TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coperacao entre a china e Mocambique

Por:   •  20/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.645 Palavras (11 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 11

Instituto Superior de Ciências e Educação a Distância

ISCED

Centro de Recursos de Pemba

Trabalho de Campo de  Negócios Internacionais

Tema: Competitividade e seu Impacto para as Empresas Nacionais e Internacionais

Discente: Zaina Issa  Infalume

Pemba Agosto de 2018

[pic 1]


Instituto Superior de Ciências e Educação a Distância[pic 2]

ISCED

Centro de Recursos de Pemba

Tema: As Políticas Externas das grandes potências: EUA, Rússia E China

Trabalho de campo de carácter avaliativo da cadeira de Negócios Internacionais, a ser submetido no Instituto Superior de Ciências e Educação a Distância, no Curso de licenciatura em Ciências Politicas e Relações Internacionais, 2º ano, monitorado  por

Tutor: Prof. dr. Arcénio Francisco Cuco

Pemba Agosto de 2018


Índice[pic 3]

Introdução        3

Competitividade e seu impacto para as empresas nacionais e internacionais        4

Competitividade Em Organizações Empresariais        4

Competitividade e seu impacto para as empresas nacionais e internacionais        5

Empresas moçambicanas capazes de competir com outras empresas mundiais        7

Apresente vantagens que a mineração pode trazer para a industrialização e a competitividade das empresas moçambicanas.        7

Forma que Moçambique pode capitalizar a presença chinesa no país        8

Conclusão        10

Bibliografia        11


Introdução

O estudo da estratégia empresarial vem evoluindo à medida que o próprio ambiente evolui e desafia as empresas a se adequarem à crescente competitividade ditada pela internacionalização dos negócios.

As constantes mudanças do ambiente desafiam as organizações à formulação de estratégias que lhes confiram competitividade e lhes permitam sobreviver, adequando-se aos padrões de conduta praticados em seu meio de acção. Empresas são consideradas competitivas se obtêm resultados satisfatórios a partir de práticas aceitas e valorizadas no ambiente em que actuam, motivo pelo qual muitas procuram referenciar-se nos exemplos de sucesso. O objectivo principal deste estudo é identificar fontes de informação para avaliação da competitividade na economia internacional e analisar as referências aos padrões de comportamento empresarial competitivo entre Moçambique e China. Recorreu-se a fontes de informação bibliográfica complementada por pesquisa qualitativa exploratória sobre a disponibilidade de dados sectoriais potencialmente utilizados pelas empresas na identificação de sua competitividade.

 

Competitividade e seu impacto para as empresas nacionais e internacionais

Competitividade é um dos termos mais em voga entre empresários, consultores e representantes do governo. E desnecessário darmos exemplos da popularidade desse termo na redes de comunicação de negócios, nas reuniões de empresários e nas declarações do governo, já que ela é evidente.

A competitividade representa a comparação entre os atores de um mesmo ambiente que determinarão o conceito e as formas de avaliá-la (HININGS; GREENWOOD, 1989). Para isso, é preciso considerar o padrão de concorrência do sector bem como os aspectos culturais relativos ao ambiente no qual a empresa actua (PETTIGREW; WHIPP, 1993; FERRAZ et al., 1997).

Actualmente, a capacidade de competição de uma organização depende da capacidade de mudar e de desenvolver novas direcções estratégicas. O processo de pensar o novo, de considerar ideias e soluções que ainda não são conhecidas, assume um papel importante em termos de aquisição de vantagem competitiva (CASTRO, SANTOS e SILVA 2008).

O termo competitividade se concretizou no ambiente das organizações como fator decisivo para a sobrevivência. O conceito de prioridades competitivas pode ser entendido como um conjunto de opções de prioridades que a organização precisa ter para competir no mercado durante certo horizonte de tempo (SANTOS, PIRES e GONÇALVES, 1999).

Competitividade Em Organizações Empresariais

A expectativa das organizações, ditada principalmente pelo desejo de buscar o lucro e pelo desejo de conviver, satisfatoriamente, com as incertezas inerentes ao negócio, tem na busca da competitividade a justificativa de sua existência. No entanto, mais do que apenas possuir expectativas, faz-se necessário que as empresas detenham algumas capacidades para transformar as expectativas em realidade (LEMOS e NASCIMENTO, 1999).

Porter (1991), afirma que competitividade pode ser compreendida como o resultado de um conjunto de acções produtivas, administrativas e comerciais que permitem à empresa alcançar seus objectivos de rentabilidade, crescimento e participação no mercado através da conquista e manutenção de clientes previamente seleccionados. De acordo com Gordon (2001), este conceito, para alcançar seus objectivos e, portanto ter sucesso, a empresa terá que identificar e desempenhar de forma adequada um conjunto de acções, decisivas para a conquista e manutenção de seus clientes-alvo. Estas acções correspondem aos aspectos que definem a opção de compra dos clientes escolhidos e que são geralmente identificados como factores críticos de sucesso.

Essas capacidades estão associadas a factores abrigados em áreas ou expressam habilidades, com desdobramentos positivos no mercado, na produção e nas finanças. Relacionam-se às pessoas, aos métodos e à capacidade de panejamento, de organização e de controlo, em níveis capazes de fazer frente às organizações concorrentes, portanto, de competir. Capacidade de competir significa manter-se no mercado.

Uma das primeiras referências à expressão “vantagem competitiva” na literatura de estratégia pode ser encontrada em Ansoff (1965, p. 188-194), que a definiu como a vantagem de perceber, de forma pró-activa, tendências de mercado à frente dos concorrente se de ajustar a oferta em função dessa antecipação. Essa interpretação tem conotação mercadológica, portanto, parcial. Deve-se ter em conta que a capacidade de competir pode ser fruto de diferentes competências, que podem estar assentadas em diferentes áreas funcionais, funções administrativas ou categorias de especialidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (218.4 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com