TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASE DE POLÍTICA SOCIAL

Seminário: BASE DE POLÍTICA SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Seminário  •  9.686 Palavras (39 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 39

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

SERVIÇO SOCIAL

FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

FLÁVIA APARECIDA DA SILVA SANTOS - RA 4300066974

LUÍZA CARDOSO CAMPOS - RA 4336719125

MARTHA CRISTINA AMARAL SILVA - RA 4300066975

MILVANIA VIEIRA DE SOUZA LOPES - RA 4336820911

SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL: UM CAMINHO DE CONQUISTAS E CONTRADIÇÕES.

TUTOR EAD: MILLA CRISTIANE PAVÃO GONÇALVES.

TUTORA PRESENCIAL: ARIANE SOUZA AMORIM.

PROFESSORA EAD: MA. EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA.

BELO HORIZONTE - UNIDADE II 30/09/2013.

SUMÁRIO

Introdução 04

Desenvolvimento 05

Considerações Finais 10

Referências 12

RESUMO

A temática abordada no seguinte artigo propõe elucidar política e políticas sociais desde suas gêneses até os dias atuais. Com objetivo de analisar a teoria do Serviço Social e sua prática junto ás políticas sociais, essas consideradas como meio pelo qual o profissional se utiliza para realizar suas intervenções. Parte do pressuposto da criação das políticas sociais como resposta ás reivindicações da classe operária, que se sentia oprimida pelo o modo de produção capitalista que trouxe consigo o antagonismo de classe, a questão social e suas expressões, visto que as questões sociais existem em todo lugar, cada uma com sua particularidade. As políticas sociais existem para suprir essas demandas causadas pelo sistema capitalista de produção. Portanto o assistente social articula estas políticas visando garantir os direitos previstos na Constituição Federal de 1988. Vários são os desafios enfrentados pelos assistentes sociais no cotidiano de sua prática profissional por demandas de uma sociedade em constates transformações.

PALAVRAS-CHAVE: Serviço Social, Políticas Sociais, Questões Sociais e Direitos Constitucionais.

ABSTRACT

The themes discussed in the following article propose elucidate policy and social policies since their origins to the present day. Aiming to analyze the theory of Social Services and their practices with ace social policies, those considered as a means by which the trader uses to carry out its operations. Assumes the creation of social policies in response ace claims of the working class, who felt oppressed by the capitalist mode of production that brought the class antagonism, social issues and their expressions, since social issues are everywhere , and each with its own special social policies exist to meet these demands caused by social issues. So the social worker articulates these policies to ensure rights set forth in the Federal Constitution of 1988. Several are the challenges faced by social workers in their daily practice by professional demands of a society in constants transformations.

KEYWORDS: Social Work, Social Policy, Social Affairs and Constitutional Rights.

INTRODUÇÃO

À relação Estado/sociedade, influenciada por diversas correntes teóricas, sempre se mostrou complexa e contraditória, de um lado o Estado interventor que deve zelar pelo bem comum da sociedade, do outro o Estado que tende a se afastar gradativamente das questões sociais.

O presente artigo tem como objetivo explanar o “Serviço Social e sua prática junto às políticas sociais”. Para tanto, pretende-se abordar diversos conceitos da palavra política, dentre estes, o conceito de política pública e em especial a política social, percorrendo o contexto que envolve sua gênese e sua trajetória de conquistas e contradições dentro do sistema capitalista de produção.

Para tanto, recorreu-se ao materialismo dialético, o qual possibilitou a abordagem das políticas sociais como “processo e resultado de relações complexas e contraditórias que se estabelecem entre o Estado e a sociedade civil”, que ocorre “no âmbito dos conflitos e lutas de classes que envolvem o processo de produção e reprodução do capitalismo”. Neste sentido, as políticas sociais são resposta às reivindicações da classe operária, mas também uma forma de manutenção do sistema econômico vigente.

Na intenção de debater as principais questões sociais apontaremos o filme Gandhi de Richard Attenbourgh e identificando com a realidade das questões sociais no Brasil, pretende-se analisar os direitos do cidadão. No qual, serão pontuados criticamente ao relacioná-los ao exercício do serviço social na atualidade.

Pretende-se também abranger uma visão de caráter teórico-crítico sobre o caminho percorrido pelo serviço social junto às políticas sociais, considerando suas conquistas – Constituição Federal de 1988, tendo como grande avanço a Assistência Social como política pública, dever do Estado e direito do cidadão.

Faz-se também um paralelo entre os direitos sociais constantes no artigo 6° da Constituição e sua aplicação na vida do cidadão, observa-se que apesar dos avanços, os direitos sociais, não conseguem ser efetivo na vida de todos os brasileiros.

Por fim, as dificuldades e os desafios enfrentados pelo Serviço Social, sendo este mediador de políticas de caráter paliativo em uma sociedade em constantes transformações, dentro de um sistema capitalista que prioriza o acúmulo e monopolização do capital em detrimento da criação e manutenção das políticas sociais.

SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL: UM CAMINHO DE CONQUISTAS E CONTRADIÇÕES.

Dentre os diversos conceitos que se tem sobre a palavra política desde seu surgimento na Grécia antiga, ganham destaques algumas definições. Para a filósofa alemã Hannah Arent, a “política trata-se da convivência entre diferentes”.

Para Norberto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com