TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assedio Ou Gentileza

Trabalho Universitário: Assedio Ou Gentileza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.988 Palavras (8 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo aplicar os conteúdos estudados nas disciplinas do 1º semestre em situação vivencial, promovendo a interdisciplinaridade entre teoria e prática.

Através de um estudo de caso proposto, intitulado "Gentileza ou assédio: conflitos de gênero e de raça nas relações de trabalho", serão analisados e discutidos alguns dos principais temas envolvidos no caso e bastante comuns na gestão das organizações contemporâneas. Serão trabalhados temas como liderança, diversidade da força de trabalho, ética, cultura e clima organizacional, mulher e economia.

2.DESENVOLVIMENTO

2.1.PERSONAGENS

Fernando, o chefe titular da área de Orçamentos, Finanças e Controladoria do Departamento de Projetos do Ministério de Políticas Estratégicas, possui formação acadêmica na área e especialização em Perícia Judicial de Cálculo Trabalhista. Suas principais características são responsabilidade, pontualidade, comprometimento e entrosamento com seu trabalho e equipe.

Carla é funcionária mais antiga e possuí qualificações profissionais parecidas com as de Fernando, inclusive com a mesma especialização o que foi fator determinante para ocupar o cargo de chefe substituta. Se mostrou ser competente tecnicamente e capaz de gerir eventuais problemas. É discreta.

Ricardo foi o último a ingressar no grupo. Ocupa o cargo de Promoter da área de Orçamentos, com vasto conhecimento e desenvoltura na área de informática. É o popular do grupo, brincalhão e descontraído tem por hábito contar piadas e apelidar os colegas, inclusive foi ele quem apelidou Carla de “mulata exportação”.

2.2.CONFLITO

Fernando, chefe de setor, afasta-se por motivos de saúde, a substituta do cargo será Carla, a funcionária mais antiga e única com formação específica, além de que já assumiu este papel anteriormente por curtos períodos de tempo. Mas o que ela não esperava era o assédio por parte Ricardo, o popular e descontraído do grupo. Ao passar dos dias as investidas foram ficando cada vez mais agressivas aponto dele beijá-la a força. Sem saber como proceder Carla não comenta nada sobre o acontecido, já Ricardo após ser rejeitado começa a difamá-la entre os colegas dizendo que a nova chefe não é competente o suficiente e que só foi a escolhida devido a um suposto caso com Fernando. Perante a situação Carla passa a ser mau vista pelos demais,acaba se retraindo e se distanciando da sua equipe. Ao retornar Fernando encontra sua equipe desestabilizada.

2.3.LIDERANÇA

Robbins define “liderança como a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance dos objetivos”, ressaltando que “nem todos os líderes são administradores, nem todos os administradores são líderes”.

liderança democrática: este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. Aqui as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário. A divisão das tarefas fica ao critério do próprio grupo e cada membro pode escolher os seus próprios companheiros de trabalho. O líder procura ser um membro normal do grupo.

Liderança autocrática: Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina ainda qual o seu companheiro de trabalho.

Liderança liberal: Neste tipo de liderança as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.

Com base nas definições citadas acima e nos dados apresentados no caso, Fernando adota o estilo de Liderança Democrática, pois orienta o grupo e incentiva a participação de todos e com isso adquiriu confiança em sua equipe que é bem entrosada. Já Carla, adota a Liderança Liberal, devido aos problemas com Ricardo ela se isola deixando seus subordinados agirem por conta própria sem sua coordenação, com isso perde o controle da situação o que resulta na desestabilização de toda equipe.

2.4.DIVERSIDADE DA FORÇA DE TRABALHO

O conceito de diversidade inclui um amplo conjunto de diferenças na força de trabalho, que inclui a idade, deficiência, níveis de educação, estrutura familiar, localização geográfica, raça, religião, orientação sexual, estilo e valores, sendo que os aspectos mais significativos da diversidade são como esta afeta os indivíduos e a organização.

Uma forma mais ampla de abordar a questão da diversidade é a partir da compreensão de que mulheres, negros, indígenas, homossexuais e diversos outros grupos podem trazer conhecimentos e visões diferentes, importantes e relevantes competitivamente sobre como o trabalho pode ser feito, o que pode possibilitar novas e inovadoras formas de desempenhar processos, alcançar metas, criar equipes, comunicar idéias e liderar. Portanto desde que bem gerenciada a diversidade dentro das organizações, resultará em vários benefícios para as empresas. Trata-se de tirar proveito das diferenças e não apenas lidar com o preconceito contra as minorias históricas como se estivesse atuando de forma altruísta ou cumprindo as leis.

Retomando o estudo de caso, Carla assumiu o cargo de chefe substituta, do gênero feminino e negra, ela faz parte dos grupos minoritários dentro das organizações. Porém o texto deixa claro que esses fatores não foram considerados por Fernando, chefe titular, na escolha de seu substituto, ele agiu de forma justa considerando apenas critérios como experiência, qualificação profissional e acadêmica.

2.5.ÉTICA PROFISSIONAL

Muitos autores definem a ética profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com