TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concorrência perfeita

Tese: Concorrência perfeita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2013  •  Tese  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

Nas formas de estruturas de mercados, existem as chamadas “concorrências imperfeitas”que abrangem todos os casos intermédios entre a concorrência perfeita e o monopólio. Por esse motivo a concorrência monopolística é uma forma de concorrência imperfeita por se tratar de uma situação onde várias empresas no mesmo mercado oferecem produtos ou serviços heterogêneos. Neste cenário, cada uma das empresas envolvidas no mercado desse tipo, possui algum poder para influenciar os preços dos seus próprios produtos ou serviços, funcionando como um pequeno monopólio, salientando novamente, que seus produtos são diferentes dos demais.

5. CONCORRÊNCIA PERFEITA

Diferente dos outros tipos de mercado, a competição pura (perfeita), tem em sua composição muitos compradores e vendedores comercializando vários produtos, em sua maior parte idênticos. Não há burocracia para a entrada e saída de empresas, portanto, elas podem sair e entrar no mercado livremente ha qualquer momento, os componentes deste bloco não tem tamanho suficiente para dominar o preço do mercado, os agentes desta fatia do mercado agem de forma independente no que diz respeito ao preço dos bens/serviços comercializados, visando sempre o lucro desejado para o seu negócio, ou seja, cada um pode estipular o preço que quer vender ou comprar determinado produto de acordo com as suas necessidades.

Uma empresa, ao tomar uma decisão de forma isolada, pode ter efeito insignificante neste tipo de mercado, pois não irá afetar o nível da oferta (quantidade de bens ofertados), nem tampouco desequilibrar o mercado através do preço, que também não pode ser alterado pelos compradores, representados pela demanda ou procura.

Diante dessas circunstancias supomos que uma empresa tente aumentar o preço de um determinado produto que esteja inserido nesse modelo de mercado, consequentemente ela perderá imediatamente toda a demanda que está reservada para si, pelo motivo de haver um ambiente de produtos e serviços em sua grande maioria idênticos e substitutos entre si, e consumidores com informação suficiente para substituir tal bem ou serviço. Do mesmo modo, a empresa que procure reduzir o preço dos seus produtos encontrará problemas, pois o preço de mercado na competição pura representa uma situação de lucro econômico nulo, causando prejuízos à tal empresa o preço de mercado corresponde a uma situação de lucro econômico nulo, pelo fato de que um preço menor causara uma acumulo de prejuízos não suportados a longo prazo.

Portanto os vendedores não conseguem controlar o preço do mercado por que possuem uma pequena quantidade daquilo que e produzido no mercado, e assim os compradores também não conseguem determinar o preço que querem comprar por que também compram apenas uma pequena parte dos produtos inseridos no mercado.

Os agentes (compradores e vendedores) deste tipo de mercado são chamados de tomadores de preço pelo fato de serem forçados a aceitar o preço que o mercado determina. Preço que assume um determinado equilíbrio no jogo entre oferta e demanda de forma natural, ou seja, não há a intervenção do governo, essa forma natural é chamada por “ Adam Smith” de mão invisível, é como se os agentes fossem guiados por esta mão de forma a promover o equilíbrio ou regular o mercado.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com