TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gentileza Ou Assédio: Conflitos De gênero E De Raça Nas Relações De Trabalho

Trabalho Escolar: Gentileza Ou Assédio: Conflitos De gênero E De Raça Nas Relações De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.119 Palavras (9 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Personagens 4

2.2 Identificações dos conflitos 4

2.3 Discussão de temas presentes no caso 5

2.3.1. Liderança 5

2.3.2. Diversidade da força de trabalho 5

2.3.3. Ética 6

2.3.4. Cultura e clima organizacional 7

2.3.5. Mulher e economia 7

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Com frequência notam-se nos noticiários algumas manchetes destacando assuntos ligados a assédio moral ou sexual onde as maiores vítimas são as mulheres. Atualmente, as atividades empresariais são desempenhadas em um ambiente no qual a competitividade cada vez mais é valorizada. Adquirindo esse caráter de competição, o meio empresarial tem suas próprias regras que definem os comportamentos aceitáveis e os comportamentos que devem sofrer punições no decorrer do desenvolvimento do trabalho.

Este trabalho visa mostrar o que pode ocorrer quando um erro não é submetido à punição no devido tempo e as sérias consequências que isso pode trazer para qualquer organização que desconhecer ou se abster de punir culpados.

O estudo de caso em questão trata-se de um tema de assédio moral ocorrido na área de Orçamentos, Finanças Controladoria do departamento de projetos do Ministério de Políticas Estratégicas, agregado à questão racial e de gênero, suscitando uma discussão sobre como um dirigente deve agir para evitar a prática dos assédios moral e sexual na equipe que gerencia e remediar situações já consolidadas. Serão também analisadas questões de ética, diversidades e o papel da mulher na economia.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Personagens

Personagens

Cargo

Qualificação

Características Pessoais

Fernando Chefe titular da área orçamentos, finanças controladoria do departamento de projetos do ministério de políticas estratégicas. Economista

Responsável, correto e profissional dedicado ao que faz.

Carla Servidora do Ministério, no setor de orçamentos, finanças e controladoria. Perita judicial de calculo trabalhista Mulata, competente, confiável, técnica e capaz de gerir eventuais problemas.

Ricardo

Servidor novato na área da controladoria

Não está clara sua qualificação

Brincalhão e expansivo e bom utilizador da tecnologia

2.2 Identificações do conflito

O conflito se dá quando Fernando, Chefe titular da área orçamentos, finanças controladoria do departamento de projetos do ministério de políticas estratégicas é forçado a se ausentar por um tempo do trabalho por problemas de saúde e decide deixar Carla por ser de sua confiança, em seu lugar. Carla na intenção de dinamizar e entregar os relatórios em dia decide junto com sua equipe exceder no horário de trabalho em companhia de Ricardo que prontamente se oferece para ajudá-la em lugar de seus colegas. Ricardo depois de alguns dias começa suas investidas a Carla e sem retorno e se sentindo rejeitado começa a difamá-la pela empresa distorcendo a imagem dela com os demais funcionários. Como ninguém soube da verdade por Carla, coube a cada um fazer o julgamento que quisesse e isso acabou trazendo desestabilização para toda equipe e danos para a empresa para Carla.

2.3 Discussão de temas presentes no caso

2.3.1 Liderança

A Liderança é um fenômeno grupal. Ela não depende somente do individuo. Seu desempenho varia conforme a personalidade, o grupo e seu contexto (MOSCOVICI, 2002 a). O líder é aquele a quem o grupo atribui uma posição de responsabilidade para dirigir e coordenar as atividades de uma organização. Nesta visão, e vendo que Fernando colocou Carla em seu lugar, o mesmo exerceu o papel de líder da consideração, que é uma liderança voltada para o funcionário e que demonstra o quanto uma pessoa é capaz de manter relacionamentos no trabalho, baseado em confiança mutua, respeito às ideias e no cuidado com o funcionário. Esse tipo de liderança pode acarretar problemas para o líder e para a organização como o citado no estudo de caso.

Com relação à Carla, exerceu esse de liderança e falhou quando aceitou que Ricardo ocupasse o lugar dos demais colegas. Uma oferta de trabalho como a dele deve ser analisada em suas entrelinhas. Um bom líder deve ser capaz de perceber as intenções e as extensões nas propostas de um liderado. Ao receber a proposta e aceita-la Carla deu margens a imaginação de Ricardo e este agiu de forma premeditada quem sabe até com dois objetivos: ficar com Carla ou simplesmente construir um caminho de ascensão na organização.

2.3.2 Diversidade da força de trabalho

Ao nosso redor, diariamente convivemos com pessoas diferentes. Diferentes pensamentos, culturas, religião, raças, cor, maneiras de vestir, habilidades dentre outras. São estas diversidades que devem estar presentes nas organizações, pois, elas fazem as organizações crescerem e ganharem credibilidade na sociedade. Nos últimos anos as organizações tem se movimentado no sentido de conviver e fazer respeitar as diferenças em contradição com os padrões ditos normais.

No caso de Carla, por ser mulher e ainda mulata acredita-se que Fernando seja um desses lideres que respeita as diferenças e que tenta passar isso a seus liderados. Segundo o relato do caso, fica difícil perceber que tenha agido com discriminação. Tudo leva a crer que o único motivo que o levou a escolhê-la tenha sido somente por confiar no seu trabalho e em sua capacidade para executar a tarefa que lhe fora confiada.

2.3.3 Ética

A ética é o conjunto de normas morais pelo qual o individuo deve orientar seu comportamento na profissão que exerce; é de fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com