TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASE PARA SELEÇÃO DE FORNECEDORES

Por:   •  24/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – UCS

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CURSO DE COMÉRCIO INTERNACIONAL

DISCIPLINA: COI 0206A - Processo de Importação

PROFESSOR: Fábio Verruck (fverruck@ucs.br)

CASE PARA SELEÇÃO DE FORNECEDORES

A necessidade da empresa em estudo é adquirir uma máquina de corte e uma máquina de dobra de chapas de aço. Essa necessidade surgiu porque recentemente a empresa mudou seu foco de produção para a fabricação de carrocerias sobre chassi e suporte para fixação de bobinas de aço, produtos estes que demandam peças com corte e dobras específicas.

Este serviço até então é feito por uma empresa terceirizada. Analisando-se os custos, percebe-se que há uma perda de tempo e um acréscimo de custos muito grande na aquisição terceirizada das peças, tornando-se mais vantajoso produzi-las internamente.

Espera-se, com a aquisição destas máquinas, que as peças possam ficar prontas no momento certo para serem inseridas nos produtos, gerando-se economia de tempo e estoque.  

Dessa forma, está em análise a compra de duas máquinas que realizam esses trabalhos: uma máquina de corte e uma máquina de dobra. A máquina de corte será utilizada para o corte de chapas nas medidas e tamanho específicos conforme a necessidade na fabricação dos produtos.

A máquina de dobrar chapas de aço serve para fazer as dobras que moldarão as peças para a fabricação e montagem dos produtos. A máquina dobradeira hidráulica é chamada também de prensa hidráulica. A empresa pretende implementar este projeto em 90 dias e, com base nos requisitos técnicos dos produtos, encontrou cinco fornecedores em condições de atender às suas necessidades.

Seu trabalho é elaborar um método para seleção do fornecedor de acordo com as características que forem mais importantes para a compra do produto.  Lembre-se de que a sua empresa está preocupada com os custos, porém também está consciente de que um produto de má qualidade ou com assistência técnica precária pode gerar muitos prejuízos no futuro. A empresa já teve uma experiência anterior muito ruim relativa a essa questão.

Fornecedor 1

País de origem: Turquia

História da empresa: O fundador Sr. Erol Özkayan, iniciou a empresa em 1965, com uma oficina de torno e produzindo alguns tipos de máquinas. Nos últimos 20 anos, a empresa concentrou-se na fabricação de máquinas para trabalhar chapas de aço, apoiando a experiência e a capacidade de produção obtida com o sistema de trabalho moderno e altos investimentos. Segundo dados do site do fornecedor, a empresa fabrica 3.000 máquinas por ano e conta com 600  funcionários com qualificação profissional. As exportações da empresa equivalem a 80% de sua produção.  Possui certificações ISO 9001 e Marcação CE.

Qualidade do produto: o setor de produção analisou as funcionalidades das máquinas e verificou que ambas atendem plenamente às necessidades da empresa e que a máquina de dobra possui uma capacidade superior às necessidades da empresa, com um desempenho excelente.

Custo internado das máquinas: R$ 302.200,00

Condições logísticas: A empresa somente trabalha com incoterm FOB

Condições de pagamento: 20 % na realização do pedido + 80% no momento da entrega da mercadoria

Prazo de garantia: 12  meses para danos referentes à problemas técnicos de peças, sendo que o mau uso do produto não está incluído na garantia.

Assistência técnica: é realizada por uma empresa autorizada a efetuar estes serviços no Brasil, sendo que no Rio Grande do Sul a empresa está localizada na cidade de Porto Alegre. Se a máquina estiver no prazo de garantia, a empresa exportadora é responsável por todas as despesas, exceto o deslocamento, refeição e estadia dos técnicos, que estes são por conta da empresa compradora.

Tempo de entrega: 86  dias a partir da data de pedido para a mercadoria chegar ao porto indicado pela empresa.

Fornecedor 2

País de origem: China

História da empresa: A empresa foi fundada em 1956 por Hyu Chi Shang com a produção de guilhotinas. A empresa iniciou as exportações 20 anos depois da sua inauguração, ou seja, em 1976 , e o país foi a Alemanha. Em 1980 iniciou a produção de prensas hidráulicas, e nove anos depois lançou a prensa hidráulica com comando numérico computadorizado. No ano de 2000 foram inauguradas duas unidades na Europa. Em 2005, a unidade da Eslováquia lançou a guilhotina a laser. A empresa possui a certificação ISO 9001 e Marcação CE.  Atua no mercado desde 1975, e possui representação de outras empresas e serviços próprios.

Qualidade do produto: o setor de produção analisou as funcionalidades das máquinas e verificou que ambas atendem plenamente às necessidades da empresa e demonstram um desempenho dentro do esperado.

Custo internado das máquinas: R$ 275.265,94

Condições logísticas: A empresa trabalha com as opções de FOB, CIF e EXW.

Condições de pagamento: 100 % antecipado

Prazo de garantia: 12  meses para danos referentes à problemas técnicos de peças, sendo que o mau uso do produto não está incluído na garantia.

Assistência técnica: oferece assistência técnica dentro do período de garantia para defeitos em materiais ou fabricação, consertando-os ou substituindo-os. O deslocamento, a hospedagem e refeição dos técnicos são por conta da empresa compradora, ficando por conta do fornecedor somente as despesas de hora técnica, isso se o equipamento estiver dentro do período de garantia. Todas as solicitações para assistência técnica deverão ser feitas mediante autorização da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (139.7 Kb)   docx (56.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com