TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gentileza Ou Assédio: Conflitos De Gênero E De Raça Nas Relações De Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Gentileza Ou Assédio: Conflitos De Gênero E De Raça Nas Relações De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ESTILOS DE LIDERANÇA 5

2.2 DIVERSIDADE DA FORÇA DE TRABALHO Erro! Indicador não definido.

2.3 ÉTICA 6

2.4 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 6

2.5 MULHER E ECONOMIA 7

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

O texto ”Gentileza ou Assédio: Conflitos de Gênero e de Raça nas Relações de Trabalho” tem como objetivo, a análise e observação do comportamento e da relação de trabalho dos envolvidos dentro do departamento, com suas relações, problemas e soluções, pois este tipo de problema é bastante comum dento de uma organização.

Para a referida análise, iremos a campo pesquisando tanto no material utilizado em sala de aula, fornecido pelo professor do curso, disponibilizado na biblioteca digital, e também com a pesquisa na internet. Desenvolveremos temas como: Estilos de Liderança; Diversidade da força de trabalho; ética; cultura e clima organizacional e mulher e economia.

Sobre os temas citados, apresentaremos o conceito, bem como o relato do comportamento dos envolvidos.

2 DESENVOLVIMENTO

Personagem Descrição

Fernando Chefe titular da área de Orçamentos, Finanças e Contadoria do Departamento de Projetos do Ministério de Políticas Estratégicas

Carla Servidora mais antiga do setor, a única que possui além da graduação, especialização em Perícia de Cálculo Trabalhista.

Ricardo Considerado o “promoter” da área de orçamento, informalmente eleito para organizar os eventos internos e externos do setor e grande conhecedor das ferramentas de informática, e de grande ajuda em resolver os problemas do novo sistema.

Maria Servidora mais próxima de Carla no setor

Ocorre no departamento de Projetos do Ministério de Políticas Estratégicas, o afastamento do chefe do departamento por motivo de doença, o qual é substituído, pela servidora mais antiga e mais capacitada para o desempenho do cargo ora vago, o inicio do trabalho começou muito bem, pois Carla, a substituta além de formação era a mais capacitada para desenvolver o trabalho deixado por Fernando. No início, o trabalho corria bem, só que Carla não contava com um problema, um servidor do departamento resolveu investir num relacionamento mais intimo com a chefe do setor, contrariando a ética que deve ser obedecida dentro do desenvolvimento de um trabalho, ou seja, misturar o profissional com o particular.

Como a chefe do setor não deu seguimento as investidas de Ricardo, que trazia-lhe doces, lanches, CD com as músicas preferidas de Carla, tudo isso acompanhados de olhares e elogios, o mesmo passou a difamá-la perante os colegas do setor e ate dos outros setores, dizendo que ela estaria ocupando o cargo porque tinha um caso com Fernando e que uma mulata daquela sabia fazer bem era rebolar e acabou criando-se um clima não muito amistoso dentro do departamento.

Com o retorno ao departamento do chefe titular, o mesmo nota um clima não muito bom entre a chefe substituta e a maioria do grupo e, a equipe completamente desestabilizada e que aos poucos vai tomando conhecimento dos fatos pelos rumores.

2.1 ESTILOS DE LIDERANÇA,

Autocrático: Aquele que concentra toda a autoridade em si próprio, não pede, manda, não aceita opinião dos comandados, manda fazer, seu perfil é concentrador.

Democrático: É aquele que deixa o grupo opinar, chama o grupo para discutir, planeja o trabalho juntamente o com o grupo, é aberto ao diálogo.

Liberal: É aquele que deixa o grupo se virar, dá toda a liberdade e também a responsabilidade que é dele para o grupo assumir.

- Segundo, Maximiliano (2000 p.343) são três os estilos de liderança. o Autocrático, que é aquele que concentra toda a autoridade e decisão para si, onde a aceitação não depende da equipe, esta só tem que cumprir o determinado. Este tipo de líder é centralizador, definidor dos objetivos dos liderados, não os deixando participar das decisões tomadas, já o Democrático é aquele que chama o grupo para o planejamento das atividades, solicitando opinião do grupo para um determinado assunto, elogiando o grupo e não determinado individuo. Facilidade, franqueza, amizade e responsabilidade predominam, enquanto que no terceiro caso, líder liberal, dá ampla liberdade ao grupo não interferindo no trabalho, não criticando, elogiando e nem orientando o grupo que mostra-se confuso, este tipo de líder, transfere sua autoridade aos liderados, conferindo–lhes o poder de tomar decisões.

2.2 DIVERSIDADE DA FORÇA DE TRABALHO

É a capacidade do indivíduo, adaptar-se as desigualdades, é fazer com que não existam diferentes, é buscar sempre o princípio de igualdade. Citamos como exemplo alei de cotas, que é um conjunto de políticas implementadas para reduzir a desigualdade social.

- Alguns estudiosos identificam características na contemporaneidade que determinam um período histórico denominado pós-modernidade. Uma dessas características é o pluralismo das idéias e a aproximação e valorização das diferentes culturas do planeta.

Almeja-se o ideal de uma convivência pacífica, de opiniões divergentes e de visibilidade de pontos de vista entes ocultos pelos chamados discursos dominantes. Neste contexto, as minorias e os grupos marginalizados passam a ser preocupação das políticas públicas e ações afirmativas que visam a compensar os anos de exclusão e marginalização social.

Surge então o conceito de sociedade inclusiva, entendida como uma sociedade que reconhece, respeita e responde às necessidades de todos os seus cidadãos dois pontos devem ser ressaltados na construção deste modelo: a busca pelo respeito à igualdade na diferença - a oferta de tratamento igualitário sob ponto de vista dos direitos humanos e da justiça social e a busca pelo respeito à diferença na igualdade, ou seja, a individualização do tratamento a cada pessoa, atendendo a sua singularidade.

2.3 ÉTICA

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com