TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gentileza Ou Assédio : Conflito De gênero E De Raça Nas Relações

Pesquisas Acadêmicas: Gentileza Ou Assédio : Conflito De gênero E De Raça Nas Relações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 7

NOME ELIANA SUELI SIQUEIRA

Gentileza ou Assédio : Conflito de gênero e de raça nas relações

Trabalho apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestao Publica da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Fundamentos da Administrçao.

Prof. Elizete Oliveira

Votuporanga-SP

2013

SUMARIO

1. TEMA.........................................................................................................3

2. OBJETIVO.................................................................................................3

3. INTRODUÇAO...........................................................................................3

4.DESENVOLVIMENTO...............................................................................3/4

4.1 LIDERANÇA..........................................................................................4

4.2 DIVERSIDADE DA FORÇA DE TRABALHO.......................................5

4.3 ÉTICA...................................................................................................5

4.4 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL...............................................6

4.5 MULHER E ECONOMIA................... ...............................................6

4. CONCLUSÃO............................................................................................7

5. REFERENCIA............................................................................................8

1. TEMA

Organização como ambiente vivo: a influencia das relações humanas no ambiente do trabalho.

2. OBJETIVO

O trabalho tem como objetivo levar a entender como deve ser a conduta de um líder , e nos como gestores devemos compreender e seguir os exemplo de Fernando.

3. INTRODUÇAO

No caso proposto “Gentileza ou Assédio: Conflitos de gênero e de raça nas relações de trabalho” nos sugerem um conflito bastante comum, para não dizer corriqueiro, no ambiente de trabalho. É possível explorar esse conflito de todos os ângulos possíveis com o auxílio dos temas abordados e identificados nesta situação e que nos leva a refletir quanto às possíveis causas que originaram o conflito, proporcionando-nos analisá-lo de diferentes pontos de vista.

É preciso analisa a postura dos envolvidos, suas diferentes formas de agir e lidar com os problemas e conflitos, principalmente, nos casos em que os próprios líderes estão incluídos. Esses fatores podem ser irrelevantes, a exemplo dos problemas com as estruturas físicas da organização, Ou eles podem ter dimensões gigantescas chegando desestabilizar uma equipe inteira, interferindo no seu rendimento, no convívio, nos relacionamentos interpessoais e principalmente na qualidade do serviço.

4.DESENVOLVIMENTO

O conflito ocorre em uma repartição pública, após o chefe titular precisar sair de licença médica, passando o comando a sua sucessora, sendo esta escolhida por sua qualificação profissional, tempo de casa, além de sua competência técnica e capacidade de gerir eventuais problemas.

Num dado momento, a chefe substituta, precisando de ajuda na conclusão dos relatórios, propõe ampliação das horas de trabalho com um rodízio entre os servidores. Mas um deles, o último a integrar a equipe, se dispõe ao trabalho em tempo integral anulando a possibilidade do rodízio. Porém esse servidor, não mede esforços para tentar seduzir a chefe, com bajulações, convites, olhares e presentes. Diante da indiferença da chefa, o servidor a beija a força e passa a difamá-la para os colegas, indispondo-a com toda a equipe, causando desconforto e dificultando a relação dela com os demais, tornando o ambiente hostil no que se refere á atual chefia e conseqüentemente causando efeitos negativos ao seu rendimento profissional.

O conflito passa a existir a partir do momento em que a intenção do servidor não é profissional.

4.1 LIDERANÇA

Como um conceito geral e simplificado, podemos dizer que Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. Há vários tipos de liderança se destacam no ambiente organizacional, algumas para o bem, outras nem tanto, mas é certo que a figura do líder é fundamental no processo de gestão.

É dentre esses vários modelos existentes e as diversas formas de liderar que serão destacadas as abordadas pelos líderes desse caso.

Fernando, chefe titular, exerce um estilo de liderança transformacional,. É um líder educativo, o exemplo, e seus liderados tem uma relação de responsabilidade com o trabalho.

Carla, Chefe substituta, tem características de um líder adaptador, adapta seus valores em circunstância de mudança. Além disso, ela ajuda seus liderados a se ajustar para aquilo que não é familiar, sem comprometer a confiança, credibilidade e os resultados. Porém ela não soube se posicionar diante de um conflito que a envolvia, mudando totalmente sua postura profissional,se afastando das pessoas.

4.2 A diversidade da força de trabalho

Trata-se de administrar as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com