TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bolsa De Valores

Pesquisas Acadêmicas: Bolsa De Valores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 6

BOLSA DE VALORES

As bolsas de valores são locais onde são negociados títulos emitidos por empresas de capital aberto. Desde o século XV, em plena Idade Média, cotas de participações em companhias eram comercializadas no meio das ruas, nas calçadas, semelhantemente a qualquer outro produto vendido na época.

A primeira bolsa de valores da história, isto é, um local onde se reunia diversos comerciantes para a realização de negócios relacionados a participações e cotas em empresas surgiu em 1487, na cidade de Bugres, Bélgica. Entretanto, a primeira ação comercializada em uma bolsa de valores que se tem registro pertencia à Companhia Holandesa das Índias Orientais e foi negociada em 1602, na bolsa de Amsterdã.

A partir de 1964, com as leis de reforma bancária e do mercado de capitais, as bolsas de valores começaram a assumir as funções que possuem atualmente. Hoje em dia, as mesmas se transformaram em um símbolo marcante do capitalismo e da globalização. A tecnologia da informação permitiu a existência de bolsas de valores totalmente eletrônicas, como a americana Nasdaq, por exemplo.

Fundada em 23 de agosto de 1890, por Emilio Rangel Pestana, a Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) possui uma longa história de serviços prestados ao mercado de capitais e à economia brasileira, tendo se transformando na principal bolsa de valores do Brasil.

FUNÇÃO DA BOLSA DE VALORES

As bolsas de valores são instituições administradoras de mercados e no caso brasileiro hoje em dia a BM&FBovespa é a única bolsa de valores do país, mas nem sempre foi assim pois houve um tempo em que as bolsas eram regionais delimitadas por estados brasileiros.

As bolsas de valores são também os centros de negociação de valores mobiliários, que utilizam sistemas eletrônicos de negociação (na Bovespa o sistema chama-se Mega Bolsa) para efetuar compras e vendas desses valores.

No Brasil a Bovespa é organizada regulada e fiscalizada pela (CVM) Comissão de Valores Mobiliários que é uma entidade autárquica, em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda, criada pela Lei nº 6.385, de 07 de dezembro de 1976, com a finalidade de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários. As bolsas têm ampla autonomia para exercer seus poderes de auto-regulamentação sobre as corretoras de valores e que por sua vez são registradas no Banco Central do Brasil e na CVM.

A principal função de uma bolsa de valores é manter transparente e adequado o local para as negociações de compras e vendas de ações, apropriado à realização de negócios com valores mobiliários através das corretoras, que são os meios pelos quais os investidores têm acesso aos sistemas de negociação e efetuam suas transações de compra e venda desses valores.

As companhias que têm ações negociadas nas bolsas são chamadas companhias “listadas” e para ter ações em bolsas, uma companhia deve ser aberta ou pública, o que não significa que pertença ao governo, e sim que o público em geral detém suas ações.  A companhia deve, ainda, atender um conjunto de normas e requisitos estabelecidos pela CVM, além das normas e regras estabelecidas pelas próprias bolsas.

No passado, o Brasil chegou a ter nove bolsas de valores, mas atualmente temos apenas uma chamada de BM&FBovespa que surgiu com a fusão em 26 de março de 2008 entre a  Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) e a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), se tornando a maior bolsa de valores da América Latina e uma das maiores do mundo. Nela são negociadas ações das companhias abertas e títulos privados de renda fixa, entre outros valores mobiliários, derivativos agropecuários (commodities), derivativos financeiros, contratos cambiais etc.

O PAPEL DA BOLSA DE VALORES:

Os mercados de capitais são mais eficientes em países onde existem bolsas de valores bem estruturadas, transparentes e líquidas. Para que elas desempenhem suas funções, o ambiente de negócios do país tem que ser livre e as regras claras. Nestes contextos, as bolsas podem beneficiar todos os indivíduos da sociedade e não somente aqueles que detêm ações de companhias abertas. Segue abaixo os benefícios gerados pelas bolsas de valores para a economia e a sociedade como um todo:

Levantar capital para negócios – As bolsas de valores fornecem um excelente ambiente para as companhias levantarem capital para expansão de suas atividades através da venda de ações, e outros valores mobiliários, ao público investidor.

Mobilizar poupanças em investimentos – Quando as pessoas investem suas poupanças em ações de companhias abertas, isto leva a uma alocação mais racional dos recursos da economia, porque os recursos que, de outra forma, poderiam ter sido utilizados no consumo de bens e serviços ou mantidos em contas bancárias são mobilizados e redirecionados para promover atividades que geram novos negócios, beneficiando vários setores da economia, tais como, agricultura, comércio e indústria, resultando num crescimento econômico mais forte e no aumento do nível de produtividade.

 

Facilitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com