESUMO

O trabalho em questão é voltado para viabilizar um panorama da história internacional, na visão do professor de Relações Internacionais da London School of Economics and Politics, Fred Halliday, um dos maiores especialistas em questões do Oriente Médio atualmente. Em seus livros e entrevistas, Fred procura a partir da descrição histórica e social de cada uma das regiões do Oriente Médio, ministrar algo crítico de como as relações inter e intraestatais funcionam nos dias de hoje. A abordagem vem focada nos componentes da ordem social e política, sendo, o Estado, a ideologia e a sociedade.

Palavras-Chave: 1) Relações Internacionais, 2) Oriente Médio, 3) Política

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Este projeto consiste em dissertar sobre as relações internacionais no Oriente Médio, tendo como abordagem principal a ordem política e social dos países. Com isso, o intuito do do tema é abordar de forma clara sobre como os países do Oriente são em relação a política, governo e Estado. Ou seja, explicando e comparando o mesmo com outros locais que já aconteceram situações semelhantes, como por exemplo o período colonial vivenciado no Oriente e na América Latina, do Sul ou na Ásia.

 1.1. PERGUNTA DE PESQUISA

Como as relações internacionais são vistas no Oriente Médio? Como a história internacional do Oriente pode ser interligada as principais questões analíticas vindas das Relações Internacionais?

  1. HIPÓTESES

A hipótese é que o Oriente Médio se baseia muito no seu passado para se tornar em como o país é hoje. O fundamento que Fred traz é que por mais que o passado seja um argumento forte para a forma em que o Oriente vive nos dias de hoje, não é só baseado nisso, atualmente o que os governantes decidem conta muito e não pode se esquecer da ideologia e do contexto histórico em que os Estados estão inseridos.

  1. JUSTIFICATIVA

 Oriente Médio         tem países que são formados como produtos da modernidade e da consequência das pressões externas, desde os tempos coloniais até os dias de hoje, especialmente após a Guerra Fria. Sendo assim, embora constituam em sua maioria, Estados com regimes autoritários, o autor explica ser ilusório analisar que o contexto doméstico, a opinião da sociedade e o sistema internacional não afetam diretamente na decisão dos governantes.

 Sabendo disso, o autor relata que, no período colonial, não se pode comparar o que o Oriente viveu com o que as Américas e a Ásia vivenciaram, tendo em vista que o do Oriente foi bem mais curto do que as demais. Mesmo assim, o legado colonial deixou grandes marcas na sociedade e na política, que se transformou em séculos de influência informal.

Sendo assim, esta pesquisa tem a importância de remeter algo do passado e explicar como atinge nos dias de hoje nas relações internacionais do Oriente Médio, visto que tudo o que aconteceu neste período afetou e ainda afeta a forma de se viver por lá.

4. OBJETIVOS (GERAL E ESPECÍFICOS)

O objetivo geral desta pesquisa é abordar, diante da visão de um professor das RI’S, um tema não tão falado e expor suas consequências com as relações internacionais. Tendo em vista que o passado deixou marcas para as vivências no atual Oriente.

Com isso, os objetivos específicos são:

  1. Discorrer de forma simples e clara a visão de Fred sobre o assunto abordado;
  2. Apresentar como o passado afetou e ainda afeta o Oriente;
  3. Aprofundar o assunto levando em consideração a história do Oriente e das relações internacionais no mesmo;

5. TIPO DE PESQUISA E METODOLOGIA

O estudo trabalha com a abordagem de pesquisa de Fred Halliday, onde é abordado a visão do professor sobre o Oriente Médio e as Relações Internacionais e como o Oriente se encaixa nas RI’S mesmo trazendo resquícios do passado.

A pesquisa é algo básico e o objetivo é aproveitador, tendo em vista que traz um conhecimento de um assunto pouco falado, gerando assim um incentivo para a procura de saber mais sobre. O objetivo além de falar sobre a visão de Halliday, acaba sendo aproveitado para outras pesquisas que se encaixam no pensamento do professor e fazem sentido na vivência do Oriente nos dias atuais.

O procedimento bibliográfico será feito através de pesquisas em sites, livros e biografia de Halliday. Também serão consultados jornais, rádios e entrevistas, onde o assunto é abordado de forma clara e são resgatadas informações onde dê para explorar o assunto além de trazer relatos sobre o que ocorreu em uma época onde não havia tanta informação na hora.                 Para esclarecer ainda mais e abordar o tema de forma mais correta, outros autores de alto conhecimento também serão influência na pesquisa, como Demant e Mamede, que também falam sobre o assunto.

Os livros e artigos que serão consultados possuem estudos de autores influentes que analisam e estudam o Oriente e as RI’S mais profundamente e tem propriedade para falar sobre o assunto, o que está nos livros e artigos são notícias do que ocorreu a anos atrás e provavelmente só tiveram acesso anos depois por não ser algo tão alcançável naquela época.

6. REFERENCIAL TEÓRICO

Para a análise do tema, o trabalho vai abordar o conceito de Fred Halliday, um grande professor e especialista em Oriente Médio. Halliday estudou política, economia e física em Oxford. Em 1985, já tinha feito viagens pelo mundo árabe e muçulmano, e foi onde escreveu Iran: Dictatorship and Development. Fred foi eleito para a Academia Britânica em 2002 e ensinava desde 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com