TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistente social

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.996 Palavras (8 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE ASSISTENTE SOCIAL

MARIA LUIZA DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

[pic 3]

Cataguases

2015

MARIA LUIZA DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Assistente Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Cataguases

2015

SUMÁRIO

1. Introdução..............................................................................................................03

2. Desenvolvimento....................................................................................................04

3. Considerações finais..............................................................................................06

4. Referências Bibliográficas......................................................................................07


PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

1. INTRODUÇÃO

                           Esta produção textual tem como objetivo apresentar reflexões sobre o desenvolvimento histórico do Brasil e as características das políticas brasileiras entre os anos de 1960 a 1980, com ênfase para os desdobramentos das políticas sociais, aprimoramento do serviço social e a incorporação de novos elementos na profissão.

                             Através disto, venho expor minhas pesquisas feitas, sobre o tema proposto.

     

2. DESENVOLVIMENTO

 

2.1 Características das políticas sociais brasileiras no período de 1960 a 1980.

                           

                                Em 1960 a 1980 o nosso país passava por um período de autoritarismo caracterizando por governo Militar. Pode-se falar que durante o período de 1964 a 1988, o país se desenvolveu economicamente, onde as políticas sociais proporcionavam  um caráter assistencialista.

                               As transformações ocorridas no país desde as décadas de 1960 a 1980 foram expressivas para o seu crescimento, seguido de vários obstáculos às políticas sociais relacionadas da época e procurando o desenvolvimento dos serviços sociais que desde seu início foi marcado por múltiplos conflitos econômicos. 

                               Perante a tantas divergências políticas, econômicas e sociais, em 1978 deram início a muitas mobilizações contra o regime da ditadura militar, por meio de greves coordenadas por sindicatos.

                               Após 1979, houve uma intensa mobilização política e social na defesa da abertura democrática devido aos últimos anos de ditadura, onde foi aprovada a lei que consentiu pluripartida, oferecendo assim espaço para que novos partidos surgissem, bem como o fortalecimento dos sindicatos e com isso da inicio a luta e gradual volta à democracia. 

                                Já na década de 1980, com o governo do General João Batista Figueiredo, a sociedade brasileira passa a reivindicar a redemocratização do país, perante isso, o governo assume o compromisso de desenvolver a abertura política.

2.2 Posturas do serviço social frente ás políticas sociais naquele período. 


                               
 As posturas do serviço social naquele período eram de atuar no sentido de garantir os direitos trabalhistas para o trabalhador e sua família. A importância às leis trabalhista, com uma vida moral, física e econômica. O papel do serviço social era apresentar reflexões o desenvolvimento histórico do Brasil com destaque para os desdobramentos das políticas sociais, aperfeiçoamento do serviço social e a inclusão de novos elementos na profissão.

                                 Com o objetivo de repensar a profissão em 1970 inicia-se um movimento  para o processo de renovação da profissão esta interligado à conjuntura mundial e tinha por finalidade a busca por uma mudança nos rumos societários a serem seguidos.

                                 Em 1980 representou para a profissão do serviço social o inicio de um amadurecimento que culminou a teoria e metodologia marxista. O serviço social cresceu na procura de fundamentação e consolidação teóricas, adentrando á década de 1990 com alterações da prática institucional, e ainda hoje, novas ideias foram se somando aos princípios de bases do serviço social, auxiliando desta forma o profissional, e é importante ressaltar que as políticas sociais se sustentam na desigualdade social, e isso refletiu desde os anos de 1930, até os anos atuais, episódio que colaborou para que a categoria exigisse seus verdadeiros direito com base na Constituição Federal.

                                  A postura também é destacada nesse período como uma clara ação pelos direitos moral e social, pela busca da valorização da categoria.
O serviço social procurava a valorização das classes menos favorecidas financeiramente e cada integrante buscava agir como um verdadeiro legitimador de direitos.

2.3 Referenciar o comportamento dos profissionais de Serviço Social no período

de 1960 a 1980.

                                 No período de 1960 a 1980 revela a elevada expansão do país por condição de moradia, faixa etária, cor, sexo e religião. Revelando a transformação do setor industrial com uma nova expressão no conjunto social, surgindo uma nova regulamentação que conduzisse o direito do cidadão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (169.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com