TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gentileza Ou Assédio: Conflitos De Gênero E De Raça Nas Relações De Trabalho

Monografias: Gentileza Ou Assédio: Conflitos De Gênero E De Raça Nas Relações De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  3.145 Palavras (13 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ESTILOS DE LIDERANÇA 5

2.2 DIVERSIDADE DA FORÇA DE TRABALHO 7

2.3 ÉTICA 7

2.4 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 8

2.5 MULHER E ECONOMIA 10

3 CONCLUSÃO 12

1 INTRODUÇÃO

O caso proposto, de Ana Paula Pinto Damasceno, nos sugere um conflito comum no ambiente de trabalho. O objetivo desse trabalho é descrever como se comporta o indivíduo em seu ambiente de trabalho e como suas atitudes podem influenciar nas relações, sejam elas formais ou informais, nesse ambiente. Diante das inúmeras informações é possível analisar esse conflito de todos as formas possíveis com o auxílio dos temas abordados e identificados no caso em questão e que nos leva a refletir quanto às possíveis causas que originaram o conflito.

2 DESENVOLVIMENTO

Aqui deve-se descrever os personagens do case e apresentar o conflito.

No que tange o caso: “Gentileza ou assédio: conflitos de gênero e de raça nas relações de trabalho”, elaborado por Ana Paula Pinto Damasceno (2011), descrevo abaixo os personagens envolvidos na trama:

- Fernando chefe e titular da Empresa trabalha na área de orçamento o qual mexe no plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício e tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa através da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais. Fernando é um chefe muito dedicado ao trabalho, ao ponto de não querer ausentar-se, quando por recomendação médica, devido ao seu comprometimento com o setor.

- Carla é do setor de financeiros que cuida do Planejamento, organização, direção e controle das atividades de diversas áreas de apoio administrativo e da área financeira da empresa, além disso, Carla tem uma elevada competência técnica e capacidade de gerir eventuais problemas, como também é graduada e tem o curso de Especialização em Perícia Judicial de Cálculo Trabalhista, diferenciais que lhe possibilitaram ocupar o cargo de chefe substituta.

- Ricardo é do Setor da Controladoria ele responde pelos trabalhos de controladoria da empresa, analisando, organizando e orientando sobre princípios legais, políticas e diretrizes adotadas, para definir formas de controle orçamentário, contábil e financeiro adequadas à estratégia dos negócios a serem realizados, também é o mais recente integrante da equipe e o mais expansivo e brincalhão.

Analisando o conflito existente no citado texto, percebeu-se que Carla, a chefe substituta, precisando de ajuda na conclusão dos relatórios, propõe ampliação das horas de trabalho com um rodízio entre os servidores e ao solicitar ao demais integrantes do grupo que façam hora extra devido a grande demanda de atividades a serem realizadas pelo setor, Ricardo logo ofereceu-se para ficar após o expediente, porém, já com o intuito de aproximar-se de Carla, e não como falou a seus amigos de trabalho, levando-os a pensar que estava ajudando-lhes evitando o rodízio entre colegas.

Ricardo, tendo a oportunidade de ficar a sós com Carla, começou suas investidas, tentando agradá-la fazendo seus gostos, e ao perceber que suas tentativas eram inúteis, pois ela não estava sendo recíproca as suas intenções, ele a beijou a força. Logo após esse assédio sofrido, Carla resolveu não contar ao demais servidores e Ricardo, como forma de vingança, passa a difamá-la para os colegas, indispondo-a com toda a equipe, causando desconforto e dificultando a relação dela com os demais, tornando o ambiente hostil no que se refere á atual chefia e conseqüentemente causando efeitos negativos ao seu rendimento profissional.

Devido às mentiras de Ricardo, tanto com seus colegas do setor quanto de outros setores, Carla passou a sentir-se desmoralizada perante seus subordinados e amigos, com tudo isso, Carla cria uma barreira social que a impede de aproximar-se dos demais integrantes da equipe, apenas saindo de sua sala quando estritamente necessário, levando, assim, o grupo a ficar instável e também incrédulo quanto à capacidade profissional de sua chefa, tudo isso graças às mentiras de Ricardo.

O conflito passa a existir a partir do momento em que a intenção do servidor não é profissional, ele visa apenas suas satisfações pessoais seduzindo a chefe. Talvez por se tratar de uma mulher, considerada vulnerável.

Há vários fatores que podem ser considerados causadores ou apenas influenciadores ao surgimento desse conflito. O Fator liderança: os estilos adotados para atuação por Fernando, chefe titular, e Carla, chefe substituta. Fator diversidade da força de trabalho: Carla, do gênero feminino e negra, integrante de um grupo minoritário. Fator Ética: a postura e atitude de Ricardo, o servidor “assediador”. Fator cultura e clima organizacional: considerando o ambiente deixado por Fernando e o que ele encontra após sua volta, além dos inúmeros fatores que influenciam e afetam o clima organizacional.

2.1 ESTILOS DE LIDERANÇA

A condução de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados é chamado de liderança. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.

A liderança é um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização. Liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos.

Liderar de uma forma bem clara pode ser entendida como a gestão eficaz e eficiente das pessoas de uma equipe, para que se atinja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com